Um clamor pela manifestação da presença de Deus - Pr. José Luiz

TEXTO:  ISAÍAS 64

INTRODUÇÃO
(V.7) “Já ninguém há que invoque o teu nome,”  Tempo de apostasia, de frieza espiritual, tempo de apatia, onde o povo de Deus está entregue ao desânimo.
O profeta Isaías, num profundo clamor pela intervenção sobrenatural de Deus na vida do seu povo, clamou: “Oh! Se fendesses os céus e descesses!” (V.1). Isaías está sedento pela presença manifesta de Deus. Isaías estava plenamente consciente de que nenhum poder da terra e nenhum recurso dos homens poderia trazer alento para o seu povo a não ser a presença de Deus. Essa é também a necessidade da igreja hoje.
Perdemos o entusiasmo, perdemos a alegria, o fervor.
A manifestação da presença de Deus é o que devemos desejar acima de tudo.
Somente a presença manifesta de Deus pode levantar-nos para uma vida que faça sentido.
Avivamento é a manifestação de Deus em nossa vida.
Somente a presença de Deus pode encher-nos de entusiasmo espiritual. Precisamos desesperadamente de uma visitação extraordinária de Deus em nossa vida, em nossa família, em nossa igreja.

1 – O QUE FOI QUE ACONTECEU QUE O POVO PERDEU A PRESENÇA MANIFESTA DE DEUS?
(V.5b) eis que te iraste, porque pecamos; por muito tempo temos pecado e havemos de ser salvos?
(V.6) Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças, como trapo da imundícia; todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniquidades, como um vento, nos arrebatam.
(V.7) Já ninguém há que invoque o teu nome, que se desperte e te detenha; porque escondes de nós o rosto e nos consomes por causa das nossas iniquidades.
O que pode impedir essa manifestação de Deus?
Quando nos acomodamos com a pratica do pecado e não desejamos mais a presença de Deus.
A nossa maior necessidade é a manifestação da presença de Deus.
(V.10) As tuas santas cidades tornaram-se em deserto, Sião, em ermo; Jerusalém está assolada.
(V.11) O nosso templo santo e glorioso, em que nossos pais te louvavam, foi queimado; todas as nossas coisas preciosas se tornaram em ruínas.
Isso tem a ver com a vida espiritual da Igreja, perdemos a presença manifesta de Deus.

2 – O QUE DEVEMOS FAZER PARA QUE DEUS SE MANIFESTE EM NOSSO MEIO?

1 – TEMOS QUE CLAMAR PELA PRESENÇA DE DEUS A PARTIR DE UM CORAÇÃO SEDENTO POR DEUS.
A igreja tem sede de muitas coisas menos da presença de Deus, substituímos o Deus das bênçãos pelas bênçãos de Deus; O avivamento acontece quando a igreja anseia por Deus como um sedento clama por água e como a terra seca anseia pelas chuvas torrenciais. Que Deus desperte nosso coração dessa letargia espiritual! Que Deus nos acorde desse sono da morte! É tempo de buscarmos o Senhor! É tempo de voltarmo-nos para Deus de todo o nosso coração!

2 – TEMOS QUE DESEJAR SERMOS INFLAMADOS PELO FOGO DIVINO
(V.2) “como quando o fogo inflama os gravetos, como quando faz ferver as águas, para fazeres notório o teu nome aos teus adversários, de sorte que as nações tremessem da tua presença!”
O profeta Isaías clama pela presença de Deus porque tem consciência da necessidade de ser aquecido pela presença manifesta de Deus como os gravetos são inflamados pelo fogo. O fogo ilumina, aquece, purifica e alastra. Precisamos urgentemente rogar a Deus para que ele fenda os céus e venha sobre nós nos inflamar, aquecer e despertar para uma vida de entusiasmo espiritual.  Quando Deus se manifesta é como fogo consumidor, nada resiste a sua presença, e os seus inimigos irão tremer. Falta aquela alegria e cheia de glória em nossa adoração; falta calor espiritual em nossas orações.

3 – PARA QUE O MUNDO RECONHEÇA O VERDADEIRO DEUS
Isaías ora para que os céus se fendam e clama pela presença manifesta de Deus não apenas para que o povo de Deus seja despertado, mas também, para que as nações reconheçam a glória de Deus e temam o seu nome. Quando a igreja abandona o seu primeiro amor, o mundo se volta contra Deus. O avivamento acontece na igreja, mas transborda para o mundo. Quando Deus inflama o seu povo, o mundo reconhece que o nosso Deus é o único Senhor e teme o seu nome

4 – TEMOS QUE CRER QUE DEUS QUER SE MANIFESTAR EM NOSSO MEIO
(V.3) Quando fizeste coisas terríveis, que não esperávamos, desceste, e os montes tremeram à tua presença
Isaías pede para que Deus repita os atos do passado.
Que Deus se manifeste outra vez.
(V.4) Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu Deus além de ti, que trabalha para aquele que nele espera.
Deus já esperava que você orasse
Você está com sede ? pois Deus te dará uma água que vai saciar a sua sede.
(V.5a) Sais ao encontro daquele que com alegria pratica justiça, daqueles que se lembram de ti nos teus caminhos;
Deus vai ao nosso encontro porque Ele quer se manifestar no nosso meio.
Será que aqui no nosso meio tem pelo menos uma pessoa que quer que Deus se manifeste?
É tempo da Igreja clamar para que Jesus rasgue os céus acima de nós e venha, trazendo toda a sua glória e esplendor, e com certeza as montanhas e montes tremerão diante do Rei dos reis.

0 comentários: