TEXTO: MATEUS 1:16-17
16E Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu Jesus, que se chama o Cristo. 17De sorte que todas as gerações, desde Abraão até Davi, são catorze; desde Davi até ao exílio na Babilônia, catorze; e desde o exílio na Babilônia até Cristo, catorze.
1 – PAI É AQUELE QUE TORNA POSSÍVEL A VOCAÇÃO DO SEU FILHO
José foi crucial na vida de Jesus, porque é José que torna possível a vocação de Jesus.Jesus é da raiz de Davi através de José, porque José o adotou.
Jesus só se tornou o leão de Judá porque se tornou o filho de José
Apocalipse 5:5 “Todavia, um dos anciãos me disse: Não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos.”
José o adotou lhe deu o seu nome, lhe deu a sua tribo e deu todas as promessas que Jesus carregava como filho de Davi.
2 – PAI É AQUELE QUE CHAMA A RESPONSABILIDADE PARA SI
V.18, 19 “18Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: estando Maria, sua mãe, desposada com José, sem que tivessem antes coabitado, achou-se grávida pelo Espírito Santo. 19Mas José, seu esposo, sendo justo e não a querendo infamar, resolveu deixá-la secretamente.”José iria assumir a culpa para si, pois fugindo não contaria nada e pouparia Maria da morte.
3 – PAI É AQUELE QUE DEUS PODE CONTAR PARA CRIAR UM FILHO PARA SI
V.20-23 “20Enquanto ponderava nestas coisas, eis que lhe apareceu, em sonho, um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo. 21Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles. 22Ora, tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que fora dito pelo Senhor por intermédio do profeta: 23Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco).”Há homens como Moisés, Deus confiou à condução do seu povo
Há homens como Davi, Deus confiou o reino sobre o seu povo
Há homens como os profetas Isaías e Ezequiel, Deus confiou a sua palavra
Mas a José, Deus confiou o seu filho, confiou o destino da humanidade.
José era um homem pronto para criar filhos para Deus.
4 – PAI É AQUELE QUE OUVE E FAZ A VONTADE DE DEUS
V.24 “Despertado José do sono, fez como lhe ordenara o anjo do Senhor e recebeu sua mulher.”José após o sonho obedece a Deus, pois José sabia que Deus quer falar com os sacerdotes dos lares, com os sacerdotes dos nossos filhos.
5 – PAI É AQUELE QUE PROTEGE O SEU FILHO E A SUA FAMÍLIA
Mateus 2:13-15 ”13Tendo eles partido, eis que apareceu um anjo do Senhor a José, em sonho, e disse: Dispõe-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egito e permanece lá até que eu te avise; porque Herodes há de procurar o menino para o matar. 14Dispondo-se ele, tomou de noite o menino e sua mãe e partiu para o Egito; 15e lá ficou até à morte de Herodes, para que se cumprisse o que fora dito pelo Senhor, por intermédio do profeta:Do Egito chamei o meu Filho.”Ele espera anoitecer, ele foi estratégico, ele protege a família,
Deus entrava com a orientação e ele entrava com a estratégia.
Deus entrava com a orientação e ele entrava com a sua vida.
José era um parceiro de Deus.
6 – PAI É AQUELE QUE TEM SONHOS PARA O SEU FILHO
José sabia que Deus tinha promessas para o seu filhoDIGA: “Pai, Deus tem promessas para o seu filho”
É ser facilitador para que o seu filho vá mais longe do que você foi.
7 – PAI É AQUELE QUE INTERCEDE PELO SEU FILHO
Mateus 2:19-22 “19Tendo Herodes morrido, eis que um anjo do Senhor apareceu em sonho a José, no Egito, e disse-lhe: 20Dispõe-te, toma o menino e sua mãe e vai para a terra de Israel; porque já morreram os que atentavam contra a vida do menino. 21Dispôs-se ele, tomou o menino e sua mãe e regressou para a terra de Israel. 22Tendo, porém, ouvido que Arquelau reinava na Judeia em lugar de seu pai Herodes, temeu ir para lá; e, por divina advertência prevenido em sonho, retirou-se para as regiões da Galileia.”Quando José soube que quem reinava agora era Arquelau (é muito pior que o pai Herodes), ele intercede e recebe orientação para ir à região da Galileia em vez de ir para Judeia.
8 – PAI É AQUELE QUE EDUCA O SEU FILHO
Lucas 2:47 ”E todos os que o ouviam muito se admiravam da sua inteligência e das suas respostas”Naqueles dias era o pai que tinha que passar para o primogênito tudo o que sabia todo o seu conhecimento das escrituras, profissão, educação, etc.
Ele educa seu filho para o cumprimento do propósito de Deus.
9 – PAI É AQUELE QUE DÁ UM BOM TESTEMUNHO
Mateus 13:55 “Não é este o filho do carpinteiro?”Quando as pessoas ficavam maravilhadas com Jesus, vinculavam Jesus a José.
A comunidade via a José com bons olhos
João 1:45 “Filipe encontrou a Natanael e disse-lhe: Achamos aquele de quem Moisés escreveu na lei, e a quem se referiram os profetas: Jesus, o Nazareno, filho de José.”
Jesus tinha orgulho de o seu nome estar vinculado ao seu pai adotivo José.
Ser Pai é aquele que: Facilita a vocação, se responsabiliza, Deus pode contar, faz a vontade de Deus, protege, sonha, intercede, educa, dá testemunho.
Ser pai é mais que uma genética, é um privilégio de quem vai ser usado por Deus para cumprir a sua missão.
Ser pai é ter um olho no filho e o outro olho no futuro do seu filho.



