
TEXTO: II REIS 7:1-15
O povo de Israel vivia um tempo de miséria e de fome, se viu sitiado, estavam aprisionados dentro da própria cidade.
A miséria, o desemprego, a elevação do custo de vida e os conseqüentes dramas familiares, a desmotivação da liderança e a ação das classes dominantes, que manipulam, que têm a responsabilidade de imprimir o ritmo das coisas no país, não são um fenômeno à antiga do reinado de Jorão. Tudo isso faz parte da nossa realidade cotidiana, das imposições da vida em torno de cada um de nós.
No entanto, em meio a essa tragédia, Eliseu o homem de Deus, o profeta do Senhor, profetiza que Deus proporcionaria uma saída para seu povo. Isto está dito no capítulo 7, versículos 1 e 2, onde ele afirma:"Amanhã,a estas horas mais ou menos, a oferta será maior que a procura.Vai haver abundância. Deus fará um milagre; a situação se resolverá."Todavia,para que o milagre aconteça o que devemos fazer ?
Para se viver no tempo da abundância basta ser humano.
Mas para viver no tempo de calamidade importa ter mais do que a natural humanidade.
O que fazer em tempos de crise?
1 – NÃO TENHA MEDO DA SITUAÇÃO, MAS CREIA EM DEUS.
6:32, 7:1,2 - Eliseu não temia as circunstâncias nem a fome porque os seus olhos estavam em Deus.
A incredulidade deixa o homem cego e o impede de receber as bênçãos de Deus. (V.2)
A indredulidade faz com que você questione a Deus. (por que isso?).
2– SAIBA O QUE É PADECER.
V.3 - são quatro leprosos!, eram homens estigmatizados, seres cuja vida era de padecimento, existência de dor, de segregação, de alienação, precisamos saber o que é padecer.
(I COR. 7:31) “e os que se utilizam do mundo,como se dele não usassem,porque a aparência deste mundo passa". Que nós que vivamos no espírito de desapego porque tudo passa.
3 – ENTENDA QUE A AÇÃO É A ÚNICA MANEIRA DIGNA DE SE ENFRENTAR A CRISE.
V.3 - “Para que estaremos nós aqui até morrermos?” Se vamos morrer, vamos então enfrentar a morte com ação. "Morrer sentado na indiferença é morrer indignamente. A única forma de se enfrentar a tragédia é com ação. Ação de amor à vida, ação de luta contra o mal, ação de serviço é a única maneira digna de se enfrentar situações deprimentes e difíceis.
4 – ENTENDA QUE A VIDA SÓ TENDE A MELHORAR.
V.4 - "Se nós entrarmos na cidade, há fome na cidade morreremos lá. Se ficarmos sentados aqui, também morreremos. Vamos então ao arraial do inimigo. Se nos deixarem viver, viveremos; se nos matarem, apenas morreremos."
Do ponto em que está só tende a melhorar... O cristão, mais do que qualquer outro ser na vida, pode viver esse projeto de existência "Se ficar sentado aqui eu morro; se entrar na cidade, morro também. Portanto, deixe-me enfrentar a vida. Se me matarem, morro; se não me matarem, vivo." Só tende a melhorar, daqui para frente! Isso porque para o cristão a morte está encurralada: "O viver é Cristo e o morrer é lucro!”.
5 – ENTENDA O TEMPO DE DEUS.
V. 5 - depois que fizeram esta reflexão, eles se levantaram ao anoitecer. Poderiam ter esperado o amanhecer. Levantaram-se, porém, no tempo impróprio, humanamente falando: o sol se pusera, a noite chegara, quando se dispuseram e foram.
Temos de ter no coração discernimento, de modo a descobrir, em meio ao improvável, as probabilidades da vontade de Deus, da hora de Deus, da urgência de Deus, do dia "D" de Deus para nossa vida.
Mas quando é a hora do milagre acontecer? Os versículos 5 e 7 nos respondem.
V. 5 - os leprosos, os inválidos, os débeis, os improváveis, os derrotados aos olhos dos homens - "levantaram-se ao anoitecer'.
V. 7 - que os inimigos "fugiram ao anoitecer".
Já imaginou a simultaneidade dessas ações? Os leprosos se levantam ao anoitecer, e os inimigos, por sua vez, fogem quando eles se levantam.
Deus manifesta uma ação simultânea.
Quando esses fracos se levantam com fé, com esperança em nome do Senhor, em nome do Deus da vida e da sobrevivência, Deus se levanta adiante deles. Aleluia! É a vitória do fraco. É a graça de Deus que se aperfeiçoa na fraqueza.
Quem sabe este é o dia de você - frágil, débil, derrotado aos olhos dos homens e do mundo, ficar de pé em nome de Deus?
Qual deve ser a atitude dos que receberam o benefício de Deus nos tempos da calamidade?
1 - devem tomar posse do que Deus lhes dá. (V.8)
2 - devem avaliar a sua responsabilidade. (V. 9)
3 - eles decidem partilhar com outros o que receberam:
V.10 Dividiram, compartilharam!
"Levante-se com fé e andarei à sua frente"
O que fazer em tempo de crise - Pr. José Luiz
Postado por Igreja Evangélica Congregacional em Santo Amaro às 20:30Marcadores: Mensagens
Assinar:
Comentários (Atom)



