
TEXTO: ATOS 19:11-16
11E Deus, pelas mãos de Paulo, fazia milagres extraordinários, 12a ponto de levarem aos enfermos lenços e aventais do seu uso pessoal, diante dos quais as enfermidades fugiam das suas vítimas, e os espíritos malignos se retiravam. 13E alguns judeus, exorcistas ambulantes, tentaram invocar o nome do Senhor Jesus sobre possessos de espíritos malignos, dizendo: Esconjuro-vos por Jesus, a quem Paulo prega. 14Os que faziam isto eram sete filhos de um judeu chamado Ceva, sumo sacerdote. 15Mas o espírito maligno lhes respondeu: Conheço a Jesus e sei quem é Paulo; mas vós, quem sois? 16E o possesso do espírito maligno saltou sobre eles, subjugando a todos, e, de tal modo prevaleceu contra eles, que, desnudos e feridos, fugiram daquela casa.
Esse texto fala de espíritos malignos que atuando na vida das pessoas provocavam toda sorte de enfermidade na cidade de Éfeso, e Deus usa Paulo para libertar essas pessoas
1 – HÁ PODERES PESSOAIS E IMPESSOAIS
V.13 – E algumas pessoas tentam fazer a mesma coisa que Paulo
- Que as forças, poderes, as energias que atuam neste universo não são apenas impessoais, mas há por trás desses poderes seres espírituais. A chuva, o sol são poderes impessoais disponíveis a todo o ser humano.
- Neste universo de seres espirituais, há um nome que é respeitado, que detêm toda autoridade que é o nome de Jesus Cristo.
Exemplo
Se eu estou com sede, bebo a água e ela me satisfaz sem perguntar se eu sou um homem justo ou um homem injusto.
Se eu me coloco diante do sol ele não me pergunta se sou um homem justo ou um homem injusto.
A chuva não vai bater na sua porta reclamando da sua ingratidão
As energias impessoais não se valem de critérios morais.
Mas os seres espirituais não são assim, eles cobram os favores que fazem e cobram caríssimo, eles cobram gratidão e devoção e eles não são bons.
O que fica claro nessa cidade de Éfeso é:
- Fica claro que há forças pessoais que afetam a vida humana
- Há um nome que afeta todo o reino espiritual que é o nome de Jesus Cristo.
NO MUNDO ESPIRITUAL NÃO HÁ NEUTRALIDADE
2 – HÁ UMA AUTORIDADE QUE ESTÁ ACIMA DE TODA AUTORIDADE
Os seres espirituais tem identidade e todos eles reconhecem a autoridade do Senhor Jesus Cristo.
Alguns se submetem e outros não se submetem, vai depender de quem se faz o uso do nome de Jesus, quem pertence a Jesus. Quem tem legitimidade para usar o nome de Jesus.
Vivemos num mundo que está cheio de espíritos e o único espírito que não cobra favores é o Espírito de Deus e que o único espírito que devemos invocar e adorar é o Espírito Santo de Deus, e o fazemos em nome do Senhor Jesus Cristo.
3 – É PRECISO TOMAR UMA POSIÇÃO
17Chegou este fato ao conhecimento de todos, assim judeus como gregos habitantes de Éfeso; veio temor sobre todos eles, e o nome do Senhor Jesus era engrandecido. 18Muitos dos que creram vieram confessando e denunciando publicamente as suas próprias obras.
Não é possível praticar más obras e ainda assim se esconder atrás do nome de Jesus
Todos aqueles que praticavam más obras e se arrependiam iam até Jesus arrependidos (Zaqueu, Maria Madalena, etc.) e Jesus os recebia.
19Também muitos dos que haviam praticado artes mágicas, reunindo os seus livros, os queimaram diante de todos. Calculados os seus preços, achou-se que montavam a cinqüenta mil denários. 20Assim, a palavra do Senhor crescia e prevalecia poderosamente.
50.000 diárias de um trabalhador comum, aquilo que foi usado que não pertence a fé verdadeira foi jogado fora e queimado, era uma forma de declarar publicamente qual é a minha posição no mundo espiritual.
É romper com a vida antiga e declarar que a partir de hoje o seu compromisso é com Jesus.
É tomar uma posição de que lado você está.
Não ande com medo do poder das trevas se você pertence a Jesus
Não invoque outro nome a não ser o nome do Senhor Jesus Cristo
Tome posição ao lado de Jesus, Amém !!!
O nome de Jesus é poderoso e é sobre todos.
A hora certa para fazer a coisa certa é agora.



