Dominando a tentação - parte 5


4. Garantia de escape da tentação
Presbítero Heverton Agnelli

(1ºCo 10.13) Quando a tentação ocorre, Deus sabe exatamente como podemos escapar. Nossa tendência é imaginar Deus nos observando ansioso, talvez pronto para jogar uma corda caso as coisas fiquem mais tensas. Mas não é isso. Na verdade Deus tem tudo planejado – muito antes de nascermos. Ele conhece nossas circunstâncias, nosso caráter, conhece a tentação que vamos suportar e a que vamos ceder. Quando a crise se revela, Deus já providenciou a rota de fuga que precisamos. Deus sempre deixa a saída de emergência bem perto de nós e com a porta aberta.

Cristo andou na estrada da tentação (Hb 2.18), Ele a conhece bem, sabe onde estão as curvas certas e erradas. A tentação não é uma questão do que fazemos, mas de quem amamos.
Conhecer a Cristo – conhece-lo de verdade. Na maioria das vezes, a força na hora da tentação vem porque nossa mente está preenchida com a majestade de Cristo e não há espaço para os trapos do mundo. Há poder no nome de Jesus, bem como há poder em sua presença.

Adorar a Deus e ter comunhão com Ele pela manhã dificulta as transgressões quando saímos para o mundo. Estar envolvido em Deus é a nossa maior proteção contra a tentação. Com a mente em Deus, o Diabo não tem brechas para invadir a casa.

Pense nos momentos que você já foi tentado, com certeza havia uma voz que lhe indicava o caminho certo, a verdade é que muitas vezes não queremos ouvi-la e acabamos deixando o pássaro da tentação fazer um ninho em nossa cabeça, deixando assim a vitória ficar mais difícil.
Não se coloque na posição de testar sua resistência. Quando perceber a tentação chegando, saía pela outra porta!(1ºTm 6.11). A palavra grega para escape em (1ºCo 6.18) tinha a conotação de uma passagem estreita para fora de um perigoso desfiladeiro. Paulo está dizendo que não devemos ignorar a passagem estreita que Deus nos mostra. Há momentos em que você sabe que pode fugir em segurança, mas se ignorar os sinais de alerta, será difícil puxar o freio depois.
Ignore a saída que Deus providenciou e correrá o risco de não mais voltar a rota certa.

Para refletir:
Você reconhece que para cada tentação que você enfrentou Deus lhe enviou uma rota de fuga?

Palavra do Poderoso Deus:
Mt 26.41 “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação...”.