A graça de Deus - Pr. José Luiz


TEXTO: II COR. 12:1-10

Paulo fala sobre as feridas e dos espinhos que nos machucam, sobre o espinho na carne que ele tinha, espinho esse que não foi revelado qual era.

V. 2 - Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo năo sei, se fora do corpo năo sei; Deus o sabe) foi arrebatado até o terceiro céu. Três céus:

  1. Onde estão as nuvens

  2. Onde estão as estrelas

  3. Onde está o trono de Deus


6 lições:

1 – NÃO EXISTE SERES HUMANOS QUE SÃO MELHORES DO QUE OS OUTROS
Somos todos iguais
V.3 Sim, conheço o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, năo sei: Deus o sabe),
V. 4 que foi arrebatado ao paraíso, e ouviu palavras inefáveis, as quais năo é lícito ao homem referir. V.:5 Desse tal me gloriarei, mas de mim mesmo năo me gloriarei, senăo nas minhas fraquezas. V.6 Pois, se quiser gloriar-me, năo serei insensato, porque direi a verdade;
Essa experiência que Paulo teve, ele não contou porque ele não queria gerar nas pessoas uma expectativa de que ele era melhor do que os outros

V.7 - E, para que me năo exaltasse demais pela excelęncia das revelaçőes, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de que eu năo me exalte demais; É como Satanás dizesse; Baixa a bola porque você também não tem moral para falar mal dos outros.
Quem não tem podres na vida?
Imagine o caos se cada um de nós pudesse ouvir o pensamento do outro?
Pensamentos que fogem do nosso controle. Deus só atua nas pessoas humildes.

2 – PARA SER FELIZ EU NÃO PRECISO SER LIBERTO DOS ESPINHOS E SIM EU PRECISO DA GRAÇA DE DEUS NA MINHA VIDA.

V.8
“acerca do qual três vezes roguei ao Senhor que o afastasse de mim;” E Paulo orou para que Deus o libertasse, mas em vez de Deus o libertar, dize no versículo 9 “a minha graça te basta e essa fraqueza você terá que viver com ela pelo resto da sua vida, mas para
compensar Eu vou aumentar a porção da graça na sua vida”
Quando Deus nos abençoa, ele também nos mostra de alguma maneira, dolorosa ou não, que somos dependentes dele, que tudo o que fazemos nada mais é do que ele nos usando.

3 – A GRAÇA DE DEUS É O SUFICIENTE
V. 9 “e ele me disse: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Por isso, de boa vontade antes me gloriarei nas minhas fraquezas, a fim de que repouse sobre mim o poder de Cristo.”
A graça de Deus se faz presente – ela nos envolve, nos aquece, nos protege, nos guarda, não nos sufoca pela intranqüilidade do mundo externo.
O que será que é melhor então? Passar pela vida com a graça de Deus ou não ter problemas algum e viver sem a graça?
É impossível viver sem a graça de Deus, Ele não tirou a dificuldade de Paulo, mas Deus o abraçou com a graça.

4 – QUE O NOSSO PROBLEMA NÃO É A DOR
V. 10 –Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguiçőes, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco, entăo é que sou forte”. Deus não tirou a dor de Paulo.
Como é que alguém pode sentir prazer com dor?
Resposta: Mergulhando no rio da graça de Deus
Se a graça de Deus é o suficiente, então temos que mergulhar nessa graça.

5 – NÃO PRECISAMOS MAIS ESPERAR QUE TODOS OS PROBLEMAS SEJAM RESOLVIDOS PARA SERMOS FELIZES.
V. 9,10Não espere acabar a dor para ser feliz, Paulo se alegra com a graça de Deus
Não tenha medo da sua fraqueza porque é na fraqueza que a glória de Deus se manifesta
Se Paulo foi usado por Deus mesmo com esse espinho na carne, então, nós também podemos ser usados por Deus e ser feliz mesmo com os nossos espinhos.

6 – DEVEMOS DESCANÇAR NA GRAÇA DE DEUS
(Salmo 91:1,2) O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente, diz ao Senhor: Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio.
Sombra – Quer dizer que Ele está lá
Quem é vencido pelo medo não está descansando na Graça de Deus, tem muita gente deixando de viver por causa do medo.
O nosso problema é em não acreditar no poder da Graça de Deus.

11ª Semana: Orem por estas pessoas



Grupo Alfa

Líderes: Fátima e Ivani

Ester
Guilherme
Gustavo
João Pedro
Manoel
Larissa
Henrique
Amandinha

Encarando o fracasso - parte 1


Presbítero Heverton Agnelli

Um garoto magro e tímido nunca tivera muitas oportunidades. Teve de trabalhar desde os sete anos, quando sua família ficou desabrigada. A mãe morreu dois anos depois.

Quando chegou a idade adulta, o jovem tinha colecionado muitos pequenos empregos até os 20 anos, quando foi demitido de uma loja. Mas a idéia de ter uma loja sua o atraía. Aos 23, ele pediu um empréstimo que o permitiria entrar num pequeno negócio. Mas a onde de má sorte continuava, seu sócio morreu três anos depois. Agora a divida do jovem era mais do que o dobro de antes e parecia que ele levaria anos só para quitá-la.

Não teve sucesso nos relacionamentos. Aos trinta, ainda estava solteiro. Pediu uma moça em casamento depois de quatro anos de namoro, mas ela recusou. Foi apenas mais um fracasso, estava acostumado.

Duas vezes se candidatou ao Congresso e, nas duas, evidentemente, perdeu. Aos 37 anos, porém, com mais da metade da vida pela frente, finalmente conseguiu eleger-se parlamentar, mas não foi reeleito! Fracassou em duas tentativas para o Senado. Não conseguiu se eleger vice-presidente. Ninguém mais do que ele tinha consciência de seu legado de fracassos. “Sou o mais infeliz doa viventes”, disse. “Se algum dia vou melhorar, não dá para dizer”.

Alguns talvez digam que ele não sabia a hora de desistir – e a maioria dos americanos se agrada por ele não ter desistido. Aos 41 anos, Abraham Lincoln veio a ser talvez o maior dos presidentes dos Estados Unidos.

Talvez a história de sua vida não se compare a esse que relatei, mas com certeza você já passou por momentos de fracassos em sua vida. Um relacionamento que não deu certo. Um emprego que escapou pelos seus dedos. Uma vaga naquela escola ou faculdade que não foi sua. Um voto ou promessa feita e que você fracassou ao cumprir. Como encarar esse gigante?

Todos nós temos que algum dia cedo ou tarde enfrentá-lo. A grande questão é como superá-lo?
Como vencer um gigante que desde do dia em que nascemos nos persegue. Esperando, sedento por um tropeço nosso, para então nos tornar o seu refém por toda a vida. A notícia boa é que
Jesus já pagou o resgate e se fez fracassado em nosso lugar, para que fossemos, Nele, mais do que vencedores.(2ºCo 8.9) ; (Rm 8.37).

Para refletir:
O fracasso já ti fez desistir de alguma coisa?

Palavra do Poderoso Deus:
Quem se rende ao fracasso, sentencia-se a derrota antes mesmo de tentar.