Dominando a tentação - parte 4


3. O ambiente da tentação é controlado
Presbítero Heverton Agnelli

Observe as palavras de Paulo: “E Deus é fiel; Ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar”(1ºCo 10.13). É evidente que Deus permite a tentação em nossa vida por muitos motivos, mas quando faz isso, temos uma promessa de que Ele coloca um limite na intensidade da tentação. Ele conhece nosso limite em cada área. Sabe o que podemos suportar e conhece os limites de nossa resistência. Afinal d contas foi Ele que nos colocou as válvulas de escape. Não podemos culpar a Deus por nossas tentações, se pretendemos ceder, temos que reconhecer que é por vontade própria. A tentação nunca esta além do nosso controle.

Além da nossa capacidade de suportar, segundo Paulo, podemos chegar a um ponto em que a morte pode ser eminente, mas estamos sob o cuidado de um Deus que nos ressuscita dos mortos (2ºCo 1.8-10). Jamais devemos nos preocupar com os limites de nossa força, pois tudo depende tão somente da força de Deus. Nunca seremos tentados além da nossa resistência, pois podemos confiar na resistência de Deus.

Quando estiver enfrentando a tentação, permaneça firme. Saiba que Cristo já passou por isso, que seu Espírito está com você, que é forte o bastante para tirar você dessa situação. Com essas verdades em mente, você terá vitória da tentação sempre.

Lembre-se também de que na verdade precisamos desses testes. Precisamos deles porque nos ajudam a demonstrar nosso amor e fidelidade a Cristo. Sem as provas regulares, como poderíamos avaliar nosso crescimento em Cristo? Por que necessitaríamos depender Dele? Mas sempre que temos a possibilidade de tomar um caminho errado, ou até de tropeçar, e permanecemos firmes em Cristo, andando em sabedoria, Deus é glorificado em nossas atitudes de superação. Os anjos para tudo, deixam a harpa de lado e aplaudem! As tentações vem não só para nos provar, mas para que Deus seja glorificado.

Para refletir:
Você já passou por uma tentação e não resistiu a ela e acabou cedendo?Baseado no que acabamos de aprender, a culpa foi sua ou de Deus?

Palavra do Poderoso Deus:
Hb 2.18 “Pois, naquilo que Jesus sofreu, tendo sido tentado, é poderoso para socorrer os que são tentados”.