Passando por cima da inveja - parte 3



2. O ciúme anda em círculos
Presbítero Heverton Agnelli

O ciúme anda em círculos de proprietários: (Gn 26.13,14)
O primeiro lugar onde encontramos o ciúme é no círculo daqueles que baseiam a vida no materialismo. Os que construíram seu mundo no reino do materialismo são alvos fáceis da inveja e do ciúme.

O ciúme anda em círculos de poder: (Nm 16.3)
Você conhece a história de Coré? Um homem que invejava a posição e autoridade que Moisés ocupava. Coré liderou uma facção rebelde contra Moisés. Em Sl 106.16, lemos que eles “no acampamento tiveram inveja de Moisés”. A dupla, chamada ciúme e inveja destruiu muitos reis no A.T.

O ciúme anda nos círculos de desempenho:
Este é um dos mais perigosos círculos de inveja. Estude a saga de Saul e Davi e perceberá como isso funciona. Saul inveja o bom desempenho de Davi em tudo que se prontificava a fazer. Não é assim hoje também? Talvez você inveje alguém na igreja, só porque ela se destaca mais. Talvez as pessoas invejem você pelo seu bom desempenho. Cuidado! A inveja se infiltra pelos corredores e bancos das mais consagradas congregações. Tenta dilacerar o corpo de Cristo. O único antídoto são as farpas de amor e de graça.

O ciúme anda em círculos profissionais: (Fp 1.15,16)
Paulo nos fala que ele sofreu inveja no círculo profissional. Quando ele estava preso, falsos pregadores surgiram, a fim de prejudicar seu ministério nas igrejas por onde passou. Será que ninguém ti inveja no trabalho? Talvez seu salário, posição ou até o fato de ter uma sala só pra você seja motivos de causar inveja as pessoas. Vigie e ore, repreenda a presença da inveja.

O ciúme ande nos círculos pessoais: (Gn 4)
Deixamos o círculo mais comum por ultimo. Esse é o que a Bíblia trata com mais freqüência.
Antes de qualquer instituição o ciúme começa em casa. Pois o alvo que Satanás quer destruir é a família. Temos Caim e Abel; Esaú e Jacó; temos a história do filho pródigo e,em muitas outra passagens.

O ciúme, portanto, anda em círculos. Quer seja no círculo familiar, nos relacionamentos, nos negócios, estamos sujeitos a encontrar com ele. O ciúme invade todos os caminhos da vida. Precisamos estar vigilantes e cuidar de cada círculo que habitamos.

Para refletir:
Você está envolvido em algum círculo de ciúme?

Palavra do Poderoso Deus:
Cuidado com os espinhos do ciúme, ele são venenosos e levam a morte.