Opondo-se ao ressentimento - parte 2


1. Exame do ressentimento
Presbítero Heverton Agnelli

A palavra ressentimento não está na concordância bíblica. É um termo moderno, mas a idéia é antiga. Paulo utiliza uma expressão que se aproxima muito de seu significado.
Está em 1º Co 13 – o clássico capítulo do amor. Aqui Paulo define o amor ágape assim “ o amor.... não guarda rancor” (v.5). A parte da frase traduzida por guardar é o verbo grego logizomai. Essa palavra vem da contabilidade. Significa “calcular ou computar”. Os contadores públicos do primeiro século deviam conferir os livros contábeis, calcular ou computar que ele tinha determinado número de itens. Portanto, logizomai tem a ver com conferir seu livro contábil, registrando as entradas com tinta permanente. No Novo Testamento, isso em geral é bom.
Quando se trata de recibos de impostos, documentos de negócios ou transações domésticas, guardar os registros é altamente recomendável. Mas quando se trata de transações chamadas relacionamentos,precisamos jogar os livros fora. Praticar logizomai é um veneno quando se trata de marido e mulher, pais e filhos, amigos e companheiros. O amor não guarda rancor! O amor se lembra de perdoar.
Examine os livros que estão em seu coração, se encontrar alguns contento ressentimento, rancor e amargura, jogue-os fora. Lance-os no mar do esquecimento.
“O ressentimento extingue a chama da vida e do amor, entroniza o fracasso e o mal e não deixa mais ninguém esquecer”.
Não ande por aí com uma máquina calculadora computando todas as palavras que ti ofendem, nem somando as injustiças que já realizaram contra você. Só cabe a Deus fazer esses cálculos, não a você. Já pensou se Jesus somasse todas as palavras e atitudes que fizeram contra Ele, tamanho seria seu ressentimento contra a humanidade que seríamos consumidos pelo seu poder. Mais ao contrário disso, fomos por Ele, todos perdoados.

Para refletir:
Você é um crente matemático? Aquele que soma tudo que vão lhe fazendo de ruim e depois explode?

Palavra do Poderoso Deus:
Se existe uma conta que Jesus deseja que você faça é a que esta contida nesse texto (Mt 18.21,22), comece a por em prática.