
1. Reconheça o desânimo
Presbítero Heverton Agnelli
(Ne 4.8-10) Neemias é para nós um bom exemplo de quem reconheceu o desânimo do povo e conseguiu revertê-lo para a Glória de Deus.
1º) Fator para o desânimo: a fadiga. “A fadiga nos torna covardes”. Os construtores do muro chegaram a essa conclusão.(Ne 4.10).O projeto exigia 52 dias de trabalho pesado. Com um mês de trabalho já haviam concluído a metade. A fadiga os derrotava. Quando a energia diminui o mesmo acontece com a coragem. O corpo humano é governado por uma formula matemática envolvendo, tempo, pressão e esforço. Quando você excede os limites dessa equação, surgem rachaduras. Você começa a ficar irritado, tenso e melancólico.
2º) Fator: a frustração. (Ne 4.10) “...e ainda a muito entulho, de maneira que podemos edificar o muro.”. Os israelitas estavam enxergando blocos quebrados, lama e ruínas, ao invés de enxergar o muro reluzente. A Frustração causada pelas infindáveis montanhas de entulho pesavam sobre o povo. A frustração por algo é uma mola que nos lança ao desânimo.
3º) Fator: o esgotamento. É uma palavra muito usada atualmente, todos nós usamos. Nas gerações passadas a pessoa passava a sua vida inteira trabalhando em um só lugar, e por fim se aposentava. Hoje trabalhamos as vezes nem alguns meses em um local e já nos sentimos esgotados. É preciso definir o conceito de esgotamento com cautela. A verdadeira natureza do esgotamento está em trabalhar demais na atividade errada.
4º) Fator: o fracasso. Os israelitas estavam declarando palavras como: “estamos cansados”, “estamos exaustos”, “não vamos conseguir”, típicas palavras de um povo que estava se alto condenando ao fracasso. O discurso negativo é contagioso e se espalha como um vírus.
5º) Fator: o medo. (Ne 4.11-12). O medo também está relacionado com o desânimo. Imaginem o povo desanimado, construindo o muro no meio de escombros, completamente cansados, no limite de suas forças, e ainda por cima cercado de vizinhos que queriam invadir e tomar tudo a qualquer momento. Nada como uma palavra negativa para fazer descarrilar o trabalho do povo de Deus. A critica pode ser tóxica e causar medo e desânimo.
Para refletir:
Você consegue reconhecer a causa dos seus momentos de desânimo?
Palavra do Poderoso Deus:
O desânimo só vem para quem olha para o entulho, olhe para a cruz!
Destruindo o desânimo - parte 2
Postado por Igreja Evangélica Congregacional em Santo Amaro às 22:48Marcadores: 5º Congresso Jovem
Assinar:
Comentários (Atom)



