Adversidades são oportunidades - Pr. José Luiz

TEXTO: I REIS 17: 8 – 16

Esse texto mostra a presença do Senhor nosso Deus, agindo a favor de seus filhos nos momentos de lutas. Não estamos livres das dificuldades, dos problemas. Não estamos livres de enfrentarmos uma grande tempestade em nossas vidas. Mas não estamos sozinhos em nossas lutas, temos a presença viva do Senhor Jesus, lutando conosco
O fato de sermos de Deus, não nos livra das lutas e problemas. Podemos vivenciar momentos difíceis em nossas vidas. A questão é: Como temos reagido em meio às adversidades?

1 – OPORTUNIDADE PARA VIVER NA DEPENDÊNCIA DE DEUS.
V.8- Então o Senhor Deus disse a Elias: V.9– Apronte-se e vá até a cidade de Sarepta, perto de Sidom, e fique lá. Eu mandei que uma viúva que mora ali dê comida para você.
A Nação de Israel estava enfrentando uma grande seca por falta de chuva. Se não há chuva, também não há alimentos. Diante de tal realidade. Deus o manda ir para uma cidade chamada Sarepta, pois lá Ele havia ordenado a uma viúva que o sustentasse.
Num lugar onde tinha pouco (que furada)
Mas Elias obedece, pois ele estava totalmente na dependência de Deus.

2 – OPORTUNIDADE PARA VER UM DEUS QUE OPERA ONDE NÃO IMAGINAMOS. 
V.10-Então Elias foi para Sarepta. Quando estava chegando ao portão da cidade, ele encontrou a viúva, que estava catando lenha. Elias disse a ela: – Por favor, me dê um pouco de água para eu beber. V.11-Quando ela ia indo buscar a água, ele a chamou e disse: – E traga pão também, por favor. V.12-Porém ela respondeu: – Juro pelo seu Deus vivo, o Senhor, que não tenho mais pão. Só tenho um punhado de farinha de trigo numa tigela e um pouco de azeite num jarro. Estou aqui catando uns dois pedaços de pau para cozinhar alguma coisa para mim e para o meu filho. Vamos comer e depois morreremos de fome.
Quando Elias chega a Sarepta, o que ele encontra é uma viúva pobre apanhando lenha. Elias não encontra uma viúva rica e próspera para abençoá-lo. O que ele contempla é uma mulher pobre, e com grandes dificuldades financeiras. Como ser abençoado por uma viúva que na verdade estava também precisada de ajuda? Entendemos com isso, que Deus age, Ele opera onde não imaginamos! Ele abre portas onde não podemos imaginar! Para que o nome Dele seja glorificado.

3 – OPORTUNIDADE PARA PROVARMOS A NOSSA FÉ.
V.13 – Não se preocupe! – disse Elias. – Vá preparar a sua comida. Mas primeiro faça um pãozinho com a farinha que você tem e traga-o para mim. Depois prepare o resto para você e para o seu filho. V.14 Pois o Senhor, o Deus de Israel, diz isto: “Não acabará a farinha da sua tigela, nem faltará azeite no seu jarro até o dia em que eu, o Senhor, fizer cair chuva.”
O quadro era assustador! Eles já haviam perdido as esperanças. Deus nesse momento põe à prova a fé daquela viúva. Elias diz para ela não temer Aquela mulher teve a sua fé provada! Tomar esta decisão não deve ter sido fácil, pois aquela mulher tinha um filho.  Ela tinha somente duas opções: Crer na Palavra do Profeta do Senhor ou descrer, ela creu e fez conforme a Palavra de Elias. Ela foi provada pelo Senhor, mas, aprovada! O versículo 15 inicia dizendo que ela foi e fez segundo a Palavra de Elias. Assim como o Senhor provou aquela mulher ele também nos prova; Ele quer ver a nossa Fé! Temos Crido nas promessas do Senhor? Temos confiado no Poder de Deus? Ele com toda a certeza quer realizar grandes obras em nossas vidas.

4 – PRONUNCIE SEMPRE PALAVRAS DE ESPERANÇA
CUIDADO COM O QUE VOCE ANDA FALANDO
V.14. - “Não acabará a farinha da sua tigela, nem faltará azeite no seu jarro
15Então a viúva foi e fez como Elias tinha dito. E todos eles tiveram comida para muitos dias. 16 Como o Senhor havia prometido por meio de Elias, não faltou farinha na tigela nem azeite no jarro.
Quando falamos crendo que Deus agirá, grandes milagres acontecem em nossas vidas. Cremos que o Senhor quer realizar grandes milagres em nossas vidas, mas em vez de nos lamentar e falar de maneira negativa, temos que falar crendo no agir de Deus.
PRECISAMOS LIBERAR A PALAVRA, SE DESEJARMOS QUE DEUS LIBERE

5 – SEJA UMA BENÇÃO NA VIDA DOS OUTROS
Um cuidou do  outro, e nós, o que estamos fazendo ?

6 - O SEU MILAGRE ESTA NO SEU QUARTO
19– Dê-me o seu filho! – disse Elias. Então pegou o menino dos braços da mãe e o levou para o andar de cima, para o quarto onde estava morando, e o colocou na sua cama.
Mateus 6:6 “Mas você, quando orar, vá para o seu quarto, feche a porta e ore ao seu Pai, que não pode ser visto. E o seu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa.”