Confiança em Deus - Pr. José Luiz


13:25Ao cabo de quarenta dias, voltaram de espiar a terra, 26caminharam e vieram a Moisés, e a Arão, e a toda a congregação dos filhos de Israel no deserto de Parã, a Cades; deram-lhes conta, a eles e a toda a congregação, e mostraram-lhes o fruto da terra. 27Relataram a Moisés e disseram: Fomos à terra a que nos enviaste; e, verdadeiramente, mana leite e mel; este é o fruto dela. 28O povo, porém, que habita nessa terra é poderoso, e as cidades, mui grandes e fortificadas; também vimos ali os filhos de Anaque. 29Os amalequitas habitam na terra do Neguebe; os heteus, os jebuseus e os amorreus habitam na montanha; os cananeus habitam ao pé do mar e pela ribeira do Jordão. 30Então, Calebe fez calar o povo perante Moisés e disse: Eia! Subamos e possuamos a terra, porque, certamente, prevaleceremos contra ela. 31Porém os homens que com ele tinham subido disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós. 32E, diante dos filhos de Israel, infamaram a terra que haviam espiado, dizendo
A terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra que devora os seus moradores; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura. 33Também vimos ali gigantes (os filhos de Anaque são descendentes de gigantes), e éramos, aos nossos próprios olhos, como gafanhotos e assim também o éramos aos seus olhos.

14:1Levantou-se, pois, toda a congregação e gritou em voz alta; e o povo chorou aquela noite. 2Todos os filhos de Israel murmuraram contra Moisés e contra Arão; e toda a congregação lhes disse: Tomara tivéssemos morrido na terra do Egito ou mesmo neste deserto! 3E por que nos traz o Senhor a esta terra, para cairmos à espada e para que nossas mulheres e nossas crianças sejam por presa? Não nos seria melhor voltarmos para o Egito? 4E diziam uns aos outros: Levantemos um capitão e voltemos para o Egito. 5Então, Moisés e Arão caíram sobre o seu rosto perante a congregação dos filhos de Israel. 6E Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, dentre os que espiaram a terra, rasgaram as suas vestes 7e falaram a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: A terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra muitíssimo boa. 8Se o Senhor se agradar de nós, então, nos fará entrar nessa terra e no-la dará, terra que mana leite e mel. 9Tão-somente não sejais rebeldes contra o Senhor e não temais o povo dessa terra, porquanto, como pão, os podemos devorar; retirou-se deles o seu amparo; o Senhor é conosco; não os temais.


TEXTO: NÚMEROS 13

1 – DEUS É FIEL E SEMPRE CUMPRE AS SUAS PROMESSAS

Deus não queria que o povo espiasse a terra prometida, e sim que
eles simplesmente cressem nas suas promessas, e há medida que eles caminhassem Deus atuava .
(Deut.1:21-23) “21Eis que o Senhor, teu Deus, te colocou esta terra diante de ti. Sobe, possui-a, como te falou o Senhor, Deus de teus pais: Não temas e não te assustes. 22Então, todos vós vos chegastes a mim e dissestes: Mandemos homens adiante de nós, para que nos espiem a terra e nos digam por que caminho devemos subir e a que cidades devemos ir. 23Isto me pareceu bem; de maneira que tomei, dentre vós, doze homens, de cada tribo um homem.” Foi o povo que queria espiar a terra
(Deut.8:7-9) “7porque o Senhor, teu Deus, te faz entrar numa boa terra, terra de ribeiros de águas, de fontes, de mananciais profundos, que saem dos vales e das montanhas; 8terra de trigo e cevada, de vides, figueiras e romeiras; terra de oliveiras, de azeite e mel; 9terra em que comerás o pão sem escassez, e nada te faltará nela; terra cujas pedras são ferro e de cujos montes cavarás o cobre.
Deus já tinha dito de como era a terra, mas o povo não confiou nas promessas de Deus.
Por causa das suas contínuas murmurações e atitudes de rebeldia, Deus fez com que permanecessem no deserto durante quarenta anos, ao invés de levá-los logo para a Terra Prometida.
V.22 “para que nos espiem a terra” Não acreditaram no caráter de Deus

2 – TEMOS QUE OLHAR COM OS OLHOS DA FÉ
Num.13:27 “verdadeiramente” A promessa de Deus estava ali
Num. 13:31 “Não poderemos subir contra aquele povo porque é mais forte do que nós”
II Cor.5:7 “Porque andamos por fé, e não por vista” Andamos por fé e não pelo que vemos, existem duas maneiras de nós olharmos uma situação:
  1. Pela fé
  2. Pelos olhos naturais
Fé é confiar no que Deus diz.
Se os inimigos estão lá, é problema de Deus e não deles, eles não tinham nada que ficar olhando se podiam ou não vencer os inimigos.
Jesus já venceu o inimigo.

3 – CREIA E SIGA EM FRENTE
Num 13:30 “Eia! Subamos e possuamos a terra, porque, certamente, prevaleceremos contra ela.” Enterre a palavra “talvez” e diga “certamente”
Num. 13:32,33 – Ficaram parados por que ficaram olhando para os obstáculos.
DIGA: “Não fique parado, siga em frente e você vai chegar lá porque Deus tem promessas para você.”

4 – DESCANSE NAS PROMESSAS DE DEUS
14:1 Levantou-se, pois, toda a congregação e gritou em voz alta; e o povo chorou aquela noite.
Quantas vezes o desespero vem porque não descansamos nas promessas de Deus

5 – NÓS COLHEMOS AQUILO QUE NÓS PLANTAMOS
14 :2 “Todos os filhos de Israel murmuraram contra Moisés e contra Arão; e toda a congregação lhes disse: Tomara tivéssemos morrido na terra do Egito ou mesmo neste deserto!” Todos que falaram isso morreram no deserto. Colheram morte.
Cuidado com o que você fala, as suas palavras tem poder.
14:5 “Então, Moisés e Arão caíram sobre o seu rosto perante a congregação dos filhos de Israel. 6E Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, dentre os que espiaram a terra, rasgaram as suas vestes BUSCARAM A DEUS.”
14:7 e falaram a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: A terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra muitíssimo boa. 8Se o Senhor se agradar de nós, então, nos fará entrar nessa terra e no-la dará, terra que mana leite e mel.
Eles buscaram e creram em Deus e colheram vida.

14:9 o Senhor é conosco; não os temais”. Há promessas para a sua vida.