
TEXTO: ISAÍAS 55
INTRODUÇÃO
Muitos do povo de Deus, após a libertação do exílio, ainda permaneciam na Babilônia, sem a direção de Deus, fora da Aliança.
Deus fala pela boca do profeta exortando de forma figurada, fazendo propostas muito atraentes "comprar sem dinheiro", "vida abundante", "uma Aliança Perpétua", mas tem uma condição: Buscai o SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto - v.6.Na verdade, este povo desgarrado e desorientado está sendo conclamado para viver a Graça do Reino de Deus.
Podemos entender que Isaías está profetizando um tempo de Graça , para aquele povo e para o futuro, através de Jesus Cristo
preciso ir/sair/dispor-se/decidir.
1 – "VENHAM" (v. 1). Venham, comprem e comam.
1.Ah! Todos vós, os que tendes sede, vinde às águas; e vós, os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite.
Não se contente com a sua qualidade de vida espiritual e vá até a fonte, só Deus pode satisfazer as nossas necessidades mais profundas, simbolizados na água, no vinho, no leite e no pão.
2 - "OUÇAM” (vv.2 e 3)". Ouçam. Inclinem os ouvidos. OBEDEÇAM!
2.Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão, e o vosso suor, naquilo que não satisfaz? Ouvi-me atentamente, comei o que é bom e vos deleitareis com finos manjares.
3.Inclinai os ouvidos e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei uma aliança perpétua, que consiste nas fiéis misericórdias prometidas a Davi.
Fique junto à fonte, em que estamos gastando a nossa vida ?
Em busca apenas de bênção material ?
As águas a que somos convidados incluem a dimensão material e espiritual principalmente.
3 - "VEJAM" (v. 4). Vejam o que Deus faz. RELEMBREM!
4. Eis que eu o dei por testemunho aos povos, como príncipe e governador dos povos.
4 - "BUSQUEM" (v. 6). Clamem por Ele. Anseiem por Ele. DESEJEM!
6.Buscai o SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.
Busquem ao Senhor e o achará, quem busca a Deus, acha, buscar a Deus é uma necessidade humana. Deus é accessível, fácil de ser encontrado.
Mas essa busca tem um prazo “enquanto se pode achar” De um Deus que está perto, para um Deus que está longe.
A atitude de alguns mensageiros tem desmotivado muitas pessoas.
É a nossa qualidade de vida que testifica ao mundo se Deus está ou não perto.
“buscai ao Senhor” É buscar a Deus e não a bênção que Deus possa dar.
Buscar ao Senhor é buscar relacionamento com Deus.
5 - "VOLTEM-SE" (v. 7) para Deus. PONHAM-SE A CAMINHO!
7.Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta-se ao SENHOR, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar. A verdadeira conversão mexe com os nossos valores, com as nossas prioridades, com a nossa forma de pensar. O que você fazia não faz mais.
Não basta apenas deixar, tem que colocar alguma coisa no lugar.
6 – “CONFIE EM DEUS” Promessa de Deus
10.Porque, assim como descem a chuva e a neve dos céus e para lá não tornam, sem que primeiro reguem a terra, e a fecundem, e a façam brotar, para dar semente ao semeador e pão ao que come, 11.assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei.
12.Saireis com alegria e em paz sereis guiados; os montes e os outeiros romperão em cânticos diante de vós, e todas as árvores do campo baterão palmas.
13.Em lugar do espinheiro, crescerá o cipreste, e em lugar da sarça crescerá a murta; e será isto glória para o SENHOR e memorial eterno, que jamais será extinto.
A palavra de Deus não volta vazia, ela sempre produz frutos.
(Mateus 11:28-29) Jugo do aprendizado do relacionamento, e aí sim encontramos descanço.
V.12 – A verdadeira conversão traz paz que excede todo o entendimento, faz com que busquemos a paz em tudo que está na nossa volta.
CONCLUSÃO
- Uma vida de alegria graças a Deus (v. 12)
- Uma vida de paz concedida por Deus (v. 12)
- Uma vida cuidada por Deus (v. 13)



