
TEXTO: MARCOS 10:17-22
17E, pondo-se Jesus a caminho, correu um homem ao seu encontro e, ajoelhando-se, perguntou-lhe: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna? 18Respondeu-lhe Jesus: Por que me chamas bom? Ninguém é bom senão um, que é Deus. 19Sabes os mandamentos: Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, não defraudarás ninguém, honra a teu pai e tua mãe. 20Então, ele respondeu: Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude. 21E Jesus, fitando-o, o amou e disse: Só uma coisa te falta: Vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu; então, vem e segue-me. 22Ele, porém, contrariado com esta palavra, retirou-se triste, porque era dono de muitas propriedades.
I – HISTÓRIA DE UM RAPAZ , SONHO DE QUALQUER GAROTA
porquê?
1. Ele era jovem
(Mt 19.16) “aproximando-se dele um jovem” Esse jovem tinha toda a sua vida pela frente e toda a oportunidade de investir o seu futuro no reino de Deus. Ele tinha saúde, vigor, força, sonhos.
2 – Porque no meio de tantas opções ele procura a pessoa certa
V.17 – Ele foi até Jesus, buscou o único que pode salvar. Ele já tinha ouvido falar de Jesus. Sabia que ele já salvara muitas pessoas. Sabia que Jesus era a solução para a sua vida, a resposta para o seu vazio. Ele não buscou atalhos, mas entrou pelo único que leva ao céu.
3 – Procurou no momento certo
Procurou ainda jovem
4 – E faz a pergunta certa
Ainda na sua juventude procura a pessoa certa no momento certo e faz a pergunta certa
5 – Ele teve a atitude certa
“ajoelhou-se” Ele demonstrou ter um coração quebrantado e uma alma sedenta.
6 – Ele tinha uma vida certa
V. 20 – Ele sabia os mandamentos, julgava ser portador de excelentes predicados morais. Ele se olhava no espelho da lei e dava nota máxima para si mesmo. Considerava-se um jovem íntegro. Não vivia de forma errada. Vivia de forma honrada dentro dos mais rígidos padrões morais. Possuía uma excelente conduta exterior. Era um modelo para o seu tempo. Um jovem que a maioria das mães gostaria de ter como genro.
7 – Ele era rico e famoso
V. 22 - Quem não gostaria se casar com um homem assim ?
(Lc 18.18). “um certo príncipe” Ele era um homem de posição Ele possuía um elevado status na sociedade. Ele tinha fama e glória.
II – ELE FOI AMADO POR JESUS
V.21 – Jesus viu o seu conflito, o seu vazio, a sua necessidade; viu o seu desespero existencial e se importou com ele e o amou.
Jesus dá uma nota 9,5 e para dar um dez pede para que ele venda tudo o que tinha, dê aos podres e siga-o.
Esse convite de seguí-lo, Jesus não dava para qualquer um, muitos queriam seguir a Jesus mas Jesus pedia para que voltasse para casa.
Esse jovem recebeu um convite maravilhoso. Mas Jesus foi duro com ele.
III – NÃO PODEMOS TER SALVAÇÃO SEM TERMOS O SALVADOR
V.22 – “Ele, porém, contrariado com esta palavra, retirou-se triste, porque era dono de muitas propriedades.” Ele queria apenas mais uma propriedade dentre as tantas que ele já possuía “a salvação” Ele não estava disposto a abrir mão de tudo por causa de Jesus. Tem muita gente assim, quer Jesus mas não abre mão das outras coisas
Porque no caminho de Cristo não podemos amar a riqueza, porque nos sacrificamos por aquilo que amamos, então temos que amar a coisa certa que é Jesus
(Lucas 23:39) “Um dos malfeitores crucificados blasfemava contra ele, dizendo: Não és tu o Cristo? Salva-te a ti mesmo e a nós também.”
Aquele ladrão queria salvação sem salvador.
(Lucas 12:34) “porque, onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.”
O coração deste Jovem rico não estava em Jesus, estava em possuir.
Aonde está o seu coração ?
O que o seu coração já resolveu fazer é o que importa para Deus (ex. Abraão e Isaque).
Ele viu a salvação como uma questão de mérito e não como um presente da graça de Deus.
Uma coisa ainda te falta:
Coloque Jesus em primeiro lugar da sua vida, acima de qualquer, qualquer coisa, seja lá o que for.
Aonde está o seu coração - Pr. José Luiz
Postado por Igreja Evangélica Congregacional em Santo Amaro às 20:30Marcadores: Mensagens
Assinar:
Comentários (Atom)



