Ponha em ordem o seu mundo interior - Pr. José Luiz

TEXTO: HEBREUS 12:1-3

“Ao entrarem na faixa dos 40 anos as pessoas passam por uma transição da “meia-idade”, o que para muitos é uma crise, um período de muitos questionamentos que resultam muitas vezes em confusão e desespero”.

“Com a juventude aprendemos, com a idade compreendemos”
Aforismo de 1883


Quem é você hoje?
  • Fase Jovem-adulto - Formação de relacionamentos profundos ou isolamento. É nessa fase que ele se realiza profissionalmente e familiarmente.
  • Fase adulta - Produtividade e transmissão de conhecimento ou estagnação. Após os 40 anos, contribui com aquilo que aprendeu, ou não quer repartir com ninguém
Salmos 139:23-24 - Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração prova-me, e conhece as minhas inquietações. Vê se em minha conduta algo te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno.

A palavra de Deus tem o poder de colocar em ordem o que está em caos.

Colocando em ordem o nosso mundo interior, fazendo com que tenhamos esperança em nossa vida

Hebreus 12-1:3
1. Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, 2. tendo os olhos fitos em Jesus,autor e consumador da nossa fé.Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus. 3. Pensem bem naquele que suportou tal oposição dos pecadores contra si mesmo, para que vocês não se cansem nem desanimem.

O capítulo 12 é uma conclusão do capítulo 11, que fala de pessoas que viveram pela fé, portanto, diante de todas essas pessoas apresentadas no capítulo 11, vocês devem livrar-se de todo peso e correr a carreira que lhe foi proposta, pois a vida cristã é como uma corrida.

OS DESAFIOS DO MUNDO ATUAL
FATORES EXTERNOS – O desemprego, a violência, trânsito, a fome, a crise financeira
FATORES INTERNOS – A enfermidade, a solidão, a rejeição, a carência afetiva, os medos, ansiedade.

São os nossos concorrentes na nossa jornada.
Tentamos colocar na mão de Deus, mas temos dificuldade de entregar e descansar que é uma experiência da fé, que é diária.
É uma corrida com obstáculos e a fé vai nos ajudar.

1 – QUAL É A TUA MODALIDADE NO JOGO DA VIDA
O que verdadeiramente me faz falta é ter clareza do que devo fazer, não do que devo saber. A questão é compreender a mim mesmo, enxergar o que Deus realmente quer que eu faça.
Soren Kierkgaard


Há duas formas de nós vivermos a vida
  • É viver a vida IMPELIDO, empurrado, jogado – buscando somente a segurança pessoal e profissional, mas sentindo-se sempre ameaçado. 
 Vive preocupado com o que os outros vão pensar de você, vive buscando aprovação pessoal e dos outros, ele vai sempre se sentir ameaçado.
  • É a forma de MORDOMO – Cuidando de algo que pertence a outro, até que o proprietário volte para reaver a sua propriedade.
Se tudo o que eu tenho pertence a Deus (emprego, família, dons), vou apenas administrar e aprender a gerenciar essas coisas. É saber que tudo pertence a Deus e oferecer tudo a Deus. Isso vai definir o nosso estado emocional.

2 – DESCOMPLIQUE PARA AVANÇAR

"Livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com
perseverança a corrida que nos é proposta."

A vida cristã é uma vida de corrida com obstáculos.

COISAS QUE ATRAPALHAM A CORRIDA
Quais são os pesos que carregamos que atrapalham a nossa corrida?
Culpa, compulsão pelo trabalho, problemas de relacionamento, traumas do passado,
perfeccionismo, ódio, ira, mágoas, necessidade de controlar os outros, insegurança, etc.

Oração da serenidade
Deus conceda-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar as coisas que posso e a  sabedoria para distinguir uma da outra. Vivendo um dia de cada vez, confiando que o Senhor fará tudo dar certo.

3 – OLHE FIXAMENTE PARA JESUS

2. tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus.
3. Pensem bem naquele que suportou tal oposição dos pecadores contra si mesmo, para que vocês não se cansem nem desanimem.


PARA REFLETIR E PRATICAR
  • Procure descobrir qual a sua missão como mordomo.
  • Procure conhecer e encarar suas dificuldades pessoais e desembarace-se delas.
  • Evite acumular sentimentos negativos. Fale sobre eles. Aprenda a perdoar a si mesmo e aos outros.
  • Confie em Jesus e conte a Ele seus problemas. Ouça a Sua voz transmitida pela Bíblia, e os pensamentos que Ele colocar na sua mente quando você falar com Ele.