Vencendo a preocupação - parte 9


8. Você precisa de um programa estratégico
Presbítero Heverton Agnelli

(Mt 6.34) O que temos aqui talvez seja a munição mais importante – uma estratégia sistemática para eliminar a preocupação. Jesus esta dizendo algo muito interessante: “Nós não somos esmagados debaixo do fardo da crise de hoje, mas as atividades de amanhã excedem o limite de peso que conseguimos suportar”. Já tentou carregar muitas sacolas de compra ao mesmo tempo? Jesus nos diz para carregar hoje a sacola de hoje, e amanhã a sacola de amanhã. Viver no presente é uma arte. Há uma razão por que Deus nos colocou no presente, separando-nos entre parênteses do passado e do futuro. Ambos estão fora do limite permitido, e precisamos colocar placas de “entrada proibida”. O passado esta fechado para sempre e o futuro ainda está em construção. Mas o hoje tem tudo que precisamos . Entre e sinta-se em casa. Não se concentre no estresse de amanhã.(Dt 33.25). Certo homem disse: “Sou um homem velho e conheci inúmeros problemas, mas a maior parte deles nunca aconteceu”. A ansiedade baseada no futuro é vazia.

Não pensem na confusão de ontem, já foi. A culpa pode ser um poderoso inimigo. Quem se prende ao passado é presa fácil para o Diabo.

Não viva no sucesso de ontem. Houve um tempo em que tudo parecia dar certo em sua vida? Você sente saudades desses momentos? Não lamente os velhos e bons tempos do passado (Fp 3.12-14). Devemos viver do milagre que esta diante de nós hoje, neste momento, neste segundo.

Não reviva as aflições de ontem. Livre-se da mágoa. Não há como evitar o sofrimento. Vamos ter que andar pelo vale da sombra da morte, mas não podemos parar. O importante é continuar andando. (Sl 50.15 ; 55.22)

Para refletir:
Você confia em Deus? Você pode acreditar no que este texto diz: (Fl 4.6,7)?

Palavra do Poderoso Deus:
Minha avó sempre dizia que quem vive de passado é museu. Quem vive no futuro não tem os pés no chão,mas quem vive o presente confia na provisão de Deus.

Vencendo a preocupação - parte 7


6. Combatendo o gigante chamado preocupação
Presbítero Heverton Agnelli

Encontramos tantos fatores inconvenientes, irracionais, ilógicos, ineficazes e irreligiosos quando examinamos a preocupação mais de perto. Por tudo isso, ela deve ser evitada como a um narcótico letal, pois é exatamente isso que ela é. Uma droga, um entorpecente, que vicia e causa dependência. Que rouba a visão nítida dos fatos, que distorce a verdade e impede a lucidez de desempenhar o seu papel. O que fazer? Talvez você já esteja dependente dessa droga. Talvez seu maior anseio, seja de ser libertado da tirania dela. E esta se perguntando, como? A resposta é simples na teria, mas na prática vai exigir empenho e dedicação de você. Você esta disposto a tenta? Então vamos lá!

O passo inicial é o seguinte. Ainda no exemplo de um viciado. Não é novidade para nós que quem é um dependente químico, dificilmente reconhece que sofre dessa dependência. Ele nega, não acredita ser dependente, não se vê como alguém que precise ser ajudado, mas no fundo precisa. Portanto, para vencer a preocupação você precisa reconhecer que tem e sofre de preocupações sim! Não esconda, não se engane, não se iluda, ela é real na sua vida, ela existe e esta ti tornando um viciado. Logo que você acorda já toma um gole, antes de sair outro, até o almoço já se foram vários. Seja realista consigo mesmo, reconheça que você sofre de preocupações. Talvez sua dificuldade seja de identifica-las. Bom nesse caso, o ideal é que você peça à Deus em oração que lhe mostre as áreas em que você tem trocado Ele. Peça à Deus para ser retirado de sua visão o véu que tem ti impedido de ver onde a preocupação tem reinado. Enumere uma lista em oração, descreva todas as suas preocupações, coloque-as em um papel, repita cada uma delas em oração e as entregue, uma a uma no altar de Deus. Mas as deixe lá! Não volte para pega-las! Sai correndo e não olhe para trás, tão somente confie em Deus.(Gn 19.24-26). Não vire estátua de sal!

Para refletir:
Você já criticou um dependente químico pelo fato dele ser um usuário de drogas? Já parou para pensar que quem vive preocupado também é um dependente de dragas?

Palavra do Poderoso Deus:
Deixe a preocupação no altar de DEUS, Ele cuidará que ela seja queimada. Não volte para trás, não tente pega-la de volta. Não entristeça a Deus com uma atitude tão incrédula!