Flechas na mão do valente - Pr. José Luiz


SALMO 127:3-5

3Herança do Senhor são os filhos; o fruto do ventre, seu galardão. 4Como flechas na mão do guerreiro, assim os filhos da mocidade. 5Feliz o homem que enche deles a sua aljava; não será envergonhado, quando pleitear com os inimigos à porta.

Os filhos são como flechas na mão do valente, são os pais preparando os filhos para vida,
Atira a flecha para atingir um alvo, nós precisamos entender qual é o alvo para os nossos filhos.
Isaías 49:2 “fez a minha boca como uma espada aguda, na sombra da sua mão me escondeu; fez-me como uma flecha polida, e me guardou na sua aljava,”
Está ligada da maneira como Deus nos trata.
O valente atira as suas flechas com força para atingir o alvo de longe, é uma analogia de que precisamos aprender a lançar nossos filhos para a vida, é pensar grande a respeito deles, grandes conquistas para os nossos filhos.
Gênesis 2:24 “Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.” Como pais, precisamos ajudar nossos filhos a entenderem sua vocação e aptidões profissionais. È projetar os filhos para a vida, para formarem um lar.

Responsabilidades dos pais.

1 – DEFINIR O ALVO
Não se atira flechas sem um alvo estabelecido.
Os nossos filhos tem um propósito divino, e precisamos entender esse propósito.
Temos que buscar em Deus direção para que os nossos filhos sejam felizes e usados por Deus cumprindo o seu propósito.
Aonde eles podem se desenvolver.
Há o tempo em que as flechas (filhos) ficam na aljava e há também o tempo em que devem ser atiradas para o alvo.
Temos que entender que os nossos filhos não vão morar conosco para sempre.
Foi o que os pais de Rebeca fizeram. Quando o servo de Abraão saiu atrás de uma esposa para Isaque, encontrou Rebeca e lhe fez a proposta, tanto a ela como à sua família (Gn 24.15-49). E o que o relato bíblico diz que fizeram? Ouviram o que Rebeca desejava, concordaram que Deus estava naquilo e a abençoaram para que vivesse o melhor de Deus! Observe:
Gênesis 24.57-61: “Disseram: Chamemos a moça e ouçamo-la pessoalmente. Chamaram, pois, a Rebeca e lhe perguntaram: Queres ir com este homem? Ela respondeu: Irei. Então, despediram a Rebeca, sua irmã, e a sua ama, e ao servo de Abraão, e a seus homens. Abençoaram a Rebeca e lhe disseram: És nossa irmã; sê tu a mãe de milhares de milhares, e que a tua descendência possua a porta dos seus inimigos. Então, se levantou Rebeca com suas moças e, montando os camelos, seguiram o homem. O servo tomou a Rebeca e partiu”.
As flechas não existem para permanecerem sempre na aljava. Ficam ali só até que a hora de serem lançadas.
 

2 – A PREPARAÇÃO DAS FLECHAS
Não é só conhecer o alvo, temos que prepará-los para alcançar o alvo
As flechas naqueles dias eram feitas manualmente. Exigiam trabalho artesanal e personalizado. Se o guerreiro quisesse ser bem-sucedido ao atirar suas flechas, deveria antes ter investido nelas. Também vejo um paralelo nesta verdade. Acredito que os filhos devem aprender a trabalhar com seus pais. Mesmo antes de sair de casa, nossos filhos devem aprender a trabalhar e a não serem preguiçosos:
Provérbios 10.5 “O que ajunta no verão é filho sábio, mas o que dorme na sega é filho que envergonha” Tudo começa com a preparação.
Provérbios 22:6 “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.”
Nós temos que ensinar os nossos filos no caminho do senhor, AMÉM !
E se estende a outras áreas.
Os filhos devem ser ensinados e preparados a serem autossustentáveis antes de estabelecerem a própria família. Este também é um princípio bíblico:
Um conjugue que partilhe a mesma fé, não pode ser jugo desigual.
Educação e disciplina faz parte do preparo.
Hebreus 12:5-8 “5-Filho meu, não menosprezes a correção que vem do Senhor, 6-porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe.7-É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho há que o pai não corrige? 8Mas, se estais sem correção,..... logo, sois bastardos e não filhos”
Provérbios 29:15” A vara e a disciplina dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma vem a envergonhar a sua mãe.”

3 – TEMPO DA ALJAVA
V.5 – A flecha fica na aljava até a hora de ser usada, porque haverá um momento certo de ser usada.
Provérbios 24.27 “Cuida dos teus negócios lá fora, apronta a lavoura no campo e, depois, edifica a tua casa”.
Ninguém deve se casar sem ter condições de se manter. O texto sagrado revela que os negócios devem ser preparados, o campo deve estar em ordem para somente depois se edificar a casa!
Gênesis 2.24 “Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne”.
Muitos se casam ainda dependendo de seus pais para se manter. Isto é errado. O cordão umbilical deve ser cortado! Deus estabeleceu isto desde o princípio; o homem deve DEIXAR seu pai e sua mãe e constituir nova família com sua mulher:
A palavra hebraica traduzida como “deixar” é “azab” e, significa: “deixar, soltar, abandonar, afastar-se de, deixar para trás”. Não é difícil entender isto. Criamos nossos filhos para que eles nos deixem, para que sigam suas vidas e devemos prepará-los (e também a nós) para tal.