
Texto: Jó 1: 1, 6-12
Introdução: O livro de Jô se tornou sinônimo de paciência e perseverança é um livro trata do sofrimento humano. Relata a história de um homem fiel e abençoado por Deus que perdeu num só dia todas as suas posses, todos os seus filhos, e logo depois foi acometido por uma terrível enfermidade.
Cap.2:9 Sua esposa pede que ele amaldiçoe a Deus e morra, que deixe de ser uma pessoa integra diante de Deus.
Cap. 19:18 e 19 Ele diz: que todos os seus conhecidos até as crianças o desprezam.
Tema: Como Entender e Lidar com o Sofrimento
Vamos nesta noite considerar algumas lições claras e importantes desse livro, muitas lições podem ser tiradas, mas quero destacar apenas 4 que tem me chamado a atenção estes dias.
1 – Pessoas boas sofrem.
Talvez o ponto principal do livro é o simples fato que pessoas fiéis a Deus ainda sofrem nesta vida. O primeiro capitulo define o caráter de Jó – um homem integro, reto e temente a Deus e que procurava se desviar do mal.
Ao contrario do que muitas pessoas ainda pensam ou dizem, sofrimento não é só sinônimo de pecado. Encontramos na bíblia varias passagem onde homens de Deus pessoas boas passaram por sofrimentos. Paulo, Estevão, João Batista, Jesus e o próprio Jesus nos adverte: “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo”
2 – O diabo quer nos derrubar
V6-12 – Esta passagem deixa muito claro que satanás não é apenas uma influência maligna ele é uma pessoa,
Tem intelecto (conversou com Deus),
Tem emoções - Mostrou antagonismo a Jô.
Tem vontade - Propôs destruir Jó e desonrar o nome de Deus.
Não pense que satanás esta longe ou está dormindo, 1Pe 5:8 diz: “Ruge como um leão, procurando alguém para tragar.”
O seu propósito está claro no capitulo 1 – ELE VÊ O SOFRIMENTO COMO UMA GRANDE OPORTUNIDADE PARA DERRUBAR A FÉ DOS SERVOS DE DEUS.
Ele aceitou o desafio de tentar destruir a fé de Jó.
Depois foi mais ousado, tentou o próprio Jesus usando tentações mais imaginárias para vencer Jesus.
E conosco ele não tem agido diferente.
O diabo conhece a natureza humana. Ele sabe que pessoas que servem a Deus fielmente quando tudo vai bem, pode ser tentado em alguma calamidade pessoal, problema financeiro, doenças graves. Ele procura agir em nossas fraquezas.
Qual tem sido a sua fraqueza? É material, financeira, espiritual. CUIDADO!
As vezes não temos noção da fonte de nossas dificuldades, mas podemos ter certeza, que o diabo está torcendo para tropeçamos e nos afastarmos de Deus. Este é o seu maior alvo.
Não deixe que as dificuldades embacem o seu olhar tire a sua visão de Deus.
3 – Cuidado com seus amigos
Os amigos de Jó ofereceram explicações baseadas em suas opiniões. O resultado da visita não foi consolo, mas perturbação.
Busque conselhos na palavra de Deus e na boca de pessoas que conhecem e vivem segundo a vontade de Deus.
4 – Permaneça Fiel
Deus não explica tudo. É natural nos momentos difíceis perguntarmos a Deus Por que? Jó fez isso, Habacuque 1:3, e nós também a fazemos.
A resposta que Jó recebeu de Deus muitas vezes não é aceita por nós.
Deus diz que o homem sendo criatura não é capaz de entender as coisas de seu Criador, e nem é digno de questionar a sabedoria divina.
O sofrimento de Jó foi intenso, mas não durou para sempre. Deus lhe restaurou a sorte e lhe deu porção dobrada do que ele possuía.
Jó 14: 7:9 – “Há esperança para a árvore, pois mesmo cortada ainda se renovará e não cessarão os seus rebentos, se envelhecer na terra a sua raiz e no chão morrer o seu tronco. Ao cheiro das águas brotará e darão ramos como plantas novas”.
Conclusão: Vivemos dias difíceis como igreja, os problemas da vida não sugerem falta de fé, e às vezes não são provas de pecados.
Pode ser que as provações vêm como disciplina é Deus querendo nos ensinar algo! E ao invés de perguntarmos por quê? A pergunta tem que ser para que? Qual é o seu propósito em tudo isso? Jó, mesmo com a sua impaciência, as suas reclamações e os seus protestos, conservou a fé num Deus que é justo. Ele reconheceu que os seres humanos não podem compreender tudo nem explicar bem a razão por que às vezes também os inocentes sofrem. Ele foi humilde, paciente, perseverante, integro, esperançoso.
Como estar escrito em Rm 5:3 “...devemos nos gloriar nas tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança, e a perseverança, experiência e a experiência a esperança”.
Como Entender e Lidar com o Sofrimento - Andrea Vieira
Postado por Igreja Evangélica Congregacional em Santo Amaro às 20:30Marcadores: Mensagens
Assinar:
Comentários (Atom)



