1. Reconhecimento da ira não pecaminosa
Presbítero Heverton Agnelli
(Ef 4.26,27) Ninguém espera um mandamento bíblico que ordene ter raiva! Sabemos do estrago que a raiva pode causar e que também ela é produto do pecado. A idéia é que estamos lhe dando com outro tipo de ira. Existe uma forma positiva ou não pecaminosa de ira e é exatamente disso que Paulo esta falando.
Jesus expressou a ira em mais de uma ocasião. (Jo 2.14,15) Para compreender essa passagem e a ira de Jesus, precisamos entender os cambistas. Eles estavam praticando uma espécie de extorsão religiosa no solo mais sagrado do mundo. O templo era o único lugar em que as pessoas podiam ir adorar a Deus nos dias mais santos, e elas deviam levar sacrifícios. Traziam o melhor de seus rebanhos, suas ovelhas mais puras, que eram rejeitadas pela inspeção dos sacerdotes. É obvio que os sacerdotes tinham um acordo com os homens das mesas de câmbio, que por acaso tinham animais “aceitáveis”, como garantia de passar na inspeção. Os preços eram elevadíssimos e isso dificultava a participação do povo nas ofertas de sacrifício. Outro motivo que fez aumentar a ira de Jesus foi o fato dos mercadores estabelecerem seu comércio no átrio dos gentios. Esse átrio era o pátio externo do templo, o único lugar disponível para os não-judeus adorarem. Os mercadores encheram o átrio de bagagem e suprimentos para seu negócio deixando os gentios sem lugar para adorar. Jesus o salvador não só dos judeus, mas também dos gentios e humildes não aceitou uma coisa dessas. Agora sabemos o motivo da ira de Jesus. Mas o que faz a ira de
Jesus ser mais santa do que a minha ou a sua? A resposta é o objeto de nossa ira. Jesus não estava irado por causa das injustiças contra Ele, mas sim contra as injustiças feitas contra o povo e contra Deus. A ira justa nunca se preocupa com nós mesmos. É sempre a renúncia do ego.
Também observamos que Jesus teve uma reação calculada e racional, não foi um acesso de cólera incontrolável, mas uma ação redentora.
Para refletir:
Quando você se senti irado, será que podemos dizer que sua ira é santa ou pecaminosa?Justa ou injusta?Glorifica a Deus ou a você?
Palavra do Poderoso Deus:
“Um homem que se ira por motivos certos, contra as pessoas certas, da maneira certa, no momento certo e pelo tempo certo,merece elogio excelente”. A ira de Jesus abrangeu todas as fases dessa declaração (Mc3.5).




