Como foi o 5º Congresso Jovem "Poderoso Deus" Parte 1
Postado por Igreja Evangélica Congregacional em Santo Amaro às 23:16O primeiro vídeo é uma encenação da música "Intimidade" do Pr. Antônio Cirilo:
O próximo vídeo é apresentação da peça "Everything", com o grupo de teatro formado pela mocidade:
O último vídeo é a coreografia do Grupos Sementes baseada na música "Poderoso Deus" de David Quinlan:
Marcadores: 5º Congresso Jovem
Deus é um deus ilógico - Pr. José Luiz
Postado por Igreja Evangélica Congregacional em Santo Amaro às 20:30ICor.1:25Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.
Deus e a lógica humana não se dão bem, Deus é um Deus completamente ilógico
Lucas 10:21
Naquela hora, exultou Jesus no Espírito Santo e exclamou: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado.
Isso porque os sábios e os entendidos estão sempre buscando lógica.
Deus é um Deus ilógico.
1 – DEUS ESCOLHEU HABITAR EM VOCÊ
Se você fosse Deus você teria escolhido você para ser seu servo?
Você escolheria morar, habitar dentro de um cara como você?
Você já se sentiu insuportável? Que nem se agüenta?
Mas Deus olha para a terra e onde resolve morar? Em você, casa espiritual, casa cheia de falhas, com essas rugas, com esse cabelo que só você e a graça.
Que quando acorda parece que tem um cachorro morto em sua boca “querido eu preciso lhe contar algo, benzinho eu sei que você engoliu a minha meia”
Nós somos isso.
Se todos tirarem o sapato do seu pé, o que acontece?
Esse lugar fica cheio, mas não da glória.
Sabe porquê? Porque você fede.
Dá uma cheirada na pessoa do seu lado
Ela está cheirosa ou não? Mas esse cheiro não é dele é do perfume que está usando.
DIGA: “SEU ARTIFICIAL”
E vem Deus e diz: “Eu vou morar em você mesmo do jeito que você é com suas falhas”
Deus é um Deus ilógico, Ele é ilógico por causa da sua palavra.
2 – A LÓGICA HUMANA NÃO LIMITA O PODER DE DEUS
LOGO: Se Deus é um Deus ilógico, a lógica que estabelecemos não deve ser considerado como algo definitivo em nossa vida.
A vida está judiando de você?
Você está se sentindo só?
Pois saiba que Deus conhece a sua dor e qual é o nome dela, de como começou e como ela vai terminar, ELE SABE DE TUDO.
E talvez você chegou no seu limite do que você pode suportar.
E a lógica diz que não tem mais jeito, mas como Deus é um Deus ilógico, que não se limita a lógica humana, não desista porque Deus ainda não terminou de agir na sua vida.
E se você está sentindo muita dor, não acrediteno teu diagnóstico porque ele é produto da lógica humana, das circunstâncias, e Deus está acima de qualquer lógica humana.
Mesmo que para a lógica humana não tem mais jeito, para Deus ainda tem jeito sim.
3 – A ILÓGICA DE DEUS É UMA BÊNÇÃO
A Ilógioca de Deus é uma bênção
DIGA: “ O meu Deus é um Deus que não conhece lógica humana então há esperança”
Está doendo?
Você tem duas formas de encarar essa dor:
- Pela lógica humana. Você acha que Deus esqueceu de você.
- Pela ótica de Deus.
Eu creio em Deus em seu amor e se Ele está permitindo isso é para que eu cresça e vou experimentar o seu poder em mim.
Nós não devemos nos basear na lógica humana mas sim, no poder de Deus. Portanto, não se baseie na lógica humana.
Marcadores: Mensagens
Passando por cima da inveja - parte 9
Postado por Igreja Evangélica Congregacional em Santo Amaro às 08:008. Reacenda o amor de Deus em seu coração
Presbítero Heverton Agnelli
O amor {...} não a inveja. É o que Paulo diz em (1ºCo 13.4) vale a pena pensar nisso. Paulo está dizendo que a inveja e amor não podem permanecer um na presença do outro pois estão muito perto dos opostos e funcionam como pólos magnéticos. A carga magnética da inveja repele a força do amor – embora atraia muitas outra emoções indignas, como as de Gálatas 5. O amor, por sua vez, repele a inveja. O amor e a inveja são fogos que precisam ser cuidados. Um esquenta agradavelmente, o outro arde e ferve.
Portanto o amor é a resposta. Mas e se ele for reduzido a cinzas? Como reacendê-lo? A resposta é muito simples: Através da Palavra e da Oração. Somente experimentando a presença transformadora do Senhor, seu coração pode ser transformado. O Espírito Santo lhe dará a mente de Cristo, sua perspectiva e sua atitude de serviço para com as pessoas que você de outro modo invejaria. O perfeito amor lança fora o medo, mas também joga fora muitas outras coisas.
Joga fora a inveja. Expulsa a ira, o ressentimento e o desânimo. O amor é a força que faz até gigantes dar meia-volta e fugir.
O fato é que aquele que é salvo e liberto por Jesus Cristo não precisa viver escravo dos sentimentos. Nada de inveja, não se sinta fracassado, não se entregue a procrastinação, não se leve pelas dúvidas, não seja derrotado pelo ressentimento, não se sujeite a ira, não caia na tentação, não fique escravo da culpa, não se acorrente na preocupação, não tenha como amigo a solidão, não ceda ao desânimo, e vença os seus medos. O único que pode satisfazer todo o nosso ser, alma e espírito é Jesus. Vivamos para Ele e por Ele.
SEJA LIVRE! SEJA SALVO!
VIVA LIVRE! VIVA LIBERTO!
Para refletir:
Ainda existe algum gigante a ser vencido em sua vida? O que você está esperando para apresentá-lo ao Poderoso Deus?
Palavra do Poderoso Deus:
É Deus que nos lava dos pecado; que nos trás transformação; que nos torna alvos como a neve. Tenha intimidade com o Poderoso Deus e todos os dias você poderá gritar: “EU SOU LIVRE!”.
Marcadores: 5º Congresso Jovem
Passando por cima da inveja - parte 8
Postado por Igreja Evangélica Congregacional em Santo Amaro às 08:007. Confirme a bondade de Deus para você
Presbítero Heverton Agnelli
Existe algo importante a aprender a respeito do ciúme e da inveja. Nosso ressentimento presume que Deus não nos deu tudo que precisamos. Se levássemos a vida na certeza que Ele nos deu tudo, como poderíamos ser ciumentos? De quem ou de que teríamos inveja?
Quando detectar sentimentos de ciúme, faça uma lista de bênçãos. Quando e qual foi a última que você recebeu? Conte-as, enumere-as uma a uma. De que você sente falta que Deus lhe tenha suprido? E, por outro lado, quais as bênçãos fartas que ele lhe tem derramado sem que você mereça? Se você examinar seu caderninho de bênçãos e áreas a ser abençoado, tenha certeza que o saldo é positivo. Deus o tem abençoado muito além das exigências realistas que poderia fazer. Se tão somente conseguíssemos enxergar a extensão em que somos beneficiados pelas maravilhosas e preciosas bênçãos de Deus e pela graça de sua paciência com nossas incontáveis imperfeições, não nos atreveríamos a aparecer com nenhum pouco sequer de inveja!
Tirar o dia para agradecer a Deus por tudo que ELE é e faz é um ótimo antídoto para o veneno do ciúme. Você descobre exatamente como esse antídoto funciona bem no centro da Bíblia.
Tantos salmos começam com o escritor consumido por autocomiseração, ira e ressentimento pelos inimigos. Mas ao rever as bênçãos passadas, a bondade de Deus no momento atual, e a promessa Dele para o futuro, o salmista encerra a canção com uma nota diferente – o que começou com uma nota fúnebre acabou em dança de alegria.
Por que você não tenta? Escreva um salmo seu, baseado no seu ressentimento e inveja. Conte tudo o que sente! Mas aqui está o segredo: depois de derramar seus sentimentos sinceros, você é obrigado a rever a bondade de Deus em sua vida – presente, passada e promessas futuras.
Depois de algumas páginas creio que seu coração começará a mudar, a inveja não mais existirá.
Só restará um coração alegre e disposto a adorar. A GRATIDÃO TRANSFORMA A ATITUDE.
Para refletir:
Você já tirou um tempo só para listar o que Deus já fez por você?
Palavra do Poderoso Deus:
O coração agradecido fortalece a alma. O coração inveja corrompe os bons costumes e nos mata lentamente.
Marcadores: 5º Congresso Jovem
Passando por cima da inveja - parte 7
Postado por Igreja Evangélica Congregacional em Santo Amaro às 08:006. Lembre-se de seu rival em oração
Presbítero Heverton Agnelli
Agora a coisa fica interessante. Você está preparado para fazer isso?
Jesus nos mandou, mais de uma vez, orar pelos nossos inimigos, pois sabia que, se conseguíssemos fazer isso sinceramente, a batalha seria vencida. No exato momento em que pegamos o braço do rival e vamos juntos diante de Deus, a mesquinhez e a vergonha logo se dissipam diante da luz da graça divina. Não conseguimos manter o ciúme rancoroso quando os olhos de Deus estão sobre nós.
Quando oramos pelos nossos inimigos, toda raiva, ódio, rancor ou mágoa desaparece. O sentimento ruim que estávamos nutrindo some e dá lugar ao agir do Espírito Santo em nós. O milagre do perdão acontece e a recompensa de tal atitude é um coração em paz.
Pv 24.17-20 “Quando cair o teu inimigo, não te alegres, e não regozije o teu coração quando ele tropeçar; para que o Senhor não veja isso, e lhe desagrade, e desvie dele a sua ira. Não te aflijas por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos perversos, porque o maligno não terá bom futuro, e a lâmpada dos perversos se apagará”.
Não devemos invejar o aparente sucesso de nossos inimigos, pois a Bíblia nos garante que a lâmpada de cada um deles se apagará. Ore pelos corruptos, pelos bandidos, pelos ladrões, pelos assassinos, pelos pedófilos, e tantos outros, pois todos carecem da glória de Deus e precisam alcançar a salvação.
(Lc 6.27-31) “Bendiga os que vos maldizem”, faça o bem da mesma forma que gostaria que fizessem com você.
(Rm 12.17-21) “Não torneis a ninguém mal por mal...; Não vos vingueis a vós mesmos...; Se teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer...; porque fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a tua cabeça...; VENÇA O MAL COM O BEM”.
Para refletir:
Você já orou por alguém que sentia inveja de você? Você já orou pelo seu sentimento de inveja por alguma pessoa?
Palavra do Poderoso Deus:
Orar pelos inimigos é uma das atitudes na terra que fazemos que mais nos assemelha ao nosso Pai.
Marcadores: 5º Congresso Jovem
Passando por cima da inveja - parte 6
Postado por Igreja Evangélica Congregacional em Santo Amaro às 08:005. Renuncie ao pecado do ciúme
Presbítero Heverton Agnelli
Precisamos arrancar de nossos corações a raiz dessa erva daninha chamada ciúme. As Escrituras nos mostram claramente que tal atitude é pecado, é maligno e não procede de Deus.
Se o ciúme ou a inveja é algo que o incomoda, recomendo que você pare de ler agora e dobre seus joelhos e comece a fazer uma oração sincera de arrependimento diante do Senhor. Declare o que tem ti despertado o ciúme, libere bênçãos na vida das pessoas que você inveja e profetize sobre sua vida mudança, transformação e libertação nessa área. Espalhe alguns dos textos já citados na sua casa, medite neles, viva-os de modo que o Senhor arrancará de sua alma tal sentimento.
No mínimo, a inveja e o ciúme causam-lhe dor profunda na alma e tem estragado seus relacionamentos. Você tem deixado de sorrir por conta da inveja. Tem deixado de viver por conta do ciúme possessivo e doentio, que não só ti cega como impossibilita sua real felicidade. O ciúmes é a única prisão que só prende quem a construiu. O que você tem construído em seu coração? Uma fortaleza , uma ilha, uma sala escura. Não importa o ambiente, o fato é que quem sente inveja ou vive no ciúmes só tem um destino A SOLIDÃO.
Renuncie! Confesse! Se arrependa!
Satanás caiu nesse pecado. A inveja subiu seu coração. Ele melhor do que ninguém sabe como usar essa arma para destruir a humanidade. Cuidado! Não seja mais um a invejar o vitorioso.
Não seja mais um a desejar a derrota daquele que venceu. Não seja mais um a cobiçar a coroa dos outros. Deus tem uma coroa para cada um de nós (Ap 3.11).
Não tenha inveja da forma que Deus usa outro irmão!
Não tenha inveja do ministério de outra irmã!
Não tenha inveja da denominação do outro irmão!
Não tenha inveja do bom desempenho que um novo convertido!
Não tenha inveja do jeito que uma irmã ora!
Não tenha inveja do jeito que um irmão louva!
Para refletir:
Depois da meditação de hoje você ainda tem inveja?
Palavra do Poderoso Deus:
QUEM TEM O PODEROSO DEUS COMO PAI, NÃO PRECISA INVEJAR NINGUÉM, POIS JÁ TEM TUDO QUE PRECISA!
Marcadores: 5º Congresso Jovem
Como ser abençoado por Deus - Pr. José Luiz
Postado por Igreja Evangélica Congregacional em Santo Amaro às 20:30
TEXTO:GÊNESIS 12:1-3
Abraão, Isaque e Jacó – Era uma família abençoada, que cresceram em todos os aspectos, o que eles faziam, dava certo. O que era que eles tinham para crescerem?
Eles tinham a bênção de Deus. Qual era a razão dessa bênção?
Deus quer que todos cresçam na vida, que sejam abençoados, e para isso Deus usa aqueles que desejam ser usados por Ele para crescerem e abençoar os outros.
Provérbios 10:22 - A bênção do Senhor traz riqueza
6 lições:
Aprendendo com ABRAÃO
1 – OBEDEÇA A DEUS MESMO QUE NÃO ENTENDA
Abraão, rico, com muitas posses, deixa tudo para obedecer a Deus, ele não tinha filhos e foi ter um filho somente aos 100 anos de idade, Isaque. Deus falou, obedeça.
GN 13:6 Ora, a terra não podia sustentá-los, para eles habitarem juntos; porque os seus bens eram muitos; de modo que não podiam habitar juntos.
GN 13:9 Porventura não está toda a terra diante de ti? Rogo-te que te apartes de mim. Se tu escolheres a esquerda, irei para a direita; e se a direita escolheres, irei eu para a esquerda.
Enquanto Ló estava com Abraão, Ló prosperava, aonde Abraão ia a bênção de Deus o
acompanhava, porque Abraão estava realizando a vontade de Deus.
2 – SAIBA QUE DEUS NÃO VAI TE DAR UM MAPA
Porque o que Deus quer é ter um relacionamento constante conosco, e quer que caminhemos passo a passo.
3 - SEJA UMA PESSOA DE VISÃO
Deus alimentou o coração de Abraão com uma visão, um caminho de fé
GN.13:14 Disse o Senhor a Abrão, depois que Ló se separou dele:
Ergue os olhos e olha desde onde estás para o norte, para o sul, para o oriente e para o ocidente;
GN.13:15 porque toda essa terra que vês, eu ta darei, a ti e à tua descendência,
para sempre. 16Farei a tua descendência como o pó da terra; de maneira que, se
alguém puder contar o pó da terra, então se contará também a tua descendência. 17Levanta-te, percorre essa terra no seu comprimento e na sua largura; porque eu ta darei.
“Tudo o que você vê, vai possuir”
Lição: Aquilo que você não vê, você não vai possuir
“olhe” de onde você está, você vai traçar um caminho, uma trajetória, faça um planejamento.
Como é que você vai chegar lá? (ex. passaporte para viajar)
Ore, faça o que precisa ser feito, se prepare, SONHE.
4 – DEUS QUER TE USAR PARA ABENÇOAR A OUTROS
Mas para isso Deus vai te abençoar primeiro para que você possa abençoar a outros.
Entregue a Deus qualquer coisa que Ele lhe der Deus pode confiar em suas mãos alguma coisa de valor?
Deus não tem nenhum problema para te dar tudo o que você precisa para ajudar os outros
Gen 11- Babel fez o oposto do que Deus queria, não se espalharam e não povoaram a terra.
GN.12:.3 – “por meio de você todas as nações serão abençoadas” esta era a razão pela qual Deus abençoou Abraão, Deus podia contar com Abraão para abençoar as outras pessoas.
Pergunte para você mesmo:
“Quem Deus vai colocar na minha vida hoje para que eu seja uma bênção?”
Servir, perdoar, dar, orar, abraçar.
Aprendendo com Isaque
5 – A TER RESPEITO PELOS PAIS
GN 26:12 Isaque semeou naquela terra, e no mesmo ano colheu o cęntuplo; e o Senhor o abençoou.
A Bênção de Abraão passa para Isaque, Isaque mesmo vivendo numa época de crise e de fome, prospera.. Isaque plantou no meio da seca e cresceu a 100 por 1 porque Deus o abençoou, porquê ? porque Isaque honrava seus pais.
Gênesis 26:18 E Isaque tornou a cavar os poços que se haviam cavado nos dias de Abraăo seu pai, pois os filisteus os haviam entulhado depois da morte de Abraăo; e deu-lhes os nomes que seu pai lhes dera. Fale bem de seus pais, honre seus
pais.
PV 22:28 Năo removas os limites antigos que teus pais fixaram.
Efésios 6:2,3 Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra.
Aprendendo com Jacó
6 – A VALORIZAR AS EXPERIÊNCIAS QUE VOCÊ TEVE COM DEUS
GN 30:27 Labão lhe respondeu: Se tenho achado graça aos teus olhos, fica comigo; pois tenho percebido que o Senhor me abençoou por amor de ti.
Jacó trabalhou para Labão por 14 anos e houve prosperidade na casa de Labão, ele sabia que era por causa de Jacó, que o que Jacó fazia dava certo.
GN 28:12 Então sonhou: estava posta sobre a terra uma escada, cujo topo chegava ao céu; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela; V13 por cima dela estava o Senhor, que disse: Eu sou o Senhor, o Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque; esta terra em que estás deitado, eu a darei a ti e ŕ tua descendęncia; V14 e a tua descendęncia será como o pó da terra; dilatar-te-ás para o ocidente, para o oriente, para o norte e para o sul; por meio de ti e da tua descendęncia serăo benditas todas as famílias da terra. V15 Eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra; pois năo te deixarei até que haja cumprido aquilo de que te tenho falado. V16 Ao acordar Jacó do seu sono, disse: Realmente o Senhor está neste lugar; e eu não o sabia.
Jacó tem uma experiência com Deus, tem um sonho e Jacó reconheceu que Deus falou com ele e que ele tinha descendência.
Marcadores: Mensagens
Passando por cima da inveja - parte 5
Postado por Igreja Evangélica Congregacional em Santo Amaro às 08:004. Enfrentando o gigante chamado ciúme
Presbítero Heverton Agnelli
Chega a hora em que devemos nos posicionar e enfrentar o gigante. A estratégia pode ser dolorosa: precisamos renunciar nosso ciúme, pois trata-se de pecado.
Por favor, não trate o ciúme como um defeito de personalidade. Evite considerá-lo um traços genético que você não escolheu. Não atribua o ciúme ao meio social nem à educação. A Bíblia nunca sita esses fatores quando fala de ciúme. As Escrituras tratam do ciúme, sim, como desobediência pecaminosa. Gálatas 5.20 o inclui numa lista juntamente com “ódio, discórdia, ira, egoísmo”. É uma gangue perigosa, e o ciúme pode provocar qualquer um dos outros quatro pecados aqui mencionados. Paulo incluiu a inveja como sinal de “mente degradada”, quando descreve os que estão “cheios de inveja, homicídio, rivalidades, enganos e malícia”(Rm 1.29).
Novamente uma lista desagradável que a inveja pode desencadear.
Fica claro na Bíblia que devemos encarar o pecado do ciúme com seriedade fatal. Pedro diz que devemos nos despojar dele e abandoná-lo – fugir dele rapidamente (1ºPe 2.1). Tiago diz que onde há inveja e ambição egoísta, ai há confusão e toda espécie de coisas ruins (Tg 3.16). Paulo escreveu aos romanos sobre a inveja: “Comportemo-nos com decência, como quem age à luz do dia, não em orgias e bebedeiras, não em imoralidade sexual e depravação, não em desavença e inveja”(Rm 13.13). De acordo com Mateus, foi a inveja que levou Jesus à cruz: “Porque sabiam que o haviam entregado por inveja” (Mt 27.18). A inveja é a arma preferida de Satanás, a arma infalível que ele tem usado por gerações.
Ciúme e inveja, de acordo com os versículos que vimos, estão ao lado da orgia, da bebedeira, da lascívia, do homicídio e da malignidade. Não temos condições de mandá-los embora simplesmente como defeitos de personalidade. Precisamos tomar atitudes.
Para refletir:
Será que você ainda enxerga o ciúme como algo bom?
Palavra do Poderoso Deus:
Mt 5.8 “Bem aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus”.
Marcadores: 5º Congresso Jovem
Passando por cima da inveja - parte 4
Postado por Igreja Evangélica Congregacional em Santo Amaro às 07:003. As características do ciúme
Presbítero Heverton Agnelli
1º) O CIÚME DESTRÓI OS OUTROS:
Já vimos exemplos disso, começando pelo assassinato de Abel. As pessoas perdem a vida por causa do ressentimento de outras. Outros perdem o emprego e a reputação. Vidas são destruídas pelo ciúme e pela inveja, que são venenosos a ponto de conseguir nos levar ao impensável e ao irracional. Observe o ressentimento de Adolf Hitler, que o levou de soldado obscuro a ditador alemão, e verá quanto essa força com a qual estamos lidando é irracional e demoníaca.
A alguns anos atrás, a mãe de uma líder de torcida, na cidade do Texas, Estados Unidos passou do limite. Essa história saiu em várias manchetes de jornais. Duas adolescentes estavam disputando quem seria a líder de torcida, a mãe de uma delas matou a rival da filha. Nós nos perguntamos como uma coisa dessas pode acontecer, mas a inveja não tem lógica – apenas acontece. Basta dar espaço para ela e verá como uma pessoa é dominada pelo maligno.
2º) O CIÚME NOS DESTRÓI:
Eis a maior vítima da inveja: o invejoso. Caim destruiu Abel, e também destruiu a si mesmo com isso. O ciúme de Jacó o sentenciou a anos de peregrinação e de dificuldades. José se estabeleceu no Egito, mas seus irmãos sofreram sob o terrível fardo da culpa durante anos. Saul perseguiu Davi, mas a única pessoa que destruiu foi ele próprio. Os que laçaram Daniel na cova dos leões. Depois de Daniel sair sem nenhum arranhão sequer, os ciumentos foram lançados e devorados instantaneamente. O ciúme acaba devorando todos que cedem a ele. A inveja é uma arma que quem a usa para atirar nos outros acaba ferindo a si mesmo. O ciúme anda em círculos e sempre parece voltar para o ciumento.
Para refletir:
Você conhece alguém ou algum lar que foi ou está sendo destruído pela inveja? ORE POR ELE!
Palavra do Poderoso Deus:
Deus tem uma porção especial de bênçãos para cada um de nós. Planos diferentes, ministérios diferentes e ações diferentes, porém todos vindas do próprio Deus. Não temos do que invejar, pois Deus tem presentes para todos. (Jr 29.11)
Marcadores: 5º Congresso Jovem
Passando por cima da inveja - parte 3
Postado por Igreja Evangélica Congregacional em Santo Amaro às 07:002. O ciúme anda em círculos
Presbítero Heverton Agnelli
O ciúme anda em círculos de proprietários: (Gn 26.13,14)
O primeiro lugar onde encontramos o ciúme é no círculo daqueles que baseiam a vida no materialismo. Os que construíram seu mundo no reino do materialismo são alvos fáceis da inveja e do ciúme.
O ciúme anda em círculos de poder: (Nm 16.3)
Você conhece a história de Coré? Um homem que invejava a posição e autoridade que Moisés ocupava. Coré liderou uma facção rebelde contra Moisés. Em Sl 106.16, lemos que eles “no acampamento tiveram inveja de Moisés”. A dupla, chamada ciúme e inveja destruiu muitos reis no A.T.
O ciúme anda nos círculos de desempenho:
Este é um dos mais perigosos círculos de inveja. Estude a saga de Saul e Davi e perceberá como isso funciona. Saul inveja o bom desempenho de Davi em tudo que se prontificava a fazer. Não é assim hoje também? Talvez você inveje alguém na igreja, só porque ela se destaca mais. Talvez as pessoas invejem você pelo seu bom desempenho. Cuidado! A inveja se infiltra pelos corredores e bancos das mais consagradas congregações. Tenta dilacerar o corpo de Cristo. O único antídoto são as farpas de amor e de graça.
O ciúme anda em círculos profissionais: (Fp 1.15,16)
Paulo nos fala que ele sofreu inveja no círculo profissional. Quando ele estava preso, falsos pregadores surgiram, a fim de prejudicar seu ministério nas igrejas por onde passou. Será que ninguém ti inveja no trabalho? Talvez seu salário, posição ou até o fato de ter uma sala só pra você seja motivos de causar inveja as pessoas. Vigie e ore, repreenda a presença da inveja.
O ciúme ande nos círculos pessoais: (Gn 4)
Deixamos o círculo mais comum por ultimo. Esse é o que a Bíblia trata com mais freqüência.
Antes de qualquer instituição o ciúme começa em casa. Pois o alvo que Satanás quer destruir é a família. Temos Caim e Abel; Esaú e Jacó; temos a história do filho pródigo e,em muitas outra passagens.
O ciúme, portanto, anda em círculos. Quer seja no círculo familiar, nos relacionamentos, nos negócios, estamos sujeitos a encontrar com ele. O ciúme invade todos os caminhos da vida. Precisamos estar vigilantes e cuidar de cada círculo que habitamos.
Para refletir:
Você está envolvido em algum círculo de ciúme?
Palavra do Poderoso Deus:
Cuidado com os espinhos do ciúme, ele são venenosos e levam a morte.
Marcadores: 5º Congresso Jovem
Passando por cima da inveja - parte 2
Postado por Igreja Evangélica Congregacional em Santo Amaro às 07:001. Não é fácil ser roxo
Presbítero Heverton Agnelli
Pinte esse gigante de roxo – roxo, a cor da inveja. Quando você compra um carro novo, seu amigo talvez sorria e diga: “Estou roxo de inveja”. O verdadeiro sentido de estar roxo é ferver por dentro. Muitas vezes sorrimos por fora, porém a inveja verdadeira esquenta o caldeirão dentro de nós.
Paulo se dirige aos imaturos cristãos de Corinto acerca desse problema: (1ºCo 3.3). A igreja havia se dividido em duas facções – os que apoiavam Paulo e os que apoiavam Apolo. A igreja não conseguia fazer nada produtivo, e Paulo precisou intervir e repreende-los.
As palavras inveja e ciúme aparentemente se parecem muito quando a lemos nas Escrituras, porém existe uma significativa diferente entre elas.
A inveja aparenta benigna e sutil. É o comportamento típico do “eu- não- tenho”, a pessoa que se ressente de todos que têm. É silenciosa e sinistra, pronta para se regozijar com o infortúnio dos outros.
O ciúme, entretanto, refere-se a possuir algo e viver com medo de perder isso. Está sempre a procura de um novo rival. Longe de ser benigno e sutil, o ciúme é grosseiro e cruel.
A Bíblia manda que nos alegremos com os que se alegram e choremos com os que choram. Mas o individuo consumido pela inveja faz exatamente o oposto: alegra-se com o sofrimento dos outros e sofre quando estão todos dançando de alegria. Desse ponto de vista, a inveja é o mais solitário dos vícios. Ela nos isola porque todos se transformam em inimigos em potencial.
Em (Pv 14.30), lemos: “O coração em paz dá vida ao corpo, mas a inveja apodrece os ossos’. A inveja é uma forma de apodrecimento, ela se penetra na alma, vai destruindo a inocência, a confiança e a virtude. O coração em paz, ao contrário, é “vida para o corpo”. Sem inveja, você será saudável e feliz.
Para refletir:
Não precisa falar pra mim, mas pense, você sente inveja de alguém?
Palavra do Poderoso Deus:
Pv 23.17 “Não tenha em seu coração inveja dos pecadores; antes, no temor do Senhor perseverarás todo dia”.
Marcadores: 5º Congresso Jovem
Passando por cima da inveja - parte 1
Postado por Igreja Evangélica Congregacional em Santo Amaro às 07:00Os gregos antigos contavam uma história de um atleta veloz que chegou em segundo lugar. Ele estava na linha de chegada, cansado e ofegante enquanto a multidão aplaudia – não a ele, mas o vencedor.
O segundo colocado teve de permanecer ali enquanto traziam a coroa de vencedor e os demais prêmios. Precisou ficar no local com os outros perdedores enquanto se faziam discursos em homenagem ao vencedor. E teve de voltar para casa ouvindo o nome do vencedor, da boca de todos que encontrava.
O vitorioso teve uma grande estátua erguida em sua homenagem no centro das cidade. O segundo colocado tinha de vê-la todos os dias e começou a se achar um perdedor. A inveja e o ciúme começaram a tomar conta de sua alma até que ele não conseguia mais fazer nada no seu dia-dia. Por que ele não havia ganhado? Por que ele não dera aquelas duas ou três passadas que separavam o campeão do bobalhão? Toda noite, quando o sono lhe fugia, ele ia até a estátua do vitorioso. Ali ele talhava mais umas lascas de pedra do alicerce da estátua. A cada noite, a grande escultura de mármore ficava mais fraca.
Uma noite, porém, ele conseguiu mais do que imaginava. Talhou uma lasca, e a imponente imagem do atleta rachou ruidosamente e caiu para frente. O grande campeão de mármore caiu sobre o homenzinho com a talhadeira, ele morreu na hora, esmagado pela estátua. Esmagado pela imagem do homem que desprezava. Alguns diriam que o homem com a talhadeira não morreu naquele instante, mais vinha morrendo aos poucos. Foi o peso da inveja que em última instância o destruiu, dia após dia, pensamento após pensamento. A inveja transformou a alma de um orgulhoso campeão num entalhador barato, algum que escavava a boa sorte do outro. ESSE
É O VENENO MORTAL QUE CONHECEMOS COMO INVEJA.
A inveja cega, consome e mata. (Mt 27.18) Jesus sofreu o ataque de seu veneno e sobreviveu, você também pode.
Para refletir:
Você já teve esse sentimento de inveja em seu coração? Ainda existe?
Palavra do Poderoso Deus:
Foi a inveja que entrou no coração de Satanás e o fez querer desejar o trono de Deus. Um gigante tão forte capaz de derrubar um anjo merece nossa atenção. Não deixe ele entrar em seu coração, feche as portas para ele (Pv 28.22)
Marcadores: 5º Congresso Jovem
2. Combatendo o gigante chamado fracasso
Presbítero Heverton Agnelli
Já vimos que o fracasso é inevitável no mundo real e que temos razões para fracassar, então como vencer esse gigante?
1º) Reconheça o fracasso: Temos que ser firmes e reconhecer. Reconhecer que as vezes estragamos tudo. Reconhecer que tomamos decisões erradas. Reconhecer que agimos muitas vezes por impulso e fracassamos. Ser tolerante com você mesmo ou passar a culpa adiante demonstra desrespeito a sua identidade espiritual e a seu potencial divino. Assuma seu fracasso e aceita a responsabilidade.Viver uma mentira não resolve, crentes sábios lidam honestamente com seus problemas.
2º) Aceite o perdão de Deus: (Sl 103.10) Deus não nos trata segundo os nossos fracassos, mas à luz de sua graça. Confessar e se arrepender é nosso papel. A vontade de Deus é perdoar.
3º) Aplique as lições do fracasso para o êxito: O grande fator remidor do fracasso é este: temos a oportunidade de aprender o que não aprenderíamos de outro jeito. A frustração pode ser uma porta para uma nova mentalidade e novas oportunidades. “É muito provável que Deus se uma á uma pessoa que ainda não sofreu profundamente”.
4º) Aceite o fracasso como um fato da vida, não um modo de vida: O fracasso é algo que realizamos, não aquilo que nos transformamos. Nunca deixe ninguém chamá-lo de fracassado e nem de perdedor.
5º)Levante-se do fracasso e recomece: Podemos passar anos remoendo a frustração de um negocio, de um casamento ou um sonho, mas a única atitude sábia é apresentá-la diante de Deus, reconhecê-lo, depois erguer-se e prosseguir como um ser humano mais forte e mais sábio.
6º) Evite julgar o fracasso alheio: Devemos tomar cuidado com a maneira de lhe dar com o fracasso doa outros. Não rotule as pessoas. (Lc 7.44-47) As aparências enganam.
Para refletir:
Você está disposto a vencer o fracasso agora?
Palavra do Poderoso:
O homem vê o exterior, porém o Senhor vê o interior do homem e sabe do seu potencial para vencer. Creia nisso! Os vencedores não são os que nunca tropeçam, mas os que conseguem levantar todas as vezes que caem.
Marcadores: 5º Congresso Jovem

1. Enfrentando o gigante chamado fracasso
Presbítero Heverton Agnelli
O fracasso é garantido: não se esqueça disso. Espere, mais cedo ou mais tarde, ele virá. Isso não é um ataque de pessimismo, mas sim uma dose saudável de realidade. Escrevendo aos coríntios, Paulo abordou o problema do fracasso dessa forma : (2ºCo 4.7). Que tesouro é esse? O Evangelho, claro. Deus nos deu o maior presente imaginável e o confiou à fragilidade e falibilidade dos homens. Foram encontrados manuscritos da Palavra de Deus em vasos de barro: jarros de barro guardados em uma caverna. O vaso se quebrará e até a caverna se desfará, mas a Palavra do Poderoso Deus permanece para sempre. Tudo nesse mundo está condenado ao fracasso, até os mares e as montanhas um dia acabarão. Mas Deus nos confiou seu Espírito e a Verdade de sua Palavra. A luz de Deus brilha forte em nossa escuridão e a força Dele se destaca ainda mais diante de nossa fraqueza. (2ºCo 4.8-10).
Sim, somos pressionados por todos os lados. Ameaçados pelo fracasso, pelo nocaute. Eé isso que significa ser humanos. Como lemos em (Tg 3.2) “Todos tropeçamos de muitas maneiras”.
Deus não fica surpreso com nosso fracasso. (Sl 103.13-14). Ele conhece nossa estrutura e prevê nosso fracasso. A Bíblia diz que não temos um sumo sacerdote que não possa se compadecer de nossas fraquezas – ELE entende (Hb 4.15,16). Paulo nos dá quatro razões para o fracasso (2ºCo 4.17-18):
1º) Fracassamos agora para ter êxito depois. “A aflição atual significa a glória futura”.
2º) Fracassamos no que é secundário para ter sucesso no que é importante. “Sofrimentos leves e momentâneos” e “uma glória eterna”.
3º) Fracassamos no temporário para ter êxito no eterno. “Tudo é transitório”.
4º) Fracassamos na aparência para ter êxito no interior. “Nós nos preocupamos tanto com a aparência e Deus se preocupa tão pouco com elas”.
Por isso, Paulo vai dizer para que não desanimemos. A vida é infelicidade total para aqueles que desanimam. Lembre-se que a visão do topo pode nos corromper; mas a visão do fracasso nos traz sabedoria.
Para refletir:
Você já resolveu tirar lições de crescimento de cada situação que fracassou?
Palavra do Poderoso Deus:
“Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia” (2ºCo 4.16).
Marcadores: 5º Congresso Jovem
A graça de Deus - Pr. José Luiz
Postado por Igreja Evangélica Congregacional em Santo Amaro às 19:30
TEXTO: II COR. 12:1-10
Paulo fala sobre as feridas e dos espinhos que nos machucam, sobre o espinho na carne que ele tinha, espinho esse que não foi revelado qual era.
V. 2 - Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo năo sei, se fora do corpo năo sei; Deus o sabe) foi arrebatado até o terceiro céu. Três céus:
- Onde estão as nuvens
- Onde estão as estrelas
- Onde está o trono de Deus
6 lições:
1 – NÃO EXISTE SERES HUMANOS QUE SÃO MELHORES DO QUE OS OUTROS
Somos todos iguais
V.3 Sim, conheço o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, năo sei: Deus o sabe),
V. 4 que foi arrebatado ao paraíso, e ouviu palavras inefáveis, as quais năo é lícito ao homem referir. V.:5 Desse tal me gloriarei, mas de mim mesmo năo me gloriarei, senăo nas minhas fraquezas. V.6 Pois, se quiser gloriar-me, năo serei insensato, porque direi a verdade;
Essa experiência que Paulo teve, ele não contou porque ele não queria gerar nas pessoas uma expectativa de que ele era melhor do que os outros
V.7 - E, para que me năo exaltasse demais pela excelęncia das revelaçőes, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de que eu năo me exalte demais; É como Satanás dizesse; Baixa a bola porque você também não tem moral para falar mal dos outros.
Quem não tem podres na vida?
Imagine o caos se cada um de nós pudesse ouvir o pensamento do outro?
Pensamentos que fogem do nosso controle. Deus só atua nas pessoas humildes.
2 – PARA SER FELIZ EU NÃO PRECISO SER LIBERTO DOS ESPINHOS E SIM EU PRECISO DA GRAÇA DE DEUS NA MINHA VIDA.
V.8 – “acerca do qual três vezes roguei ao Senhor que o afastasse de mim;” E Paulo orou para que Deus o libertasse, mas em vez de Deus o libertar, dize no versículo 9 “a minha graça te basta e essa fraqueza você terá que viver com ela pelo resto da sua vida, mas para
compensar Eu vou aumentar a porção da graça na sua vida”
Quando Deus nos abençoa, ele também nos mostra de alguma maneira, dolorosa ou não, que somos dependentes dele, que tudo o que fazemos nada mais é do que ele nos usando.
3 – A GRAÇA DE DEUS É O SUFICIENTE
V. 9 “e ele me disse: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Por isso, de boa vontade antes me gloriarei nas minhas fraquezas, a fim de que repouse sobre mim o poder de Cristo.”
A graça de Deus se faz presente – ela nos envolve, nos aquece, nos protege, nos guarda, não nos sufoca pela intranqüilidade do mundo externo.
O que será que é melhor então? Passar pela vida com a graça de Deus ou não ter problemas algum e viver sem a graça?
É impossível viver sem a graça de Deus, Ele não tirou a dificuldade de Paulo, mas Deus o abraçou com a graça.
4 – QUE O NOSSO PROBLEMA NÃO É A DOR
V. 10 – “Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguiçőes, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco, entăo é que sou forte”. Deus não tirou a dor de Paulo.
Como é que alguém pode sentir prazer com dor?
Resposta: Mergulhando no rio da graça de Deus
Se a graça de Deus é o suficiente, então temos que mergulhar nessa graça.
5 – NÃO PRECISAMOS MAIS ESPERAR QUE TODOS OS PROBLEMAS SEJAM RESOLVIDOS PARA SERMOS FELIZES.
V. 9,10 – Não espere acabar a dor para ser feliz, Paulo se alegra com a graça de Deus
Não tenha medo da sua fraqueza porque é na fraqueza que a glória de Deus se manifesta
Se Paulo foi usado por Deus mesmo com esse espinho na carne, então, nós também podemos ser usados por Deus e ser feliz mesmo com os nossos espinhos.
6 – DEVEMOS DESCANÇAR NA GRAÇA DE DEUS
(Salmo 91:1,2) O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente, diz ao Senhor: Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio.
Sombra – Quer dizer que Ele está lá
Quem é vencido pelo medo não está descansando na Graça de Deus, tem muita gente deixando de viver por causa do medo.
O nosso problema é em não acreditar no poder da Graça de Deus.
Marcadores: Mensagens
11ª Semana: Orem por estas pessoas
Postado por Igreja Evangélica Congregacional em Santo Amaro às 08:00Grupo Alfa
Líderes: Fátima e Ivani
Ester
Guilherme
Gustavo
João Pedro
Manoel
Larissa
Henrique
Amandinha
Marcadores: Campanha de Oração
Quando chegou a idade adulta, o jovem tinha colecionado muitos pequenos empregos até os 20 anos, quando foi demitido de uma loja. Mas a idéia de ter uma loja sua o atraía. Aos 23, ele pediu um empréstimo que o permitiria entrar num pequeno negócio. Mas a onde de má sorte continuava, seu sócio morreu três anos depois. Agora a divida do jovem era mais do que o dobro de antes e parecia que ele levaria anos só para quitá-la.
Não teve sucesso nos relacionamentos. Aos trinta, ainda estava solteiro. Pediu uma moça em casamento depois de quatro anos de namoro, mas ela recusou. Foi apenas mais um fracasso, estava acostumado.
Duas vezes se candidatou ao Congresso e, nas duas, evidentemente, perdeu. Aos 37 anos, porém, com mais da metade da vida pela frente, finalmente conseguiu eleger-se parlamentar, mas não foi reeleito! Fracassou em duas tentativas para o Senado. Não conseguiu se eleger vice-presidente. Ninguém mais do que ele tinha consciência de seu legado de fracassos. “Sou o mais infeliz doa viventes”, disse. “Se algum dia vou melhorar, não dá para dizer”.
Alguns talvez digam que ele não sabia a hora de desistir – e a maioria dos americanos se agrada por ele não ter desistido. Aos 41 anos, Abraham Lincoln veio a ser talvez o maior dos presidentes dos Estados Unidos.
Talvez a história de sua vida não se compare a esse que relatei, mas com certeza você já passou por momentos de fracassos em sua vida. Um relacionamento que não deu certo. Um emprego que escapou pelos seus dedos. Uma vaga naquela escola ou faculdade que não foi sua. Um voto ou promessa feita e que você fracassou ao cumprir. Como encarar esse gigante?
Todos nós temos que algum dia cedo ou tarde enfrentá-lo. A grande questão é como superá-lo?
Como vencer um gigante que desde do dia em que nascemos nos persegue. Esperando, sedento por um tropeço nosso, para então nos tornar o seu refém por toda a vida. A notícia boa é que
Jesus já pagou o resgate e se fez fracassado em nosso lugar, para que fossemos, Nele, mais do que vencedores.(2ºCo 8.9) ; (Rm 8.37).
Para refletir:
O fracasso já ti fez desistir de alguma coisa?
Palavra do Poderoso Deus:
Quem se rende ao fracasso, sentencia-se a derrota antes mesmo de tentar.
Marcadores: 5º Congresso Jovem
Evitando a procrastinação - parte 6
Postado por Igreja Evangélica Congregacional em Santo Amaro às 08:00Presbítero Heverton Agnelli
A vida reserva momentos de definição para cada um de nós – momentos em que Deus atravessa o tempo e o espaço e trata conosco, direta e pessoalmente. Ouvir a voz de Deus de forma clara, sentir a sua presença de forma nítida. À medida que crescemos na fé, esses momentos ficam mais freqüentes. Chegamos a um ponto em que a voz do Senhor é quase sempre clara e discernível. Não podemos ter certeza de nada, mas, até agora, todos os ontens foram seguidos por um amanhã. Mesmo assim, talvez você nunca mais ouça a voz de Deus tão claramente quanto hoje. Talvez nunca mais tenha aquele mandamento forte de obedecer a Ele. Deus é persistente, mas a vida é pouco previsível. Sua mente pode estar ocupada com outros pensamentos amanhã. A necessidade já pode ter evaporado, e a janela da oportunidade pode ter sido fechada. Amanhã tudo muda, hoje é o dia que Deus escolheu para chamar sua atenção, e com Deus não há coincidências. (Is 55.6).
Deus nunca para de falar, nós é que paramos d ouvir. Há momentos decisivos, em que os lábios
Dele e os nossos ouvidos estão sincronizados, apenas durante um minuto de clareza, de urgência. E essa é a hora de agir. (Sl 119.60).
O que você vai fazer com Jesus? Não está na hora de se render a Cristo que o ama? Não está na hora de sair dessa vida de pecado que só conduz a tristeza e destruição? Não está na hora de dizer sim a obra que o Espírito de Deus colocou em seu coração – alguma missão, ministério, ou chamado que DEUS separou para você? Quanto tempo ainda Ele vai insistir? E quanto tempo ainda você vai adiar? Não está na hora de por a casa em ordem? De resolver seus conflitos com o seu marido, com sua esposa, com seus filhos, com seus irmãos? Não está na hora de começar a honrar a Deus em suas atitudes? Com o seu trabalho?
Trate o presente com honra, e será honrado pelo futuro. Chamamos isso de legado. Como a linhagem de Abraão, cujos os filhos seriam tantos quantos os grãos de areia do mar e as estrelas do céu. RICO será o LEGADO do homem que honrar a Deus investindo nos preciosos momentos que ELE lhe deu.
Para refletir:
Que tipo de legado você está deixando para o futuro?
Palavra do Poderoso Deus:
Tudo é feito de tempo, e este exato momento está nas suas mãos. Glorifique a Deus com ele. Faça a escolha certa, não adie, faça!
Marcadores: 5º Congresso Jovem
Evitando a procrastinação - parte 5
Postado por Igreja Evangélica Congregacional em Santo Amaro às 08:00Presbítero Heverton Agnelli
Quais as questões que você ainda não acertou? Está presumindo que haverá amanhã, ou mês seguinte, ou próximo ano, sem ter certeza se haverá mesmo?
Amanhã é uma proposição incerta. “Não se gabe do dia de amanhã, pois você não sabe o que este ou aquele dia poderá trazer” (Pv 27.1). Somente o hoje está e nossas mãos, Deus nos fixou no tempo. Ele o prende ao presente para desligá-lo do passado e do futuro. A Bíblia emprega dezoito metáforas diferentes para nos fazer lembrar a brevidade e a incerteza da vida. É como neblina, que aparece por um instante e depois se dissipa para sempre. Você já planejou um piquenique para amanhã e choveu. Você quer pagar suas contas amanhã e seu filho adoece. Amanhã você vai começar uma dieta, amanhã você vai passar algum tempo com Deus, amanhã você vai ligar para seu avós. A procrastinação não entende que a vida é incerta.
Você já desejou ter um pedacinho do ontem de volta? Só um pedacinho, para falar com aquela pessoa que veio a falecer, para se despedir, para dizer o quanto a ama? Um irmão ou uma irmã que você perdeu? Talvez voltar no passado para fazer aquele pergunta que ti consome até hoje?
SE EMPILHAR MUITOS AMANHÃS, VOCÊ TERÁ MUITOS ONTENS VAZIOS.
Tiago foi um dos três homens que dormiu no jardim enquanto Jesus agonizava na noite de sua paixão. Depois da ascensão de Jesus, Tiago descobriu o que significava perder a pessoa mais importante do mundo – tarde demais para dizer, em carne, o que não foi dito. Ele escreveu uma carta sobre a vida cristã, talvez a mais exortativa de todas as epístolas, contendo um mandamento em cada dois versículos. Entre os conselhos sábios de Tiago temos este (Tg 4.13,14), AMANHÃ, Tiago diz, é a palavra mais perigosa da Bíblia. É presunçosa, preguiçosa, imprudente. Deus prefere HOJE. (Hb 3.13). O pecado endurece o coração, sustente-o até amanhã e verá como ele está mais forte. Faça agora! Abandone hoje! Se entregue já! Lembre-se do que aconteceu ao coração de Felix. Pode acontecer com você.
Para refletir:
O que você ia fazer hoje que ficou para o amanhã?
Palavra do Poderoso Deus:
HOJE É TEMPO DE AMAR, LOUVAR, CLAMAR, AGIR E PREGAR. AMANHÃ SÓ A DEUS PERTENCE.
Marcadores: 5º Congresso Jovem
Evitando a procrastinação - parte 4
Postado por Igreja Evangélica Congregacional em Santo Amaro às 08:00Presbítero Heverton Agnelli
Essa é sem dúvida alguma a possibilidade mais perigosa de todas. Todo ano, todo dia, todo momento, a procrastinação afasta as pessoas dos portais do céu. Talvez a melhor narrativa bíblica sobre este problema esteja em Atos 24.22-27. Vamos saber um pouco mais da história desses personagens:
Félix, cujo o nome verdadeiro era Antonius Félix, era grego de nascimento. Tinha algum laço forte no império romano e foi indicado procurador da Judéia por seu irmão. Por causa da indicação, Félix foi quem ouviu a argumentação de Paulo quando o apóstolo foi acusado injustamente de sedição. Drusila, a esposa de Félix, era uma das três filhas de Herodes Agripa I, o mesmo rei que mandou matar Tiago, irmão de João e tentou matar Pedro. Seu tio-bisavô,
Herodes Antipas, decapitou João Batista. E seu bisavô, Herodes o Grande, promoveu a mortes de crianças em Belém, na tentativa de eliminar o Messias recém-nascido. Essa era a família de Drusila – linhagem distinta e diabólica.
No início da história, Paulo está se apresentando diante de Felix, para Paulo não importava muito onde ele estava, o mundo era seu púlpito e o evangelho o seu canto. Paulo então aborda Felix e
Drusila com um sermão evangelístico e organizado. É evidente que o casal não estava esperando ouvir este tipo de sermão tão incomum vindo de um prisioneiro. JUSTIÇA- DOMINIO PRÓPRIO- JUIZO VINDOURO. Ambos eram injustos, não tinham domínio próprio e iam enfrentar o juízo vindouro. Félix ficou amedrontado. A voz de Deus havia alcançado a sua alma e Félix estava atemorizado diante de seu pecado e culpa. Mas veja agora a fala do procrastinador: At 24.25 “Basta, por enquanto! Pode sair. Quando achar conveniente, mandarei chamá-lo de novo”. Veja que familiar essa fala e que tão contemporânea. Talvez você mesmo já as usou, e eu também. “Liga depois”, “agora estou ocupado para ouvir de Jesus”, “passe outra hora”. A oportunidade veio para Félix e sua esposa e eles adiaram para aceitá-la. Quando a voz de Deus o chamar, não cometa o erro de esperar até amanhã. Pode ser tarde demais!
Para refletir:
Você conhece alguém que tem adiado se render a mensagem de salvação?
Palavra do Poderoso Deus:
Porque adiar a felicidade, se podemos gozar da eternidade com Deus desde agora. Não resista a voz que fala ao seu coração simplesmente se RENDA!
Marcadores: 5º Congresso Jovem
Evitando a procrastinação - parte 3
Postado por Igreja Evangélica Congregacional em Santo Amaro às 08:00Presbítero Heverton Agnelli
Não é preciso ser cristão para entender esse ponto. Não há procrastinador que seja bem-sucedido.
Um dos maiores segredos do sucesso é viver um momento de cada vez e investir nele da melhor maneira possível. Leia histórias de homens e mulheres que encontraram o sucesso e descobrirá inevitavelmente tratar-se de pessoas que levavam o tempo a sério. Alguns anos atrás, houve um consultor administrativo chamado Ivan Lee. Charles Schwab, diretor da Bethelem Steel, contratou-o para que o ajudasse a ser mais produtivo. Lee sorriu e lhe deu um plano desanimador de tão simples. Ele disse: “ Toda noite, escreva as seis coisas mais importantes que você tem para fazer no dia seguinte. Liste-as em ordem de importância. Na manhã seguinte venha para o trabalho e faça o que está no topo da lista. Quando você acabar de fazer a primeira coisa, faça a segunda”.
Schwab perguntou a Lee quanto custava esse conselho. Lee respondeu: “Use o plano rigorosamente alguns meses depois decida quanto vale o meu plano e me mande um cheque”.
Mais tarde, Lee recebeu um cheque no valor de 25 mil dólares por aquele simples conselho – uma boa quantia no início do séc xx.
Já tentou esse plano? Faça uma lista de prioridades e vai se impressionar ao descobrir como o seu dia rende.
O tempo é a estrutura molecular espiritual de nosso mundo. Nossa carreira é composta de tempo. Nosso casamento e o sucesso familiar dependem de tempo. Nosso relacionamento com Deus é avaliado pelo tempo. Será que quando você tiver que prestar contas a Deus pelo seu tempo investido, ELE irá se agradar do resultado? (Ec 3.1), existe tempo pra tudo. Quer ser um vitorioso, invista o seu tempo em se relacionar com Deus e deixe o Poderoso Deus mudar a sua História.
Para refletir:
Quantas coisas você já perdeu porque adiou tanto que acabou desistindo de continuar?Qual projeto em sua vida está parado necessitando de um reinício?
Palavra do Poderoso Deus?
Nunca ouvi falar de alguém que se tornou vencedor sem ter de ir até o fim. Você pode começar muitas coisas de uma só vez, mas para terminá-las terá que ser uma de cada vez, senão você terá muitas coisas começadas e nenhuma delas concluídas.
Marcadores: 5º Congresso Jovem
Evitando a procrastinação - parte 2
Postado por Igreja Evangélica Congregacional em Santo Amaro às 08:00Presbítero Heverton Agnelli
Jesus era severo quanto a questão de perda de tempo. (Lc 9.59-62). Parece uma forma rígida de abordar jovens recrutas, mas não é. O raciocínio de Jesus é que devemos controlar nossa tendência de por as coisas mais importantes em segundo plano. Em todos os instantes precisamos se sábios para saber investir o nosso tempo. A vida se passa com tanta facilidade e quase nada se fez de valor eterno, ou de fato nada. Jesus está só observando, pois ter compromisso com Ele significa mudança de prioridade dos valores da vida – mudança imediata.
O tempo é a cédula onde você elege o que é mais importante na vida. Até os discípulos que eram mais íntimos de Jesus custaram para entender esse ensinamento. Quantas vezes eles esboçam um coração cheio de segundas intenções, deixando aquilo que era prioridade para depois. Em Mateus cap. 26 a prioridade era orar e vigiar com o Mestre, mas adiaram isso, dormir foi o principal a se fazer. Quantas vidas eles poderiam ter ganho para Jesus, mas adiavam o principal, pois queriam um rei e um reino e gloria. Claro que depois com muito custo entenderam essa verdade Bíblica e cada um escreveu textos para fortalecer esse verdade. Seu tempo é seu tesouro, gaste-o com sabedoria. O que você pode fazer por Deus? Como pode investir esta hora?
Precisamos aprender a ouvir a voz de Deus, principalmente quando se trata do uso imediato do nosso tempo. Se conseguíssemos fazer isso, os frutos de nossa vida seriam um pomar tão amplo que alimentaria o mundo. Perdemos oportunidades de servir. Quantos milagres deixam de ser realizados porque adiamos as decisões? Quantas vidas estão morrendo só nesse minuto em que você lê essa frase? Você está trocando o principal, pela sua vontade. O essencial, pelo desejo da carne. Deus cobrará cada escolha que você tomou e cada vida que você desistiu. Não perca tempo, sirva. Não adie, faça.
Para refletir:
Seja sincero, se você não adiasse tanto para servir a Deus você acha que seu bairro seria o mesmo?
Palavra do Poderoso Deus:
Buscar o reino em primeiro lugar é abandonar a sua vontade em primeiro lugar; Não seja um espectador do mover de Deus, seja participante do mesmo, Deus não divide sua gloria, mais quer dividir as tarefas.
Marcadores: 5º Congresso Jovem
Evitando a procrastinação - parte 1
Postado por Igreja Evangélica Congregacional em Santo Amaro às 08:00Ah, vai dizer que isso nunca aconteceu com você? Adiou tanto para fazer aquele trabalho da escola que acabou não entregando. Relutou tanto para arrumar seus documentos que quando mais precisou não encontrou.
Um estudioso certa vez pesquisou a Bíblia para descobrir as palavras mais relevantes das Escrituras. Queria encontrar a palavra mais triste, a mais feliz, a mais emotiva e assim por diante. Quando procurou a palavra mais perigosa da Bíblia, encontrou amanhã. Essa palavra é um ladrão, rouba sonhos dos sonhadores, talentos dos talentosos, e dos capacitados, rouba-lhes as conquistas. Impede que os homens e mulheres venham a Cristo e descubram o tipo de vida que Deus quer para eles. Um dos grandes pregadores da história, Charles H. Spurgeon, disse: “Amanhã, amanhã, amanhã! Infelizmente, o amanhã nunca chega! Não existe em nenhum calendário, senão no dos tolos”.
Vivemos em uma geração de abandonos. Maridos que abandonam o casamento, mulheres que abandonam a fé, filhos que abandonam os estudos, sociedade que abandona o oprimido. Mas o que é que ouvimos da boca deles, amanha será diferente, no futuro eu continuarei a lutar.
Adiamos tantas coisas importantes em nossa vida, que nos acostumamos em ter tudo pela metade. Uma casa sem reboques, um casamento sem estrutura, um namoro sem bases, um ministério sem preparo.
A procrastinação é um ladrão de tempo. Como seria se Jesus tivesse adiado o seu plano? Será que o gigante a ser vencido em sua vida se chama procrastinação? E pior, será que a decisão mais importante da sua vida ainda não foi tomada porque você vem adiando? Passos de fé não esperam, são dados. Cautela não é comodismo. QUEM TEM UM HISTÓRICO DE ABANDONO EM SUA VIDA É UM SÉRIO CANDIDATO DE ABANDONAR A FÉ! (Mt 16.24) O convite que Jesus nos faz é pra agora, não demore em aceita-lo, pode ser tarde demais.
Para refletir:
Quantas coisas na sua vida você não concluiu porque foi adiando, adiando até abandonar de vez?
Palavra do Poderoso Deus:
Mt 10.22 “ Sereis odiados de todos por causa do meu nome; aquele, porém, que perseverar até o fim, será salvo.” Deus não desiste, seus filhos também não.
Marcadores: 5º Congresso Jovem
Vencendo as batalhas da vida - Pr. José Luiz
Postado por Igreja Evangélica Congregacional em Santo Amaro às 20:30TEXTO: ÊXODO 17:6-12
Você alguma vez já questionou a Deus sobre o porque está acontecendo tantas lutas na sua vida?
6 Eis que estarei ali diante de ti sobre a rocha em Horebe; ferirás a rocha, e dela sairá água, e o povo beberá. Moisés assim o fez na presença dos anciãos de Israel.
O povo estava murmurando querendo água para beber e Deus faz brotar água da rocha.
8 Então, veio Amaleque e pelejou contra Israel em Refidim.
E logo após esse milagre, Amaleque se levanta contra Israel, e Moisés sobe no alto do monte e
11 Quando Moisés levantava a mão, Israel prevalecia; quando, porém, ele abaixava a mão, prevalecia Amaleque. 12 Ora, as mãos de Moisés eram pesadas; por isso, tomaram uma pedra e a puseram por baixo dele, e ele nela se assentou; Arão e Hur sustentavam-lhe as mãos, um, de um lado, e o outro, do outro; assim lhe ficaram as mãos firmes até ao pôr-do-sol. 13 E Josué desbaratou a Amaleque e a seu povo a fio de espada.
4 LIÇÕES para vencermos as batalhas da vida:
1 – SAIBA QUE É POSSÍVEL TERMOS BATALHAS NA VIDA MESMO ESTANDO NA PRESENÇA DE DEUS.
Deus prova que está presente fazendo brotar água da rocha e mesmo com Deus presente o inimigo se levanta contra Israel.
O fato de estar na presença de Deus não garante que não passaremos por lutas.
A dor vem mesmo estando na presença de Deus
Será que Deus está vendo a nossa dor?
O fato de estarmos enfrentando lutas não significa que Deus se afastou.
Tem alguém aí que está lutando a muito tempo? É luta após luta?
Pois saiba que Deus não te abandonou.
DIGA:”O Senhor é contigo”
Saiba que quanto mais lutas você enfrenta, mais vitórias você tem.
DIGA: “Você é um guereiro”
Como Moisés venceu?
2 – TEMOS QUE FAZER AMIZADE COM AS PESSOAS CORRETAS
9 Com isso, ordenou Moisés a Josué: Escolhe-nos homens, e sai, e peleja contra Amaleque; amanhã, estarei eu no cimo do outeiro, e o bordão de Deus estará na minha mão. 10 Fez Josué como Moisés lhe dissera e pelejou contra Amaleque; Moisés, porém, Arão e Hur subiram ao cimo do outeiro.
Moisés fez aliança com as pessoas corretas, que tinham boas idéias, que tinham iniciativa.
Moisés escolhe a Josué para ir na batalha e escolhe a Arão e Hur para ir com ele no monte.
Se Moisés tivesse subido ao monte sózinho ou com pessoas sem iniciativa, não teria ganho a batalha.
Muitos problemas que temos são porque não compartilhamos com as outras pessoas.
Com que tipo de pessoas você tem feito aliança e amizade?
Quais são os amigos que você tem que podem acrescentar coisas boas na sua vida?
Muitos por causa das más companhias abandonaram a fé
(Prov. 17:17) Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão.
Se você tem um amigo, ele vai estar com você em qualquer circunstância.
Olhe para os seus amigos e veja como é o seu relacionamento com a sua família e com Deus, se coloca Deus em primeiro lugar, pois quem ama a Deus, serve a Deus e abre mão de outras coisas para estar com Deus.
“História da briga do cachorro branco contra o negro.......o cachorro que eu alimento é o que vai ganhar na próxima briga”
A sociologia diz que você é fruto do meio em que você se relaciona, e em que meio você anda? Invista mais nas amizades e começe em ser amigo de Deus
Você se transforma naquele com quem você se relaciona.
3 - SAIBA QUE O CANSAÇO É UM GRANDE INIMIGO
11 Quando Moisés levantava a mão, Israel prevalecia; quando, porém, ele abaixava a mão, prevalecia Amaleque
Muitas vêzes o inimigo está em nós e não lá fora.
Um homem cansado não consegue celebrar nenhuma área da sua vida, não tem paciência, não tem perseverança.
E esse cansaço pode ser físico ou mental, no caso de Moisés era físico, e se não fosse os seus amigos, aquele cansaço se tornaria em derrota.
Entenda qual é o dipo do seu cansaço e descanse:
Conheça-se melhor, reconheça os seus limites porque você é limitado.
Dê um tempo para você mesmo, desenvolva a nobre arte de não fazer nada.
A Igreja tem que ser um lugar onde encontramos descanço, refrigério, tem que ser um lugar prazeiroso onde você se sinta bem.
Aprecie a natureza, abrace uma árvore.
Brinque com as crianças (filhos, netos, sobrinhos).
“Não sois máquinas, homens é que sois” - Charles Chaplin
4 – ESCOLHA MELHOR QUEM ADMINISTRA A SUA VIDA ESPIRITUAL
Moisés era homem de Deus e Josué o obedece bem como Hur e Arão.
Em Malaquias 2 fala para que o sacerdote honre o nome de Deus.
O que você anda ouvindo com relação aos valores espirituais?
Cuidado com quem você deixa impor as mãos sobre você.
Marcadores: Mensagens
10ª Semana: Orem por estas pessoas
Postado por Igreja Evangélica Congregacional em Santo Amaro às 09:00
Grupo Caseiro "Renascer"
Michella
Jheniffer
Luciane Venâncio
Moab
Tito
Tiane
Luciane
Maria Luiza
Dona Geralda (Dona G.)
Dona Antonia
Dona Tereza
Dudu
Iolanda
Vanessa
Niel
Tatiane
Elmarques
Neia
Sueli
Neto
Lucia
Carolina
Sandra
Maria Geralda
Marcadores: Campanha de Oração
Desarmando suas dúvidas - parte 3
Postado por Igreja Evangélica Congregacional em Santo Amaro às 08:00Presbítero Heverton Agnelli
1º) Reconheça pessoalmente suas dúvidas:
Isto já lhe aconteceu: Chegar à igreja e presenciar pessoas se quebrantando na presença de Deus, outros orando com um fervor, outros testemunhando de sua presença fantástica na semana que passou e todos ao seu redor dizendo: “Amém!”, e você não sentindo nada além de uma enorme dor de cabeça, devido a sinusite, e trazendo dentro de si uma quantidade infinita de dúvidas como: Não tenho sentido Deus em minha vida há um bom tempo, meu trabalho não vai nada bem, minha família esta um caos. Aí você se senta no banco e finge que esta tudo bem. Não camufle suas emoções confusas em sorrisos amarelados. Você precisa reconhecer para você mesmo que as coisas não vão nada bem com sua alma. Tomé assumiu suas dúvidas em publico e alcançou as respostas. Reconheça suas dúvidas e liberte-se das máscaras.
2º) Expresse claramente suas dúvidas:
A dúvida sem nome é aquela que você não deve abrigar. Identifique-a, defina claramente e enfrente-a. Cristalize seu pensamento e aponte o dedo precisamente para a causa da sua incerteza.
Quantas mentes já se debateram com a questão da ressurreição? Quantos teólogos questionam o mal ou o pecado? Mentes ilustre já se debateram antes de você e isso só serviu para fortalecer a fé de cada um deles, com certeza vai fortalecer a sua.
3º) Reconheça suas dúvidas em oração:
Transforme suas dúvidas em perguntas; transforme suas perguntas em oração; e leve suas orações a Deus.
(Jz 6.12,13) As dúvidas de Gideão surgiram bem na presença de um anjo. O anjo testificou que Deus estava presente, mas Gideão foi corajoso ao dizer: “Você esta brincando! Se Deus está conosco, por que nossa terra foi dominada por esses criminosos? Se Deus está conosco, onde estão todos aqueles milagres dos quais nossos avós não paravam de falar?”. O texto vai nos revelar que o próprio Deus respondeu as indagações de Gideão. Não só as de Gideão mais poderíamos citar aos questionamentos de Sara (Gn 18.9-15); As lágrimas em forma de perguntas do profeta Jeremias; Os salmos cheios de questionamentos de Davi; E até os diálogos longos que Jó tinha com Deus.
As pessoas mais brilhantes e exemplares da Bíblia não foram heróis porque não tiveram dúvidas; foram heróis porque as confrontaram e conquistaram as respostas.
4º) Analise as evidências diligentemente:
Por que não confrontamos nossas dúvidas? Porque tememos, lá no fundo, que as dúvidas vençam. Achamos que de alguma forma o cristianismo é mais fraco que seus acusadores.
As proposições bíblicas permanecerão de pé quando todas as outras teorias em moda se dissiparem. No Século xix, Friedrick Nietzsche proclamou: “Deus está morto”. Duzentos anos depois, Deus proclama que Friedrick Nietzsche está morto. É assim que funciona. Não se encontram falhas na Palavra de Deus; ela encontra falhas em você.
5º) Aceite as limitações com humildade:
Há outro dado que devemos considerar – as limitações de lidar com a dúvida. No final, alguns mistérios persistem. Se não fosse assim, acabaríamos ficando sem nenhuma santidade, sem a transcendência de Deus. A fé deve conter seu próprio grau de mistério.
Nós temos o conhecimento limitado, nem tudo podermos compreender, nem tudo, Deus pode nos revelar. “ Em face de minhas ilimitadas limitações, tudo o que posso fazer é curvar-me com humildade diante do Poderoso Deus e dizer: Senhor, Tu conheces minhas deficiências. Conheces a capacidade limitada do disco rígido que colocou em mim. Ajuda-me a entender que eu jamais terei todas as respostas”.(Rm 11.33-36).
Jamais compreenderemos totalmente a natureza de Deus (Is 55.8,9).
Para refletir:
Você ainda acredita que ter dívidas é pecado?Será que você já confrontou as suas dúvidas diante do Senhor?
Palavra do Poderoso Deus:
Para o processo de aprendizagem o surgimento de dúvidas é fundamental, Deus vai te ensinar a cada dúvida que você lhe apresentar. Não tenha medo de duvidar, mais se preocupe em não querer questionar. Lembre-se que Deus não criou robôs, Ele se agrada de um coração sincero.
Marcadores: 5º Congresso Jovem
Desarmando suas dúvidas - parte 2
Postado por Igreja Evangélica Congregacional em Santo Amaro às 08:00Presbítero Heverton Agnelli
Em João 20, encontramos o mais famoso duvidador da história. Seu nome era Tomé. Ele era o clássico cético, relutante em aceitar qualquer fato simplesmente contado por alguém. Precisava primeiro fazer umas perguntas afiadas. Quem sabe hoje em dia fosse advogado. Nós talvez não o quereríamos como companheiro de decisões, mas Jesus o escolheu. Talvez Ele precisasse de um discípulo cabeça dura, como todas as empresas de hoje precisam.
Esse era o Tomé das Escrituras: prático, cético, sem presumir nada, mas não incrédulo. Tomé ia aonde os outros onze iam. Ele viu, ouviu e sentiu todos os milagres. Sabia quem conseguia andar sobre as águas, ressuscitar um amigo morto e controlar os ventos da tempestade. Sem dúvida, a vida de Tomé foi transformada como a dos outros, mas ele ainda duvidou. Podemos ter fé, ver milagres e ainda assim ter incertezas. Na realidade, os questionamentos do crente indagador só aumentarão quando os milagres fluírem. O momento decisivo na visa de Tomé se encontra em João 20. Vamos entender a lidar com as dúvidas através da história de Tomé:
1º) A dúvida se origina no isolamento (Jo 20.24). Tomé perdeu os fogos de artifício. Jesus apareceu entre os amigos, mostrou as feridas e indicou o futuro. Houve grande alegria e comemoração naquela sala, mas Tomé não estava presente. Os discípulos estavam reunidos em luto. Tomé resolveu se isolar para refletir tudo que estava acontecendo. A dúvida brota no escuro. Ela prospera na solidão fria e úmida do espírito humano. No isolamento, as dúvidas parecem maiores, mais ameaçadoras, mais desesperançosas. Onde estava João Batista quando começou a questionar o conteúdo de toda sua pregação? Estava numa cela escura, longe da multidão, na masmorra onde crescem as dúvidas. A escuridão alimenta a dúvida. A luz do dia a dissipa.
É por isso que a dúvida é uma sábia oportunidade de examinar nossos sentimentos. Mantenha contato com as pessoas e ficará mais propenso a permanecer ligado a sua fé.
2º) As dúvidas requerem evidências (Jo 20.25). A dúvida verdadeira nunca se afasta dos fatos, para quer que eles levem. Persegue a verdade com teimosia. Considere o ponto de vista de Tomé. Quando Jesus apresentou o itinerário do grupo, Tomé foi contra eles terem que passar por Jerusalém. Segundo ele, era um luar perigoso demais para visitar – Jesus morreria, talvez os discípulos morressem com Ele. Sem dúvida, suas predições mais terríveis sobre Jesus se realizaram. Se eles tivessem dado ouvidos a Tomé, perito em imaginar o pior...Os céticos sentem uma satisfação melancólica nestas palavras: “Eu bem que avisei”.
Agora, quando os discípulos se preparam para dar a incrível notícia a Tomé, como ele reage?
Como já era de se imaginar, ele recita o credo do cético. “Só acredito vendo”, diz. Ou melhor, “ só acredito tocando”.
Assim como adoramos criticar Pedro por não ter conseguido andar sobre as águas – apesar de que nós talvez nem tirássemos o pé do barco, estamos prontos a condenar Tomé só porque ele insistiu em ter evidências. Pelo menos foi honesto, disse o que pensava. Ele nunca disse que a declaração dos discípulos era impossível; jamais desprezou os milagres. Queria apenas testar as evidências pessoalmente. Jesus encontrou Tomé na hora das perguntas. Pergunte a Deus com sinceridade e Ele sempre lhe responderá.
3º) As dúvidas nos atraem de volta a Cristo (Jo 20.26). Durante mais de uma semana o problema isolou Tomé de seus amigos. A pergunta que rodeava Tomé era: Será que o Mestre esta vivo ou eles foram cruelmente enganados?
É relevante o fato de Tomé, apesar das dúvidas, ter ficado com eles. Novamente vemos uma diferença entre dúvida e incredulidade. A dúvida diz: “Vou ficar e investigar”. A incredulidade se afasta e diz: “Tudo bem rapazes, continuem acreditando no que quiserem. Eu vou embora”.
As perguntas são início da jornada, mas as repostas vêm pela experiência, quando se estende o braço para tocar e sentir e quando se é tocado pelo poder das mãos perfuradas pelos cravos. Essa é a experiência de Tomé, que fez as perguntas certas e cujo as dúvidas o mantiveram junto à comunidade da fé e o guiaram à presença do SALVADOR.
4º) A dúvida aprofunda nossa fé (Jo 20.27). Pense nisto: nos anos seguintes, qual dos discípulos teve o testemunho mais convincente? Quem mais passou a mão na cicatriz causada pela lança?
Quem mais correu a mão tremula pelas mãos que o cravo atravessou? Somente Tomé, seus olhos e suas mãos lhe ofereceram provas consistentes (Lc 24.38-40). Você esta na dúvida?
Aproxime-se e sinta você mesmo. A Bíblia não vai esclarecer suas dúvidas se você guarda-las numa caixa. Discuta-as com um amigo sábio na fé, discuta com um professor ou até com o seu pastor. Deus sobrevive a há milhares de anos respondendo dúvidas da humanidade, com certeza vai esclarecer as suas.
Tomé substituiu suas dúvidas por uma exclamação: “Senhor meu e Deus meu! (Jo 20.28)”. Perguntas sinceras levam a declarações poderosas!
Para refletir:
Você esconde suas dúvidas? Que tipo de fé você esta construindo?
Palavra do Poderoso Deus:
Quem tem dúvidas quer entender, quem questiona quer compreender; mais aquele que tudo aceita nada sólido tem a oferecer. (2ºTm 3.14-16).
Marcadores: 5º Congresso Jovem
Desarmando suas dúvidas - parte 1
Postado por Igreja Evangélica Congregacional em Santo Amaro às 08:00Um casal luta para poderem ter um filho. Após anos de tratamento a criança nasce. Três meses depois, ela se vai. “Por que?”.
Um casal jovem de namorados resolve se casar. Compram a casa, mobíliam com carinho e se casam. Dez dias depois do casamento o marido morre atropelado. “Por que?”.
O trabalhador exemplar, dedica cada minuto de seu expediente para fazer o seu melhor no trabalho. Sempre pontual, sempre pró-ativo, doador de idéias e mais idéias que só melhoraram a empresa onde trabalhava. Faltando dois anos para se aposentar, a grande surpresa. Você está demitido. “Por que”.
Talvez seja a pergunta que define nossa espécie: “Porque”. De todas as criaturas de Deus, somos as únicas que procuram entender, a descobrir uma razão, uma justificativa. Para encontrar um sentido, a humanidade não mede esforços. Desafiamos o átomo; exploramos o espaço. Mas talvez seja muito mais difícil entender o sentido. As perguntas mais essenciais nos assombram: “Onde está o filho que perdi? Por que estou aqui? Qual é o sentido da vida? O que teria acontecido se eu tivesse feito outras escolhas – no casamento, na carreira, na fé?”. Quando as respostas escapam ao nosso entendimento e o vazio ignora as perguntas, sofremos uma espécie de vertigem espiritual que denominamos de dúvida.Diante da dúvida todas as nossas convicções, grandes ou pequenas ficam abaladas. Tudo que cremos fica abalado.
Mas o engraçado é que a dúvida não é o oposto da fé, mas sim a oportunidade da fé diante das dores crescentes de um espírito que busca. O verdadeiro inimigo da fé é a incredulidade, que se recusa a reconhecer. Mas a dúvida é uma etapa necessária da viagem. Duvidar, portanto, é ser humano. Lemos a Bíblia e encontramos em várias partes pessoas com dúvida, até entre os maiores homens: Davi, Jó, Salomão, Jeremias. No Novo Testamento, encontramos a figura de João Batista que carecia de fé. Quando foi preso por ordem do rei Herodes, sua dúvida a respeito do Messias foi grande, a ponto de mandar seus homens se certificarem se realmente Jesus era o Messias verdadeiro ( Mt 11.2,3). Indagar não é pecado, as dúvidas são inevitáveis, tanto para o fraco quanto para o sábio.
Para refletir:
Você entende que a dúvida e a mesma coisa que incredulidade?
Palavra do Poderoso Deus:
“A dúvida faz perguntas, a incredulidade se recusa a ouvir respostas”.
Marcadores: 5º Congresso Jovem



























