ISAÍAS 53
O profeta Isaías, 700 anos antes, previu a morte de Jesus Cristo.
Esse texto relata que primeiro a sua morte não foi um acidente, mas foi uma agenda estabelecida por Deus. Foi planejado antes da fundação do mundo.
Jesus nasceu para morrer em nosso lugar. Ele deixou a glória para se fazer carne e habitar entre nós. Sendo Deus foi humilhado, se esvaziou, se fez servo.
I – QUEM LEVOU JESUS CRISTO A CRUZ?
1. FORAM OS NOSSOS PECADOS.
Porque levou sobre si os nossos pecados
V.4 - ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si;
V.5 - Mas ele foi transpassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; e pelas suas pisaduras fomos sarados.
V.6 - Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos.
V.8 - por causa da transgressão do meu povo, foi ele ferido.
V.12 - levou sobre si o pecado de muitos
– Quem matou Jesus não foram os açoites, nem os soldados, nem a cruz. Quem matou Jesus fomos nós. Foram os nossos pecados.
– Ali na cruz Ele foi moído pelos nossos pecados. Ali Ele foi torturado. Foi transpassado.
– Ali Ele sorveu o cálice amargo do juízo de Deus, da repulsa que Deus tem pelo pecado. Ali a espada da lei exigiu a sua morte porque Ele foi feito pecado por nós.– Cristo morreu pelos nossos pecados. Sua morte foi vicária. Foi substitutiva. Ele tomou o nosso lugar. Na cruz Ele foi abandonado e desamparado para que fôssemos aceitos. Ali Ele foi condenado pela lei para que fôssemos libertos da lei. Ali Ele bebeu o amargo fel para que pudéssemos beber a água da vida. Ali Ele morreu para que pudéssemos ter vida eterna
2. O PAI O LEVOU A CRUZ
Deus lançou sobre ele as nossas iniquidades.
V.4 - ferido de Deus e oprimido.
V.6 - o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos.
V.10 - Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando der ele a sua alma como oferta pelo pecado, verá a sua posteridade e prolongará os seus dias;
– Ali Ele sentiu o próprio desamparo de Deus: Ali Deus julgou o nosso pecado na carne do Seu Filho. Ali Deus condenou a nossa condenação no corpo do Seu Filho. Ali Deus derramou a sua ira que devia cair sobre nós, sobre o Seu Filho. Ali Deus satisfez sua justiça violada por nós, na morte do Seu Filho.
3. JESUS CRISTO VOLUNTARIAMENTE FOI A CRUZ
Ele não foi obrigado.
V.4 - ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si;
V.10 - quando der ele a sua alma como oferta pelo pecado,
II – QUE TIPO DE SOFRIMENTO JESUS CRISTO SUPORTOU NA CRUZ?
1. O SOFRIMENTO MORAL E ESPIRITUAL
V.3 - Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; e, era desprezado, e dele não fizemos caso.
Seu sofrimento é repulsivo = ao vê-lo
“os homens escondem o rosto.” (v.3).
Seu sofrimento não causa preocupação =
“e dele não fizemos caso…” (v.3).
Tem do sofrimento uma experiência íntima e longa =
“Homem de dores e sabe o que é padecer…” (v.3).
2. O SOFRIMENTO DA REJEIÇÃO
V.3 - Jesus foi desprezado, mas diz o texto que foi
“O MAIS rejeitado entre os homens.”
Ele foi rejeitado pelo seu povo, Ele foi rejeitado pelos religiosos da sua época
Ele foi rejeitado pela mesma multidão que o ovaciona = empolgada com seus milagres, agora grita diante de Pilatos: “crucifica-o, crucifica-o” – “Caia sobre nós o sangue dele.”
Ele foi rejeitado pela multidão de discípulos que não gostaram da sua pregação radical = e por isso o abandonaram e já não mais o seguiam.
Ele foi rejeitado pelas autoridades romanas que se sentiram incomodadas com Ele = Herodes, o quis matar Pilatos covardemente o entregou para ser crucificado. Herodes Antipas, o escarneceu quando Cristo não quis fazer nenhum milagre para satisfazer seus caprichos.
Ele foi rejeitado pelas autoridades judaicas = o sinédrio forjou testemunhas falsas para acusá-lo. Acusaram-no de blasfemo. Cuspiram-lhe no rosto e o levaram a Pilatos.
Ele foi rejeitado pelos apóstolos = que na sua agonia maior todos fugiram e o abandonaram.
Ele foi rejeitado por Judas = que o traiu e o vendeu por preço iníquo.
Ele foi rejeitado por Pedro = que o negou reincidentemente e covardemente, afirmando, jurando e praguejando que não o conhecia.
Ele foi rejeitado por Deus = quando se fez pecado, quando se fez maldição. Quando levou sobre si os nossos pecados. “Deus meu, Deus meu…”
Ele ainda tem sido rejeitado por todos aqueles que amam mais o pecado que o levou à cruz do que a Ele.
3 - O SOFRIMENTO DA HUMILHAÇÃO
V.3 - era desprezado, e dele não fizemos caso. – O Sinédrio o humilhou cuspindo nele,
– Os soldados o humilharam colocando na sua cabeça uma coroa de espinhos, dando-lhe pancadas na cabeça.
– Jesus foi humilhado ao ter que carregar uma cruz pelas ruas mais agitadas de Jerusalém em pleno dia de festa, sendo companheiro de dois ladrões.
– Ele foi humilhado pelos açoites, pela gritaria infernal, pelo escárnio da multidão; foi humilhado quando o despiram na cruz e rasgaram suas vestes. “Ele foi humilhado até a morte e morte de cruz.”
– Ele foi humilhado quando clamou que estava com sede e lhe deram vinagre para aguçar-lhe a tortura
Semblante desfigurado – humilhação física
V.2 – não tinha aparência nem formosura; olhamo-lo, mas nenhuma beleza havia que nos agradasse.
– Quando Jesus foi pregado na cruz toda maldade do nosso pecado estava sobre ele. Toda feiura da nossa iniquidade estava sobre ele. Toda mentira, todo crime horrendo, todo adultério, toda maldade, toda impureza estava caindo sobre ele. Seu rosto ficou transfigurado. Ele foi feito pecado. Ele foi feito maldição. Naquela hora não havia beleza nele. Ele estava carregando no seu corpo todos os nossos pecados, toda a nossa sujeira e desgraça.
– Sua feiura era a nossa feiura nele. Suas feridas eram as nossas feridas nele. Suas chagas eram as nossas chagas nele. Sua morte era a nossa morte nele.
– Toda a tragédia do mundo estava sobre ele.
V.4 – nós o reputávamos por aflito
V.5 - moído pelas nossas iniquidades;
V.10 - fazendo-o enfermar
– Na noite em que foi preso, sua alma estava angustiada até à morte. Sendo o libertador foi preso. Sendo santo foi escarnecido como criminoso. Sendo Deus louvado pelos querubins foi cuspido pelos homens. Sendo o criador foi açoitado pela criatura.
– Jesus é erguido na cruz, leito da morte. Foram seis horas de vergonha e horror. Suas mãos puras e santas, mãos que curaram os cegos e aleijados, mãos que levantaram os mortos e abraçaram as crianças, agora são rasgadas pelos pregos malditos. Seus pés que sempre andaram para levar as boas novas de salvação, foram dilacerados pelos cravos da tortura.
– Ali sofreu dor, sede, vergonha, humilhação, abandono, a morte.
“JESUS FOI FERIDO”. Pelo seu e pelo meu pecado.
Sofreu Contusão (ferida produzida por um instrumento grosso e cego)
Laceração (ferimento produzido por um instrumento que rasga)
Penetração (ferimento profundo causado por um instrumento pontiagudo)
Incisão (corte produzido por um instrumento pontiagudo e cortante)
III. COMO JESUS CRISTO REAGIU DIANTE DE TANTO SOFRIMENTO NA CRUZ?
Ele mansamente se entregou na cruz como Cordeiro sem abrir a boca
V.7 - Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, não abriu a boca.
V.9 - Designaram-lhe a sepultura com os perversos, mas com o rico esteve na sua morte, posto que nunca fez injustiça, nem dolo algum se achou em sua boca.
– Como reagiu Jesus a todo esse sofrimento? Rebelou-se? Não! Ele sofreu como um cordeiro manso, paciente e silencioso. Quando o levaram a morte, ele não lutou, nem bradou por vingança ou por socorro.
Intercedeu pelos seus transgressores
V.12 - e pelos transgressores intercedeu.
– “Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem.”
IV. POR QUE JESUS SOFREU?
PORQUE LEVOU SOBRE SI OS NOSSOS PECADOS
V.5 - Mas ele foi transpassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades;
V.6 - o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos.
V.8 - por causa da transgressão do meu povo, foi ele ferido.
V.12 - levou sobre si o pecado de muitos
– Quem matou Jesus não foram os açoites, nem os soldados, nem a cruz. Quem matou Jesus fomos nós. Foram os nossos pecados.
– Ali na cruz Ele foi moído pelos nossos pecados. Ali Ele foi torturado. Foi transpassado. Ali os nossos pecados caíram sobre Ele.
– Cristo morreu pelos nossos pecados. Sua morte foi substitutiva. Ele tomou o nosso lugar. Na cruz Ele foi abandonado e desamparado para que fôssemos aceitos. Ali Ele foi condenado pela lei para que fôssemos libertos da lei. Ali Ele bebeu o amargo fel para que pudéssemos beber a água da vida. Ali Ele morreu para que pudéssemos ter vida eterna
V. A RECOMPENSA DE JESUS
Com sua morte, Jesus Cristo venceu a morte.
V.11 - “Ele verá o fruto do seu penoso trabalho e ficará satisfeito.”
V.12 - Por isso, eu lhe darei muitos como a sua parte,
Jesus chama um povo para si
DIGA: “Você é a recompensa de Jesus”
Hb 12.2 o qual em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz
A cruz não é sinal de derrota e sim é o maior sinal da vitória.
– A recompensa de Jesus é VOCÊ! É seu arrependimento. É sua volta para Ele. É sua conversão. Rejeitar Jesus é crucificá-lo de novo. É cuspir em seu rosto outra vez. É zombar e escarnecer dele. Recebê-lo, amá-lo é ministrar alegria a Ele.
Cristo suportou tudo para conquistar você e o seu amor! Você é a recompensa de Jesus! Amém.