TEXTO: TIAGO 1:2-4
Você sabe qual é a diferença entre PROVAÇÃO e TENTAÇÃO?
1) PROVAÇÃO = significa "adversidades externas". aflições externas advindas de perseguições
2) TENTAÇÃO = significa "adversidades externas e internas". “tentação” é usada num sentido mais amplo, incluindo perseguições externas e solicitações internas ao mal.
I- DEVO SABER QUE EU NÃO SOU O ÚNICO QUE PASSA POR PROVAÇÕES (Tg. 1:2a)
Neste texto, sabemos disso por causa da palavra "meus irmãos". Quando Tiago instruí acerca das provações, não está falando com estranhos, mas com irmãos na fé em Cristo. Saber que outros irmãos passam problemas iguais e até piores do que eu, traz consolo ao meu coração, porque o que eu enfrento não é uma novidade para o mundo, outros estão enfrentando. Se eles obtém do Senhor a vitória, eu também obterei.
II- TENHA ALEGRIA NAS PROVAÇÕES (Tg. 1:2)
Alegria não por causa da provação, pois ninguém fica alegre por isso, e sim NA provação. Ao passar pela provação posso ter certeza de que mais cedo ou mais tarde o meu Deus vai me tirar da dificuldade. Ele está moldando meu caráter através das circunstâncias. Lembre-se que toda provação vem do Senhor, para o nosso próprio benefício, para que aprendamos a PERSEVERAR.
- Tiago 1:3 sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança.
1 Pe 4. 13 “Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo; para que também na revelação de sua gloria vos regozijeis e alegreis” – Ou seja, as aflições também fazem parte da vida cristã, porém nossa reação diante delas deve ser de resposta positiva, ou seja de alegria.
III – A PERSEVERANÇA E A ALEGRIA DEVEM SER CONSTANTES
(Tiago 1:4) Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes
A paciência deve ser algo constante na vida do cristão. Ao ponto de fazermos dela em nossa vida como uma obra perfeita.
Rm 5. 2-5 “Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus. E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência. E a paciência a experiência, e a experiência a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado."
IV- PEÇA SABEDORIA A DEUS PARA LIDAR COM AS PROVAÇÕES
(Tiago 1:5-6) “Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento"
Sem duvidar, pois se duvidar, além de não alcançar a sabedoria, serei inconstante, e nunca alcançarei a vitória.
V- DEVO LEMBRAR QUE AS MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS SÃO PASSAGEIRAS.
(Tiago 1:9-11) O irmão, porém, de condição humilde glorie-se na sua dignidade, e o rico, na sua insignificância, porque ele passará como a flor da erva. Porque o sol se levanta com seu ardente calor, e a erva seca, e a sua flor cai, e desaparece a formosura do seu aspecto; assim também se murchará o rico em seus caminhos.
Deus pode levar o pobre a ter muitos bens, mas a sua maior alegria não está nos bens, mas na sua riqueza espiritual, que é servir ao Senhor com maturidade.
Deus pode levar um rico a perder quase tudo o que tem, mas ele deve buscar a satisfação no relacionamento diário com Deus, não na "suficiência" das riquezas.
Querer ter bens não é pecado, nem errado, desde que à medida que vamos conquistando vamos consagrando e usando para a glória do Senhor, pois ambicionar o dinheiro e viver por ele, só nos levará para mais distante do Senhor.
VI- SUPORTE AS PROVAÇÕES: HÁ RECOMPENSA (Tg. 1:12)
(Tiago 1:12) “Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam.”
Uma das recompensas, e a melhor delas, é o cumprimento, o recebimento da vida eterna, morar no céu com Cristo, sem dor, sem tristeza, pecado, morte, etc.
Outra recompensa, embora sendo passageira, é a bênção do Senhor neste mundo material, segundo a Sua vontade e determinação. Cristo sabe que, se não abençoasse Seus filhos materialmente, pelo menos um pouco, sofreriam até que a vida eterna se concretizasse, por isso prometeu-nos abençoar ainda nesta vida.
Dê graças ao Senhor no meio da provação, logo ela passará, e você será mais maduro, uma pessoa perseverante, e abençoada por Deus







