Vencendo a Preguiça - Pr. José Luiz



Aprenda a lidar com a fome - Presbítero Heverton Agnelli



Texto: MT 4.1-2 e AG 1.2-12

Os bens materiais têm exercido maior influencia na vida das pessoas nos dias de hoje. O ativismo. Pessoas estão desistindo de percorrer o caminho natural e buscam o caminho fácil, entram no crime, na violência, matando pessoas por causa de uma marca de tênis.

Vivemos em um mundo difícil. As pessoas banalizaram a vida. Não têm mais medo de morrer, nem de ser preso, entram em relacionamentos não se importando com sentimentos. Essa cultura de injustiça social, de corrupção e de violência vai se instalando em nosso coração de tal maneira que, daqui a pouco, vamos querer tirar vantagem da situação também: “todo mundo faz! Todo mundo acoberta”. E ai, quebramos a cara.

Tentamos andar certo, mais somos roubados, usurpados. Uma geração surtando, “pirando”, desistindo, deixando de acreditar nos outros, nelas mesmas e em Deus.

Quando a adversidade vem do inimigo vencer é fácil. Mais quando vem de Deus?

Ageu 1.2-12: “De cima não chove a benção e de baixo não brota o pão”
Ageu 1.9: “Esperavam muito e veio pouco e eu dissipei com um sopro!”

Semeamos muito mais colhemos pouco, parece que as bênçãos chovem em todos menos em nós. O que você tem visto crescer na sua vida são dívidas, portas fechadas, inimigos. Parece que a vida joga contra nós.

Mas nós nos fechamos em nosso mundo porque na sociedade o que vale é o que parece ser e não o que é. E o que é de fato, nós escondemos, trancamos no baú da nossa alma. Ai vai gerando dentro do seu ser decepção com você, com Deus e com todos. Dentro de você a úlcera só cresce, a lacuna, o vazio só aumenta. Agora quando é Deus que esta retendo a benção, o que fazer?

Imaginem quando seu filho apronta e você o castiga retirando o brinquedo, a mesada, o doce. O filho chora, e você se sente o maior carrasco do mundo. Se você sofre com seu filho quando não o deixa tomar sorvete, imagine Deus. Deus diz que passamos por tudo isso por que não consideramos o nosso caminho.

O segredo esta no caminho! Cada um trilha o seu próprio caminho e só quem pode considerar o seu caminho é você mesmo. Contudo Deus estava culpando o povo de não estar sendo responsável com as coisas divinas. O povo abandonou a casa de Deus para buscar coisas pra si.

1º) Se condicione a passar um tempo com Deus. MT 4.2. Jesus se retirou para passar um tempo com Deus.
O povo só tinha tempo para seus próprios afazeres, cada um só queria saber de edificar sua própria casa. O ativismo, o individualismo tomou conta do povo.

Mas Jesus se retirou para o deserto, para passar mais tempo com Deus. Jesus sabia que o sucesso do seu ministério iria depender de seu relacionamento com o pai.

Todo filho pede algo para seu pai, mais os momentos que mais marcam a nossa vida são aqueles em que o filho simplesmente só quer estar perto de nós.

2º) Aprenda a lidar com a fome. MT 4.2
Vulnerabilidade, brecha, espaço, fraqueza, oportunidade de sofrer ataques. Gastamos tempo investindo em nossa imagem corporal, queremos nos tornar destaque.

3º) Entenda que você é espírito. MT 4.3-4
Se gastássemos o tempo que gastamos com o nosso corpo da mesma forma com o nosso espírito, talvez nossa vida não estivesse assim.

Não somos um corpo que possui um espírito, somos um espírito que possui um corpo e saber isso faz toda a diferença em nossa vida. Tem a ver com a definição do seu ser, sua essência é espírito, em Gênesis Deus fez o homem do pó da terra e depois soprou nele fôlego de vida e ele passou a ser alma vivente, de modo que este palito aqui é a roupa do meu corpo e meu corpo é a roupa do meu espírito, do meu ser. O teu corpo é aquilo que você tem, não o que você é.

Qual é o tempo que você gasta com o seu espírito? Com o que tu és?

O que está ao nosso redor é só medo, morte e falta!

Queremos o pão e não a palavra. Você trabalha, trabalha. Ageu 1.6

Deus quer que você não faça nada de vez em quando. Chegue na presença de Deus não pra pedir, só diga pai estou aqui. Vim dar um abraço. Não importa o lugar que você esteja, Deus vai falar contigo!

Considerai o teu caminho!

A graça preciosa - Pr. José Luiz



TEXTO; ATOS 11:20-23

E havia entre eles alguns homens cíprios e cirenenses, os quais entrando em Antioquia falaram aos gregos, anunciando o Senhor Jesus. E a mão do Senhor era com eles; e grande número creu e se converteu ao Senhor E chegou a fama destas coisas aos ouvidos da igreja que estava em Jerusalém; e enviaram Barnabé a Antioquia. O qual, quando chegou, e viu a graça de Deus, se alegrou, e exortou a todos a que permanecessem no Senhor, com propósito de coração.
Deus ama você mais do que você se ama.

1 – A SALVAÇÃO É SOMENTE PELA GRAÇA DE DEUS
Evangelho – Boas novas, boa notícia.
Em Jesus a boa notícia é que o Reino de Deus chegou.
Em Paulo a boa notícia é a graça.
A mensagem de Jesus é que no Reino de Deus o importante é fazer a vontade de Deus, é obedecer a Deus.
Para Jesus o importante é obedecer o Rei, é fazer a vontade do Rei.
Para Paulo o importante é a graça, não é mais obedecer, e sim é a graça de Deus.
Agora o importante não é mais obedecer a lei, e sim o mais importante é a graça de Deus.
Você pode dizer: “Mas e se eu não cumprir a lei de Deus ? . ... Jesus cumpriu por você” isso é a graça de Deus.
Agora não mais nos aproximamos de Deus baseado na sua lei, e sim nos aproximamos de Deus baseado na sua graça. É crer no sacrifício de Jesus Cristo em nosso lugar

2 – A GRAÇA NOS LEVA A OBEDECER A DEUS
O evangelho do Reino exige obediência á lei
O evangelho da graça não exige obediência á lei.
Como resolver esse dilema ?
É certo que ninguém será salvo pelas obras, mas é certo também que ninguém será salvo sem elas (sem as obras).
“Pela graça somos salvos para as boas obras e para obedecer a Deus”
FÉ VIVA – Ela tem obras, ela obedece. FÉ MORTA – Ela não tem obras.
Aquele que recebe a graça pela fé obedece não para ser salvo e sim porque é salvo.
Porquê ?
Porque quer obedecer, porque tem prazer em obedecer
O nosso Deus é um Deus que ama primeiro, que salva primeiro

V.21 – “E a mão do Senhor era com eles; e muitos creram no Senhor Jesus” Porque a graça chegou e por isso não obedecemos a Deus por causa da lei e sim por causa do amor.
Se tem alguém aqui que não quer obedecer a Deus não é salvo, não porque a lei salva, e sim porque não foi verdadeiramente alcançado pela graça de Deus e por isso não tem prazer em querer obedecer a Deus.
Ser salvo é poder dizer não ao pecado

3 – A GRAÇA NOS CAPACITA A VIVER DENTRO DO REINO DE DEUS
(TITO 2:11) “Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens,”
(V.11) - ORIGEM - Deus é a origem de toda a graça e ela se tornou visível em Jesus Cristo
NATUREZA DA GRAÇA- É salvadora, é a graça que salva.
EXTENSÃO DA GRAÇA - É para todos
(V. 12) “Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente,” - Graça que ensina – Impiedade, ligada ao passado “sóbria, justa, piamente” Auto controle é a graça quem dá e relacionamento com os outros.
Quem é salvo saiu do inferno e a graça faz com que o inferno saia de dentro dele.
(V.13) “Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo;” – Aquilo que começou com a graça vai terminar em glória. A SALVAÇÃO É PARA VIVERMOS AQUI E AGORA O REINO DE DEUS.
Não somos mais obrigados a viver nas trevas, as trevas não nos dominam mais.

Porque é isso que faz um coração agradecido
É por isso que celebramos o evangelho do Reino de Deus e o evangelho da graça.

Despertar da Geração: Livres para Adorar



Apresentação do grupo Sementes, equipe de coreografia da IEC Santo Amaro. A apresentação fez parte da programação ocorrida em 22/08/2009 no evento "Despertar da Geração: Livres para Adorar", na Igreja Evangélica Congregacional em Santo Amaro.

Deus dá força ao fraco - Pr. José Luiz


TEXTO: JUIZES 4:1-3

“1Os filhos de Israel tornaram a fazer o que era mau perante o Senhor, depois de falecer Eúde. 2Entregou-os o Senhor nas mãos de Jabim, rei de Canaã, que reinava em Hazor. Sísera era o comandante do seu exército, o qual, então, habitava em Harosete-Hagoim. 3Clamaram os filhos de Israel ao Senhor, porquanto Jabim tinha novecentos carros de ferro e, por vinte anos, oprimia duramente os filhos de Israel.”

Um homem chamado Eúde vai ser levantado por Deus para livrar o povo de Israel, e o povo alcança 80 anos de paz, mas logo depois que o povo recebeu esse livramento de Deus o povo voltou a fazer o que era mal perante o Senhor, e Deus entregou o seu povo nas mãos do inimigo. Ou seja, quando as coisas vão bem, o povo de Deus vai se distanciando de Deus e quando as coisas vão mal, o povo volta a clamar a Deus.
E Deus levanta Débora, que vai conduzir o povo de Deus a uma vitória tremenda ensinando que Deus já nos deu a vitória e só o que nós precisamos fazer é: Temer a Deus, tomar posse da sua palavra e fazer conforme a sua vontade.

1- TEMER A DEUS
V.1-2 – Sabiam o que era certo e o que era errado e mesmo assim faziam o que era errado, eles estavam com o coração endurecido por causa da repetição do pecado.
Cuidado com a repetição do pecado – ela embaraça a visão espiritual, acha que tudo é normal.
(Isaías 59:2) “Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.” O pecado nos separa de Deus. Eles caíram nas mãos do inimigo porque se afastaram de Deus. Deus os entregou nas mãos do inimigo.
V.3 – O inimigo é implacável, não dá descanso “por vinte anos”, porque eles não temiam a Deus. Quantos inimigos tentam contra a sua vida? No seu lar?

2- FAZER CONFORME A SUA VONTADE
Temos que obedecer a Deus, temos que fazer aquilo que já sabemos que é da vontade de Deus. A vontade de Deus sempre é o melhor para nós.

3- TOMAR POSSE DA SUA PALAVRA
Temos um Deus que é fiel, e Ele permite que essas coisas venham sobre nós para que despertemos e reconheçamos que somos limitados e que dependemos dEle em TUDO.
V.4,7 – Débora, usada por Deus para profetizar, pois Deus já tinha decretado a vitória, e ela iria participar da guerra para garantir que o povo tomasse posse dessa palavra.
Quantos inimigos tentam contra a sua vida? No seu lar?
Pois saiba que tem uma palavra de vitória de Deus para a sua vida e Deus quer que você tome hoje posse dessa verdade.
V.3 “carros de ferro” Não importa o quanto o inimigo está preparado.
Baraque estava olhando para a força do inimigo em vez de tomar posse da palavra de Deus e acabou duvidando.
DIGA: “Deus está contigo e já liberou uma palavra de vitória para a sua vida.”
NÃO DUVIDE MAS CREIA NESSA PROMESSA E SIGA ADIANTE.
(Hebreus 13:34) “extinguiram a violência do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram força, fizeram-se poderosos em guerra, puseram em fuga exércitos de estrangeiros.”

(Atos 16:31) “Responderam-lhe: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa”
Você crê nessa promessa ? Essa palavra é a palavra de Deus, a sua parte é crer, Deus está falando que é simples assim e pronto,
CREIA QUE VOCÊ E SUA CASA SERÃO SALVOS. AMÉM!
Não aceite que haja derrota no seu lar.
Não deixe que o diabo faça o que quiser no seu lar, reaja
Se Deus disse que iria livrar o povo de Israel, falado e pronto!