Melhorando o nosso relacionamento com as pessoas - Pr. José Luiz


TEXTO: FILIPENSES 2:1-8

Como se relacionar bem com as pessoas ?
Como ter relacionamentos saldáveis ?
Como resolver conflitos ?
Uma das causas principais da infelicidade na vida do ser humano é com relação ao seu relacionamento com as outras pessoas.

A BRIGA É INIMIGA DA ALEGRIA
Ninguém depois de uma briga fica bem.

DE 1 A 10, que nota as pessoas dariam a você referente ao seu relacionamento com as pessoas ?Você é muito crítico ? Exigente ? Chato ?
QUE TAL MELHORARMOS ?
6 dicas para melhorarmos o nosso relacionamento com as pessoas:

1 – ANDE EM UNIDADE
V.2 - completai o meu gozo, para que tenhais o mesmo modo de pensar, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, pensando a mesma coisa;
Mesmo, um só esírito, a união faz a força na caminhada
(Ec.4:9-12)Melhor é serem dois do que um
Mais uma vez a palavra afirma a excelencia do companherismo
- mas ai do que estiver só

2 – EVITE COMPETIR
V.3 – Abandone a competição, não devemos competir,a competição causa desunião, gera brigas, onde ninguém cede, onde um tem inveja do outro.
(Tiago 4:1-2) Essas brigas acontecem por causa do egoísmo.
Não quer saber o que é melhor para a equipe e sim, só quer saber o que é melhor para si mesmo.
Porque a competição se estamos todos aqui pela mesma causa ?

3 - CUIDADO QUANDO VOCÊ SE ACHA BOM DEMAIS
V.3“não se orgulhe” Cuidado com o orgulho pessoal, isso irrita os outros
Não seja convencido, onde só você tem razão.
(Prov. 13:10) O orgulho só gera brigas.

4 – PARE DE CRITICAR DEMAIS
V.3 “considere o outro acima de si mesmo” Tem gente que critica o tempo todo, que não consegue ficar sem criticar.
(Ef.6:5,9) Como deve ser o relacionamento Patrão – empregado
(Ef. 6:1,4) Como deve ser o relacionamento Pais – filhos
(Tiago 4:11-12) Não fale mal uns dos outros, você não é juiz, quem critica, julga.

5 – NÃO OLHE SÓ PARA O SEU UMBIGO
V. 4 –
Tem gente que vive compena de si mesmo, acha que só ele tem problemas e que o seu problema é maior do que o dos outros.
Preste atenção nas necessidades dos outros
Aprenda a ouvir o que os outros tem para lhe dizer.
(I Ped. 3:7) Trate bem os outros.
A maneira como você trata as pessoas tem a ver com o seu relacionamento com Deus.
Não seja insensível com relação as necessidades dos outros.

6 – SEJA COMO JESUS
V.5 –
Aprenda com Jesus, o que Jesus faria se estivesse em seu lugar nessa situação ?
Jesus veio para servir.
Ninguém é melhor do que ninguém.

Demonstre que você ama o seu Pai / Mãe / Filho / Irmão

FAÇA UMA GREVE DE BRIGA

Não seja sepulcro caiado - Pr. José Luiz


TEXTO: MATEUS 23: 4-14

Esse texto fala de um grupo de pessoas com as quais Jesus não conseguiu se relacionar, por causa do ódio que essas pessoas tinham em seu coração.

E essas pessoas representavam os religiosos naqueles dias.

Jesus se dava bem com as crianças, com as prostitutas, com os corruptos, mas não se dava bem com os religiosos.

Este capítulo é o capítulo dos ais.

V.13, 14, 15, 16, 23 (porque são mascarados), 25, 27 (semelhantes a sepulcros caiados, que por fora parecem bonitos mas por dentro estão cheio de ossos podres, imundos), 29.

5 características dos homens sepulcro: Que por fora parece bonito.

Mas aqui na Igreja ao olhos de Deus tem muita gente bonita, amém !

1 – DESEQUILÍBRIO ENTRE AUSTERIDADE E FLEXIBILIDADE.

V.4 “Você não pode errar, eu não aceito o seu erro, você não devia ter feito isso” E eles acusam, mas quando são eles que erram, eles tem sempre uma justificativa para o seu erro.

Fariseu => Acusador

2 – DESEQUILÍBRIO COM RELAÇÃO A SUA MOTIVAÇÃO.

V. 5 – Eles aparentam ser homens de Deus, dedicados, fanáticos, mas aquilo é só para os outros verem porque quando estão sozinhos eles são outra pessoa, a sua motivação não é para a glória de Deus, mas para a sua própria glória.

3 - DESEQUILÍBRIO COM RELAÇÃO A SUA MISSÃO

V.6-7 Eles gostam de serem exaltados, eles gostam só do trabalho que aparece.

4 – ELES FECHAM A PORTA DA LIBERDADE.

V.13 – É quando a pessoa depois que se “converte” em vez de melhorar como ser humano, piora, Tem crente que fica feio (por fora e por dentro) Não se cuida mais.

5 – ELE TEM UMA VISÃO DISTORCIDA DO SEU PRÓXIMO

V. 14 – “devorais” Eles exploravam as viúvas, exploravam as pessoas em nome de Deus.

“longas orações” Usam o nome de Deus para ganhar dinheiro.

Alguém a ser amado X alguém a ser usado.

Amar as coisas e usar as pessoas .

Ele não consegue ser uma bênção na vida de ninguém.

Ex. O Muçulmano é extremamente religioso, ele faz as suas orações três vezes ao dia e matam milhares de pessoas sem sentir nenhum remorso.

(Isaías 1:9-17 ) Deus estava irado com o seu povo por causa da vida religiosa que eles levavam “vamos parar com esse culto que não é expressão do seu interior” Não serve a Deus com sinceridade.

LIÇÃO: NÃO SE AFASTE, NÃO ABRA MÃO DA SUA BÊNÇÃO POR CAUSA DOS FALSOS CRISTÃOS.

(Romanos 9:6) “Eu não estou dizendo que a promessa de Deus tenha falhado. De fato, nem todos os israelitas fazem parte do povo de Deus”Quando vivemos no meio do povo de Deus temos que entender que nem todos vivem como verdadeiros cristãos, a Bíblia nos exorta que no nosso meio haveria sepulcros caiados.

E MUITOS VERDADEIROS CRISTÃOS ABRE MÃO DA COMUNHÃO POR CAUSA DESSAS PESSOAS.

E por causa das pessoas que dizem ser de Deus e não são perdemos a bênção de Deus porque nos afastamos.

DIGA: “Não abra mão do direito que você tem em Jesus por causa dos outros.”

E também quando você se depara com uma falha sua você deve lutar para vencer essa falha e não abra mão do seu direito em Jesus.

Esse texto diz que no meio do povo de Deus tem gente que não é de Deus.

Ele não está preocupado com o próxmo.

“Quem bom que você me ama filho, mas joga o lixo fora”

O sepulcro caiado tem distorção do seu próximo porque tem distorção de si mesmo.

Quem ama não vive para baixo, caído.

1Então Jesus falou à multidão e aos seus discípulos. 2Ele disse:– Os mestres da Lei e os fariseus têm autoridade para explicar a Lei de Moisés. 3Por isso vocês devem obedecer e seguir tudo o que eles dizem. Porém não imitem as suas ações, pois eles não fazem o que ensinam. 4Amarram fardos pesados e os põem nas costas dos outros, mas eles mesmos não os ajudam, nem ao menos com um dedo, a carregar esses fardos. 5Tudo o que eles fazem é para serem vistos pelos outros. Vejam como são grandes os trechos das Escrituras Sagradas que eles copiam e amarram na testa e nos braços! E olhem os pingentes grandes das suas capas! 6Eles preferem os melhores lugares nos banquetes e os lugares de honra nas sinagogas. 7Gostam de ser cumprimentados com respeito nas praças e de ser chamados de “mestre”. 8Porém vocês não devem ser chamados de “mestre”, pois todos vocês são membros de uma mesma família e têm somente um Mestre. 9E aqui na terra não chamem ninguém de pai porque vocês têm somente um Pai, que está no céu. 10Vocês não devem também ser chamados de “líderes” porque vocês têm um líder, o Messias. 11Entre vocês, o mais importante é aquele que serve os outros. 12Quem se engrandece será humilhado, mas quem se humilha será engrandecido.

Jesus condena o fingimento

Marcos 12.40; Lucas 11.39-42,44,52; 20.47
13– Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus, hipócritas! Pois vocês fecham a porta do Reino do Céu para os outros, mas vocês mesmos não entram, nem deixam que entrem os que estão querendo entrar.
14[– Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus, hipócritas! Pois vocês exploram as viúvas e roubam os seus bens e, para disfarçarem, fazem longas orações! Por isso o castigo de vocês será pior!]
15– Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus, hipócritas! Pois vocês atravessam os mares e viajam por todas as terras a fim de procurar converter uma pessoa para a sua religião. E, quando conseguem, tornam essa pessoa duas vezes mais merecedora do inferno do que vocês mesmos.
16– Ai de vocês, guias cegos! Pois vocês ensinam assim: “Se alguém jurar pelo Templo, não é obrigado a cumprir o juramento. Mas, se alguém jurar pelo ouro do Templo, então é obrigado a cumprir o que jurou.” 17Tolos e cegos! Qual é mais importante: o ouro ou o Templo que santifica o ouro? 18Vocês também ensinam isto: “Se alguém jurar pelo altar, não é obrigado a cumprir o
juramento. Mas, se jurar pela oferta que está no altar, então é obrigado a cumprir o que jurou.” 19Cegos! Qual é mais importante: a oferta ou o altar que santifica a oferta? 20Por isso, quando alguém jura pelo altar, está jurando pelo altar e por todas as ofertas que estão em cima dele. 21Quando alguém jura pelo Templo, está jurando pelo Templo e por Deus, que mora ali. 22E, quando alguém jura pelo céu, está jurando pelo trono de Deus e pelo próprio Deus, que está sentado nele.
23– Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus, hipócritas! Pois vocês dão a Deus a décima parte até mesmo da hortelã, da erva-doce e do cominho, mas não obedecem aos mandamentos mais importantes da Lei, que são: o de serem justos com os outros, o de serem bondosos e o de serem honestos. Mas são justamente essas coisas que vocês devem fazer, sem deixar de lado as outras.
24Guias cegos! Coam um mosquito, mas engolem um camelo!
25– Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus, hipócritas! Pois vocês lavam o copo e o prato por fora, mas por dentro estes estão cheios de coisas que vocês conseguiram pela violência e pela ganância. 26Fariseu cego! Lave primeiro o copo por dentro, e então a parte de fora também ficará limpa!
27– Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus, hipócritas! Pois vocês são como túmulos pintados de branco, que por fora parecem bonitos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e de podridão. 28Por fora vocês parecem boas pessoas, mas por dentro estão cheios de mentiras e pecados.

O castigo dos hipócritas

Lucas 11.47-51
29– Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus, hipócritas! Pois vocês fazem túmulos bonitos para os profetas e enfeitam os monumentos das pessoas que viveram de modo correto.

ISAÍAS 1
9Se o Senhor Todo-Poderoso não tivesse deixado que alguns de nós vivêssemos, seríamos agora como a cidade de Sodoma, estaríamos destruídos como Gomorra.
10Autoridades de Jerusalém, escutem o que o Senhor está dizendo! Moradores da cidade, dêem atenção ao ensinamento do nosso Deus!
11O Senhor diz: “Eu não quero todos esses sacrifícios que vocês me oferecem. Estou farto de bodes e de animais gordos queimados no altar; estou enjoado do sangue de touros novos, não quero mais carneiros nem cabritos.
12Quando vocês vêm até a minha presença, quem foi que pediu todo esse corre-corre nos pátios do meu Templo?
13Não adianta nada me trazerem ofertas; eu odeio o incenso que vocês queimam. Não suporto as Festas da Lua Nova, os sábados e as outras festas religiosas, pois os pecados de vocês estragam tudo isso.
14As Festas da Lua Nova e os outros dias santos me enchem de nojo; já estou cansado de suportá-los.
15“Quando vocês levantarem as mãos para orar, eu não olharei para vocês. Ainda que orem muito, eu não os ouvirei, pois os crimes mancharam as mãos de vocês.
16Lavem-se e purifiquem-se! Não quero mais ver as suas maldades! Parem de fazer o que é mau 17e aprendam a fazer o que é bom. Tratem os outros com justiça; socorram os que são explorados, defendam os direitos dos órfãos e protejam as viúvas.”

Controlando a língua - Pr. José Luiz


TEXTO: TIAGO 3:1-8 TEMA: ESCOLHA VIVER E NÃO MORRER


Esta mensagem prepara as pessoas para a vida, em nos tornar pessoas mais humanas.

E Tiago liga espiritualidade com humanidade, e a verdadeira espiritualidade tem a ver com o mode de falar, com o controle da língua.


1 QUANTO MAIS EU SEI MAIS RESPONSÁVEL EU ME TORNO.
V.1 - Que a nossa existência é determinada pelo que nós sabemos, quanto mais eu sei mais responsável eu me torno.

SABER = ASSUMIR RESPONSABILIDADES

Quem ensina subtende-se que sabe e se sabe, espera-se que viva dessa forma.

Ex. A cura de uma doença, se eu sei a cura, espera-se que eu dê o remédio para que tem essa doença.

Porque nós podemos, nós devemos. Se eu posso, eu devo.

Tem 30 portas e 29 me leva para o inferno e somente 1 me leva para o céu, então eu tenho a obrigação de entrar nessa única porta, isso é ser espiritual.


2 VOCÊ É AQUILO QUE VOCÊ FALA
V.2 A palavra faz ficar de pé ou faz cair.

LÍNGUA: O que eu falo, determina quem realmente sou.

Eu sou o que falo. Quem sou eu ?

Aquilo que você fala determina quem você é. A palavra me define


3 QUE SER ESPIRITUAL É SABER CONTROLAR A LÍNGUA
V.3 A nossa espiritualidade tem a ver como nós conseguimos controlar a língua.

É torná-la algo abençoador.

A língua é pior que um punhal, o punhal marca o corpo mas as palavras marcam o espírito.

V.8 A língua é um mal incontrolável, quando ?

  1. Quando nós a usamos como uma arma de ataque, para ferir.
  2. Quando nós a usamos como uma arma de suspeita
  3. Para manipular a realidade para se beneficiar

Prov. 10:19Quanto mais você fala, mais perto está de pecar; se você é sábio, controle a sua língua.


4 O QUE EU FALAR PODE ABENÇOAR OU AMALDIÇOAR
Mateus 12:36-37– Por tuas palavras será justificado ou condenado, por aquilo que eu digo recebo condenação ou absolvição, bênção ou maldição.

Dependendo do que eu falar posso me dar bem ou me dar mal.

No Reino dos homens a palavra vai se tornando cada vez menos importante, as pessoas não cumprem o que prometem, mas no mundo espiritual não é assim, a palavra tem importância extraordinária que produz resultados eternos.

Tudo o que você fala tem conseqüências e determina o nosso destino no presente e no futuro.

Por isso declare: Você terá vitória através de Jesus.

Gal. 6:7 - Você colhe o que você fala bem ou mal

Tancredo Neves, já eleito disse: “Nem Deus vai me impedir de assumir a presidência”

De repente morre em uma cirurgia.

Nós vamos dar conta das palavras que dizemos mas desde já a palavra já vai produzir resultados bons ou ruins.

João 5:24 .João 15:16 - É através da palavra que decidimos que vamos morrer ou viver.

Romanos 10:9 A minha boca tem que abrir =>; É um resultado imediato.


5 - QUE SATANÁS ATACA A NOSSA LÍNGUA
Tiago 3:4-5 O nosso corpo é como um navio e a nossa língua controla todo esse corpo. A língua é facilmente inflamada pelo inferno. O inferno ataca a nossa língua porque sabe a destruição que a língua é capaz de fazer.

V.7 – A língua é venenosa

V. 11 – Nós somos de Deus, mas havia na Igreja contenda e a língua é a principal arma.

Falando de coisas que não sabe e nem viu mas tem prazer em falar.

Solução: Coloque em freio na sua boca, não devemos nunca falar das pessoas.


6 : QUE TEM A VER COM A SAÚDE
Prov.18:20-21 O nosso ventre se alimenta da boca, língua, que alimenta o ouvido da pessoa que
está nos escutando e o ventre dela mesma.

Mas quem alimenta a língua ?

Lucas 6:45 - A língua se alimenta daquilo que o coração está cheio, e o coração humano é enganador.

Jer.15:16 -Só a palavra de Deus alimenta o coração de coisas boas.

Sal.119:103 - Essa palavra percorreu dois caminhos: Pelo ouvido e pela boca alimentando o coração.

A morte e a vida estão no poder da língua, portanto, não encha o seu coração e dos outros de coisas ruins.

Jô 34:3 - Do fruto do lábio de cada um se fartará o seu ventre. A língua tem poder de vida ou de morte. A palavra que sai da boca está alimentando aquele que está ouvindo e ao mesmo tempo alimenta o ventre de quem está falando.

Se for morte o seu ventre está se alimentando de morte, se for vida o ventre está se alimentando de vida. Quando você fala está produzindo fruto

Tiago 3:1-12
1Meus
irmãos, somente poucos de vocês deveriam se tornar mestres na Igreja, pois vocês sabem que nós, os que ensinamos, seremos julgados com mais rigor do que os outros. 2Todos nós sempre cometemos erros. Quem não comete nenhum erro no que diz é uma pessoa madura, capaz de controlar todo o seu corpo. 3Até na boca dos cavalos colocamos um freio para que nos obedeçam e assim fazemos com que vão aonde queremos. 4Pensem no navio: grande como é, empurrado por ventos fortes, ele é guiado por um pequeno leme e vai aonde o piloto quer. 5É isto o que acontece com a língua: mesmo pequena, ela se gaba de grandes coisas.
Vejam como uma grande floresta pode ser incendiada por uma pequena chama! 6A língua é um fogo. Ela é um mundo de maldade, ocupa o seu lugar no nosso corpo e espalha o mal em todo o nosso ser. Com o fogo que vem do próprio inferno, ela põe toda a nossa vida em chamas. 7O ser humano é capaz de dominar todas as criaturas e tem dominado os animais selvagens, os pássaros, os animais que se arrastam pelo chão e os peixes. 8Mas ninguém ainda foi capaz de dominar a língua. Ela é má, cheia de veneno mortal, e ninguém a pode controlar.
9Usamos a língua tanto para agradecer ao Senhor e Pai como para amaldiçoar as pessoas, que foram criadas parecidas com Deus. 10Da mesma boca saem palavras tanto de agradecimento como de maldição. Meus irmãos, isso não deve ser assim. 11Por acaso pode a mesma fonte jorrar água doce e água amarga? 12Meus irmãos, por acaso pode uma figueira dar azeitonas ou um pé de uva dar figos? Assim, também, uma fonte de água salgada não pode dar água doce.
A verdadeira sabedoria
Mateus 12:36-37– Eu afirmo a vocês que, no Dia do Juízo, cada pessoa vai prestar contas de toda palavra inútil que falou. Porque as suas palavras vão servir para julgar se você é inocente ou culpado.
Gal. 6:7 - Não se enganem: ninguém zomba de Deus. O que uma pessoa plantar, é isso mesmo que colherá.
João 5:24 -Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem ouve as minhas palavras e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não será julgado, mas já passou da morte para a vida
João 15:16 - Não foram vocês que me escolheram; pelo contrário, fui eu que os escolhi para que vão e dêem fruto e que esse fruto não se perca. Isso a fim de que o Pai lhes dê tudo o que pedirem em meu nome.
Romanos 10:9 Se você disser com a sua boca: “Jesus é Senhor” e no seu coração crer que Deus ressuscitou Jesus, você será salvo.
Prov.18:20-21 Do fruto da boca o coração se farta, do que produzem os lábios se satisfaz. A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto.
Lucas 6:45 - O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração.
Jer.15:16 -Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó Senhor, Deus dos Exércitos
Sal.119:103 - Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar!
Mais que o mel à minha boca.
Jô 34:3 - Assim como os ouvidos julgam o valor das palavras, e o paladar prova os alimentos,

Coral



Coral cantando Agnus Dey (regente Moab)

Sementes



Apresentação do grupo Sementes, equipe de coreografia da IEC Santo Amaro. A apresentação fez parte da programação ocorrida em 22/08/2009 no evento "Despertar da Geração: Livres para Adorar", na Igreja Evangélica Congregacional em Santo Amaro.




Coreografia do Grupo Sementes dançando a música Pronto pra Batalha (FLG), no 1º Culto da Mocidade de 2009 (21/03/09)




Coreografia do Grupo Sementes dançando a música Há um Rio no culto de domingo




Coreografia do grupo Sementes dançando a música Toda Sorte de Bençãos (Ministério Apascentar de Nova Iguaçu), no 4º Congresso Jovem (2008)

Contato


Igreja Evangélica Congregacional em Santo Amaro

Rua dos Pargos, 20 - Vila Guacuri - Santo Amaro - CEP 04475-190

E-mail: iecsantoamaro@gmail.com

Nasceu o blog da IEC Santo Amaro! (29/07)


Pessoal, agora a Igreja Evangélica Congregacional em Santo Amaro tem blog! Vocês verão muitas novidades aqui de tudo o que está sendo feito em nossa igreja. Não deixe de visitar o blog para saber de tudo o que está acontecendo!