O que você quer de Deus em 2009? - Pr. José Luiz


TEXTO: ISAÍAS 29:13

“O Senhor disse: Visto que este povo se aproxima de mim e com a sua boca e com os seus lábios me honra, mas o seu coração está longe de mim, e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, que maquinalmente aprendeu”
“meu povo”
Deus tem um povo e Judá fazia parte desse povo.
O povo de Deus estava próximo de Deus, e o povo de Deus honrava Deus, mas esse mesmo povo afastou de Deus o seu coração.
Esse texto fala sobre dois pontos de vista de aproximação de Deus:

  1. O ponto de vista social e externo. É o ponto de vista do povo que está perto de Deus, mas é apenas geográfico.

  2. O ponto de vista individual e interno. É o ponto de vista pessoal.

Socialmente o povo está junto de Deus, mas internamente no coração está longe de Deus.
O que traz contentamento a Deus?
Deus não quer esse tipo de aproximação, que é só no meio social, porque quando se dispersam, estão longe de Deus, e Deus quer que o coração do indivíduo esteja NELE tanto no coletivo como individualmente (social e individual)

1 – QUE O RELACIONAMENTO COM DEUS QUE ABENÇOA É AQUELE QUE EU DESENVOLVO SOMENTE COM JESUS CRISTO.
E não aquele que nós desenvolvemos com Ele como multidão, porque quando Deus olha para a multidão, Ele olha para cada um de nós individualmente, Deus fala de aproximação, de estar junto.
Expressões de fim de ano que visam ter um 2009 melhor do que 2008:

  1. Que todo o caminho leva a Deus. Não importa qual caminho desde que se tenha um caminho a percorrer para chegar até Deus.

  2. Simpatias e patuás como atrativos das bênçãos de Deus.

Sabonete “o sangue de Jesus”, usar uma peça de roupa branca, pular sete ondas, comer lentilhas, uvas, banho de ervas, acender vela.
Isso tudo faz Deus se mover ao nosso favor?
Mas o Deus verdadeiro não é atraído com essas coisas, e há um só caminho que nos leva até Deus, o nome desse caminho é Jesus e esse caminho tem poder.
Quer ser abençoado em 2009?
Trilhe o caminho que é Jesus.

2 – O QUE ATRAI A DEUS É UM CORAÇÃO SINCERO E UM ESPÍRITO QUEBRANTADO.
É isso que atrai a Deus, não adianta fazer nada se o essencial não for feito.
(Salmo 34:18) “Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito.” Quer ter um 2009 abençoado?
Cuide bem do teu coração pois é ele que comove o coração de Deus.
(Isaías 57:15) “Porque assim diz o Alto, o Sublime, que habita a eternidade, o qual tem o nome de Santo: Habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos contritos” Deus habita num coração quebrantado, portanto, cuide bem do seu coração.

3 –DEUS NÃO QUER EXPRESSÕES ESPORÁDICAS DE RELIGIOSIDADE, DEUS QUER TER RELACIONAMENTO CO M O SEU POVO.
Quando você acende uma vela para Deus o que você espera com essa vela? Fita?, etc?
Você espera mudar a Deus?
Aquele ritual de oração realizado cinco vezes por dia por todos os islâmicos acima de 10 anos. A oração é feita em direção à cidade de Meca, e eles não abrem mão de matar pessoas inocentes.
Ou aquelas coisas que você faz e fica dizendo: “todo mundo faz” Saiba que o seu nome é pessoal e não está escrito “todo mundo”.
Muitas vezes nós temos sido empecilho em Deus se manifestar.
Deus não que ser servido, Ele quer ser amado.
O que move Deus não é amuletos e sim um coração quebrantado.
Deus trabalha em favor daqueles que são DELE.
Nas outras religiões existem milhões de pessoas que estão fazendo um trabalho para o seu deus, e no cristianismo Deus trabalha em nosso favor.
Nas outras religiões os homens estão à procura de Deus e no cristianismo Deus está à procura dos homens.

Cuide do seu coração - Pr. José Luiz


TEXTO: MARCOS 4

Nessa parábola Jesus nos revela o porquê de acontecer conosco o que está acontecendo conosco e porque Ele trata cada um de nós de forma diferente, um prospera e o outro não prospera, o porquê de um dia está no fogo e no outro dia não está e porque somos diferentes. É Deus nos
apresentando a nós mesmos.

1 – JUNTO NO CAMINHO
V.4 “E aconteceu que semeando ele, uma parte da semente caiu junto do caminho, e vieram as aves do céu, e a comeram;” Nesta parábola tem um grupo que Jesus chama junto no caminho.

V.15
“E, os que estão junto do caminho são aqueles em quem a palavra é semeada; mas, tendo-a eles ouvido, vem logo Satanás e tira a palavra que foi semeada nos seus corações.” São os superficiais, o solo é duro e a semente não consegue romper a terra, onde a palavra não consegue penetrar no coração. NÃO RETEM A PALAVRA.

2 – OS PEDREGAIS
V.5, 6 –
“E outra caiu sobre pedregais, onde não havia muita terra, e nasceu logo, porque não tinha terra profunda; Mas, saindo o sol, queimou-se; e, porque não tinha raiz, secou-se.” São os escandalizáveis, os crônicos, os perplexos.

V.16, 17
– “E da mesma forma os que recebem a semente sobre pedregais; os quais, ouvindo a palavra, logo com prazer a recebem; Mas não têm raiz em si mesmos, antes são temporãos; depois, sobrevindo tribulação ou perseguição, por causa da palavra, logo se escandalizam.” São os que embora tenham recebido a palavra no coração essa palavra não mudou o coração deles, não mudou o seu interior. São os
que mudaram só o exterior mas o interior não mudou.
“escandalizam”
Se escandalizam com tudo, quando os problemas os alcançam se escandalizam, são os que querem resposta para tudo na vida “porque eu, porque só acontece comigo” e se afastam de Deus. ESTÁ SEMPRE JULGANDO

3 – OS ESPINHAIS
V.7 “E outra caiu entre espinhos e, crescendo os espinhos, a sufocaram e não deu fruto.” V.18, 19 “E outros são os que recebem a semente entre espinhos, os quais ouvem a palavra; Mas os cuidados deste mundo, e os enganos das riquezas e as ambições de outras coisas, entrando, sufocam a palavra, e fica infrutífera” Neles a palavra de Deus fica sufocada, são os materialistas, só acreditam que Deus os está abençoando se estas bênçãos se materializam em coisas. “só creio em Deus se .....”
O materialista não está atrás do abençoador e sim está atrás das bênçãos, o espinhoso dificilmente é dizimista porque ele não consegue pegara matéria e transformar em culto. QUER BÊNÇÃO.

4 – BOA TERRA
V. 8
“E outra caiu em boa terra e deu fruto, que vingou e cresceu; e um produziu trinta, outro sessenta, e outro cem” É aquele que frutifica com frutos que frutificam, gera
frutos, é quem dá fruto que dá fruto.
Se você se identifica como uns dos três primeiros não significa que você vai ser sempre assim. Pois com Deus você pode ser muito mais do que é hoje.
DIGA: “Você crê que pode ser muito melhor do que é hoje na presença de Deus?”

(I Cor.5:17) “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” Ninguém que é junto do caminho, pedregal, espinho tem que morrer assim, porque se estamos em Cristo tudo isso pode ser transformado, todos nós podemos mudar a nós mesmos com a ajuda de Deus.

Junto do caminho, pedregal, espinho como mudar?

Resposta: protegendo o solo do coração, o que dominar o seu coração, rege o curso da sua vida.

1 – TRABALHE O SOLO DO SEU CORAÇÃO
Cuide, seja gestor do seu coração, porque o nosso coração tem dificuldade de reter as coisas do espírito.
O problema não está no intelecto, está no coração.
(Prov.4:23)
“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.” Porque a sua vida se alimenta daquilo que está dentro do seu coração.
(Prov. 4:4)
“E ele me ensinava e me dizia: Retenha o teu coração as minhas palavras; guarda os meus mandamentos, e vive.” Viver só é possível se guardarmos os ensinos de Deus.
(Salmo 119:11)
“Escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti.”
Decore a palavra de Deus, TEM QUE LER A PALAVRA.

2 – CUIDE DA QUALIDADE DOS ARQUIVOS QUE ESTÃO DENTRO DO SEU CORAÇÃO.
O nosso coração guarda as informações da nossa emoção, existem traumas físicos e emocionais, os emocionais marca o coração.
Não fique guardando no seu coração acontecimentos negativos, ruins, pois diáriamente entra no nosso coração coisas boas e coisas ruins.
Libere o perdão pois assim você liberta e é libertado, a falta de perdão aprisiona os dois lados.
(Prov. 6:12
) “homem vil, o homem iníquo, anda com a perversidade na boca,” O perverso em todo o tempo maquina o mal e não há cura.
(Prov. 15:13)
“O coração alegre aformoseia o rosto; mas pela dor do coração o espírito se abate.” Coração alegre, o que está dentro interfere o lado de fora, a qualidade de vida tem a ver com o que está no coração, trabalhe o seu coração, ou ele vai ser um jardim ou vai ser um lixão.
Oração do sábio: 30 segundos de silêncio antes de agir em momentos de pressão.

Quando Jesus se revela - Pr. José Luiz


TEXTO: MARCOS 16:9

O que aconteceu depois da ressurreição de Jesus e antes de ir para o céu?

Se você fosse Jesus, para quem você apareceria primeiro?

Esse texto nos mostra para quem Jesus se revelou primeiro.

V.9 E Jesus, tendo ressuscitado na manhã do primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demônios
– Apareceu primeiro para Maria Madalena, era uma mulher que Jesus tinha expulsado sete demônios, ela era uma prostituta, que não teve medo da crítica quando lavou os pés de Jesus com as suas lágrimas e enxugou com os seus cabelos.

V.10 -
E, partindo ela, anunciou-o àqueles que tinham estado com ele, os quais estavam tristes, e chorando. E através dela Jesus se revela àqueles que estavam tristes e chorosos, aos sobrecarregados.

V.12 -
E depois manifestou-se de outra forma a dois deles, que iam de caminho para o campo. Depois Jesus se manifesta a dois homens que iam trabalhar no campo.

V. 14 - Finalmente apareceu aos onze, estando eles assentados à mesa, e lançou-lhes em rosto a sua incredulidade e dureza de coração, por não haverem crido nos que o tinham visto já ressuscitado. E por último Jesus se manifesta aos discípulos.

Pergunta: Porque Jesus quis se revelar para eles?

Quem são as pessoas para quem Jesus se revela?

1 – JESUS SE REVELA ÀQUELES CUJO PRESENTE MOMENTO SÓ PODEM SER ACEITOS PELA GRAÇA.
Porque o passado de Maria madalena era podre

(Lucas 7:37-39) E eis que uma mulher da cidade, uma pecadora, sabendo que ele estava à mesa em casa do fariseu, levou um vaso de alabastro com ungüento; E, estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas, e enxugava-lhos com os cabelos da sua cabeça; e beijava-lhe os pés, e ungia-lhos com o ungüento. Quando isto viu o fariseu que o tinha convidado, falava consigo, dizendo: Se este fora profeta, bem saberia quem e qual é a mulher que lhe tocou, pois é uma pecadora. Porque o religioso quando olhava para esta mulher, ele olhava o hoje baseado no que aconteceu no passado e Jesus olhava o presente que só podia ser aceito pela graça porque o passado a condena.

Pergunto: Você tem alguma coisa no passado que o condena?

Essa mulher tinha, foi uma prostituta, e ela se converte mas os religiosos não acreditavam que ela tinha mudado de vida e diziam; “o teu passado te condena” mas Jesus se revela por alguém que só pode ser aceito pela graça mesmo que teve uma passado negro.

Essa palavra é para aqueles que acham que sua vida não tem mais jeito.

O que importa para Deus não é o teu passado e sim o que você pode ser a partir de hoje pelo poder da palavra de Deus.

Deus não despreza aqueles que são desprezados, entre uma mulher prostituta arrependida e os religiosos acusadores, Jesus escolhe a mulher.

2 – JESUS SE REVELA PARA AQUELES QUE ESTÃO SEM ESPERANÇA.

V.10 - Quando é que choramos? Quando estamos tristes

E o que precisamos nesse momento? Precisamos de consolo e são essas pessoas que Jesus procura consolar porque Ele tem tempo para essas pessoas.

Deus sabe da sua dor e como você está nesse momento e quer se revelar a você.

3 – JESUS SE REVELA AOS OCUPADOS

V. 12 - Muitos não gostam de trabalhar, se acomodam, não lutam pelos seus ideais, não assumem a sua responsabilidade, se tornam um eterno dependente e querem que Deus faça tudo por eles.
“Deus não tem compromisso com quem não tem compromisso com nada” Jesus se revela para aqueles que estão ocupados, que assumem responsabilidades, pois sabe que pode contar com eles.

JESUS PODE CONTAR COM VOCÊ?

V.20 - E eles, tendo partido, pregaram em toda parte, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra por meio de sinais, que se seguiam. Eles faziam e Jesus ajudava, Deus não faz, ajuda a fazer quando nos dispomos.

4 – JESUS SE REVELA AO POVO DE DEUS PARA ENVIÁ-LOS

V.14, V.15 – E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura
Jesus se releva para que sejamos seus discípulos, seus servos.
Jesus nos arma para enfrentar o dia dia, para nos dar coragem.
Jesus se revela não para que nos sintamos bem, e sim se revela para que nos sintamos úteis.

O que acontece com aqueles com quem Jesus se revela ?

  1. NÓS VAMOS TER EXPERIÊNCIAS COM ELE.
    V. 17 -
    Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas. Experiências que vão nos levar a superar as dificuldades da vida.

  2. NÓS VAMOS ESTAR NA SUA PRESENÇA
    V.20
    – A sua força acabou?
    Então a presença de Deus vai te dar novas forças.

Vencendo o cansaço - Pr. José Luiz


TEXTO: I REIS 19

Todos nós temos limites e precisamos respeitar esses limites.

O cansaço passa por várias áreas da nossa vida: no físico, na mente nas emoções, no espírito.

Homens espirituais também se cansam e quando menos percebermos paramos de buscar a Deus e abrimos mão da comunhão com os irmãos, de celebrar as vitórias, porque nos preocupamos somente em clamar a Deus pelos problemas em vez de celebrar a Deus pelos seus grandes feitos.

Em I Reis vemos a história de um homem cansado, o profeta Elias passa por um momento de muito cansaço e de depressão, pois em um dia encara 850 profetas do deus Baal e vence e no outro dia foge de uma mulher chamada Jezabel, e deseja a morte, resultado de um homem profundamente casado, de um homem que desistiu de lutar porque se cansou, desistiu da vida.

Como vencer esse cansaço?

Porque assim como aconteceu com Elias pode acontecer conosco também.

A sua vida é sempre uma guerra?

Você que está cansado, veja se o seu problema tem todo esse poder para provocar isso em você.

O problema em si não tem o poder de fazer todo esse estrago em você (PARE E PENSE), medo é fé na derrota. Você é maior do que esse problema, AMÉM!

Elias ficou com medo porque estava cansado.

1 – RETIRE-SE
Você está muito cansado?
Retire-se, pare, dá um tempo.
Elias precisou se retirar, Porque?

  1. Porque só assim nós teremos tempo para nós mesmos. Se não o seu tempo será escravo do seu problema, quando você só fica pensando nisso e não tem tempo para si,
    já pensou se você está preso com o seu passado ?

    ódio do que aconteceu a 10 anos atrás ?

  2. Porque só assim damos tempo para Deus nos restaurar. Ministrar em nosso coração.

  3. Para que tenhamos tempo para os nossos amados. Gastamos tempo para conquistar o nosso amor e depois que conquistamos, gastamos tempo para perdê-los em vez
    de gastar tempo com eles.

2 – FAÇA DO SEU RETIRO ALGO PRODUTIVO
V.5,6 “dormiu, comeu” Reabasteça-se, Ele se retirou, dormiu, comeu e dormiu.

DIGA: “Você gosta de dormir e de comer ?”
Ele se retirou e se reabasteceu, dormiu e comeu.
Eu me retiro para restaurar as minhas necessidades básicas.
Converse fiado, jogue conversa fora, fuja daquilo que é sério.

V.11
– “Elias saia para fora” Deus podia tratar com Elias lá dentro mesmo mas o coloca para fora.

Faça do seu retiro algo produtivo senão se torna fuga de gente covarde.

3 – CELEBRE A VIDA

Divirta-se, celebre a vida.
Quantas vêzes Jesus participou de uma festa?
Muitos em vez de comemorar a vida, ficam vendo a vida passar curtindo o sofrimento.

4 – VOLTE

Haja o que houver, volte.
V.12
– Elias saiu,
Porque Deus perguntou a Elias?
Para que Elias tivesse conhecimento da sua própria resposta.

V.14
– “somente eu fiquei, tadinho de mim”
Deus disse: resposta errada, porque enquanto você não tiver uma postura de profeta, enquanto você não tomar posse e viver o que você realmente é, você não terá vitória nessa vida.

DIGA: “Eu sou povo de Deus e vou ser usado por Deus”
Volte, vá exercer a sua vocação, relaciona-se.

V.18
“7 mil” Elias não conseguia ver porque ainda não tinha voltado.

Deus quer restaurar em sua vida todas as suas promessas, por isso não se entregue ao seu cansaço.

E jezabel, é jogada para fora numa janela, é atropelada e comida por cães por causa de uma profecia de Elias, de ameaçado passou a ser vitorioso porque Elias voltou a profetizar.

Quando é que o fogo de Deus cai? - Pr. José Luiz


TEXTO: I REIS 18:20

Profeta Elias, desafia um total de 850 profetas, e o Deus que respondesse com fogo seria adorado, e o mesmo Deus que respondeu ao profeta Elias quando ele clamou por fogo, é o mesmo Deus que nos responde quando clamamos a Ele, Amém!

Mas quando o fogo de Deus cai quando oramos? Quando é que Deus responde?

Pois às vezes Deus parece deus baal, que não responde às nossas orações.

Quando é que o fogo se torna possível em nossa vida?

De onde Elias tirou essa certeza de que Deus iria responder?

Se você estivesse no lugar de Elias teria essa coragem?

Porque a oração de Elias foi respondida e porque quando oramos às vezes Deus não responde?

Pois quando Deus não responde ficamos incrédulos e acabamos orando menos.

5 lições

1 – QUANDO O ALTAR DA NOSSA VIDA É RESTAURADO

V.30
- Então, Elias disse a todo o povo: Chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele; Elias restaurou o altar do Senhor, que estava em ruínas.

Antes de clamar a Deus pedindo fogo Elias repara o altar de Deus que tinha sido destruído, isso era a sua prioridade, antes de clamar a Deus pedindo fogo ele tinha algumas coisas para fazer:

  1. TEMOS QUE NOS UNIR.“chegai-vos” É restaurar a união, Elias não repara o altar sozinho.

  2. VOCÊ TEM QUE RESTAURAR O ALTAR DA SUA VIDA. É quando o altar da nossa vida é restaurado, Qual área da sua vida deve ser restaurada?

2 – QUANDO TRABALHAMOS OS FUNDAMENTOS

V.31
- Tomou doze pedras, segundo o número das tribos dos filhos de Jacó, ao qual viera a palavra do Senhor, dizendo: Israel será o teu nome.

Pedra
– construção sólida, alicerce.Aquilo que aparece depende
daquilo que não aparece (alicerce, fundamento).

Não fica oscilando toda hora, não cria raiz em lugar nenhum, nunca se sacia e nunca consegue ser feliz.

É quando trabalhamos os fundamentos sobre aquilo que vai ser edificado.

Não abandone nunca os fundamentos.

Aonde estão os seus pensamentos?

Perigo: Cuidado em fazer a obra de Deus sem o Deus da obra.

Geração superficial => Que só investe na aparência.

3 –QUANDO SUPERAMOS A SUPERFICIALIDADE

V. 32 - Com aquelas pedras edificou o altar em nome do Senhor; depois, fez um rego em redor QUANDO do altar tão grande como para semear duas medidas de sementes.

A profundidade ao redor do altar significa que devo me aprofundar na presença de Deus, é sair da superfície. O que é mais importante?

FAZER PARA DEUS OU ESTAR COM DEUS

(Hebreus 5:12)
Pois, com efeito, quando devíeis ser mestres, atendendo ao tempo decorrido, tendes, novamente, necessidade de alguém que vos ensine, de novo, quais são os princípios elementares dos oráculos de Deus; assim, vos tornastes como necessitados de leite e não de alimento sólido.

Maduro é aquele que melhora depois que se converte e vai melhorando cada vez mais, é aquele que recebe a unção do vinho, quanto mais velho melhor, tem crente que vive sempre como um bebezão.

A maturidade cristã nos empurra para junto de Deus e do seu povo e não nos afasta dela.

Deus conhece a sua intimidade e sabe como você é fora da Igreja.

4 – QUANDO A ORAÇÃO É MAIS DO QUE PALAVRAS

V.33
- Então, armou a lenha, dividiu o novilho em pedaços, pô-lo sobre a lenha.

Tem a ver com a postura, com o seu modo de vida.

Quando praticamos a obediência incondicional, encheram várias vezes, eles obedeceram.

(I Sam. 15:18) Enviou-te o Senhor a este caminho e disse: Vai, e destrói totalmente estes pecadores, os amalequitas, e peleja contra eles, até exterminá-los.

Deus manda Samuel repreender Saul, porque ele desobedeceu a Deus, Saul ficou com os bens dos Amalequitas (V.20) Então, disse Saul a Samuel: Pelo contrário, dei ouvidos à voz do Senhor e segui o caminho pelo qual o Senhor me enviou; e trouxe a Agague, rei de Amaleque, e os amalequitas, os destruí totalmente;
(V.22) Porém Samuel disse: Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros.

O QUE DEUS QUER DE NÓS É OBEDIÊNCIA

Você sabe qual é a vontade de Deus?

É uma obediência que acontece porque amamos a Deus.

5 – QUANDO APRENDEMOS A ADMINISTRAR COM SABEDORIA A NOSSA VIDA.

V. 36 No devido tempo, para se apresentar a oferta de manjares, aproximou-se o profeta Elias e disse: Ó Senhor, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, fique, hoje, sabido que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo e que, segundo a tua palavra, fiz todas estas coisas.

Na vida de Elias havia ordem e coerência, a vida dele não era bagunçada.

A sua palavra tem valor?

Você cumpre o que fala?

O que você faz vale muito mais do que o que você fala.

Não carregue ódio no seu coração, trate bem os outros.

Deus está vivo - Pr. José Luiz


TEXTO: JÓ 19:2

Você já teve algum tipo de perda na sua vida?

Filósofo e pensador Nietzsche, alemão, nasceu em 1844, (filosofia é a busca pela verdade) e ele era contra tudo que era a favor da verdade.

Ficou muito conhecido porque ele criou a teoria da morte de Deus.

Em 1899 às 12 horas, ele sai no meio de uma praça pública com uma lamparina na mão gritando:
“Alguém viu a Deus ?”
como ninguém respondia nada, ele disse:
“Deus está morto”
Deus morreu

E vem Jó e diz: (Jó 19:25)
“Pois eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra”

Porque ambos pensam a respeito de Deus de forma tão diferente?

Quando foi que eles pronunciaram essas palavras?

NIETZSCHE,
Em 1899 Nietzsche, luterano, vivia num momento muito difícil da sua vida, não encontrava resposta para o que estava acontecendo na sua vida e acaba num hospício.


JÓ 1:15 “ mataram os moços ao fio da espada” Os empregados foram mortos – Ajudam a nossa vida

JÓ 1:16 “caiu do céu e queimou as ovelhas e os moços, e os consumiu; e so eu escapei para trazer-te a nova.” As ovelhas – Conforto.

JÓ 1:17 “deram sobre os camelos e os tomaram; e mataram os moços ao fio da espada; e só eu escapei para trazer-te a nova” Os camelos – o que carrega o peso.

JÓ 1:18,19 “Teus filhos e tuas filhas estavam comendo e bebendo vinho em casa do irmăo mais velho; e eis que sobrevindo um grande vento de além do deserto, deu nos quatro cantos da casa, e ela caiu sobre os mancebos, de sorte que morreram; e só eu escapei para trazer-te a nova” Filhos, sua herança familiar.

JÓ 1:20 Entăo Jó se levantou, rasgou o seu manto, rapou a sua cabeça e, lançando-se em
terra, adorou; Mesmo
Mesmo assim Jó adorou a Deus.

JÓ 2:7 Saiu, pois, Satanás da presença do Senhor, e feriu Jó de úlceras malignas, desde a planta do pé até o alto da cabeça. Sem saúde não somos nada.

JÓ 2:9 Entăo sua mulher lhe disse: Ainda reténs a tua integridade? Blasfema de Deus, e morre. Perde a esposa, área sentimental. E mesmo assim Jó permanece fiel (V.10).
Em um a dor gera revolta e incredulidade e no outro gera compromisso e força para declarar a sua fidelidade a Deus. Jó foi fiel a Deus mesmo perdendo tudo.
Quando é mais fácil ser fiel? Quando tudo vai bem ou quando tudo vai mal?
Pois para Satanás é mais fácil quando tudo vai bem, por isso que tentou a Jó.

4 lições

1 – NÃO DEIXE DEUS POR NADA
DEUS É A NOSSA MAIOR RIQUEZA
Qual era a maior riqueza que Jó tinha?
Jó 1:20 – Jó mesmo sem entender nada, adora a Deus, e o que Satanás queria era impedir que Jó continuasse adorando a Deus. O homem não é derrotado quando perde alguma coisa de valor, e sim, quando sai da presença de Deus.

2 – NA DOR OU CRESCEMOS OU NOS AMARGURAMOS
E não depende mais da ofensa e sim do ofendido, depende de como você vai reagir diante da dor.
É como eu reajo diante da dor de hoje que vai determinar como vou viver o amanhã.
O que importa é como termina, como termina é mais importante do que como começa, pois a diferença está na capacidade de como é encarado a dor.

3 – O QUE IMPORTA NÃO É O QUE VOCÊ TEM E SIM O QUE VOCÊ É
Não permita que aquilo que você perdeu lhe transforme naquilo que você não é.
O que você está fazendo com você mesmo? Não se destrua, você tem valor.
Jó não permitiu que aquilo que fizeram com ele adoecesse a sua alma, a sua fé em Deus.

Você não é o que você tem
, você é aquilo que Deus diz quem você é, a maior riqueza que Jó tinha era ele mesmo, a sua alma, o seu caráter, Deus não permitiu que Satanás tocasse na sua alma. (JÓ 2:6) Disse, pois, o Senhor a Satanás: Eis que ele está no teu poder; somente poupa-lhe a vida.

Aquilo que você tem de mais importante na sua vida é a sua vida
, é você, você está doente mas não está morto, o amor de Deus não se manifesta principalmente nas coisas, mas sim
na sua presença.
O imprescindível é aquilo que se manifesta quando tudo mais se cala, se vai.
É na dor que cresce o nosso caráter, Jó continuou adorando a Deus “eu posso viver sem tudo isso mas não posso viver sem Deus” Jó não tinha crise existencial, porque nada o que temos, temos de fato a não ser a nossa alma.

DIGA:"Você nasceu para adorar a Deus"

(JÓ 42:5) Com os ouvidos eu ouvira falar de ti; mas agora te vêem os meus olhos.

Você pode viver sem tudo mas não pode viver sem Deus, você teve perdas na vida?

Então agora você pode ver a Deus.

4 – O QUE CONTA É COMO TERMINA
Jó tinha perdido tudo menos uma coisa: A Fé.
Jó foi vencedor porque vencedor é quem permanece na presença de Deus em qualquer circunstância.

Fim de Nietzche – Louco num hospício

Fim de Jó (42:10) O Senhor, pois, virou o cativeiro de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o Senhor deu a Jó o dobro do que antes possuía. Deus o abençoou e o último estado foi melhor que o estado anterior, O que conta é como termina.

Como foi o 5º Congresso Jovem "Poderoso Deus" Parte 1


Vejam três vídeos das apresentações ocorridas em 25/10, que fizeram parte da programação de quatro dias do 5º Congresso Jovem com o tema "Poderoso Deus".

O primeiro vídeo é uma encenação da música "Intimidade" do Pr. Antônio Cirilo:



O próximo vídeo é apresentação da peça "Everything", com o grupo de teatro formado pela mocidade:



O último vídeo é a coreografia do Grupos Sementes baseada na música "Poderoso Deus" de David Quinlan:

Deus é um deus ilógico - Pr. José Luiz


TEXTO: I COR.1:25

ICor.1:25Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.

Deus e a lógica humana não se dão bem, Deus é um Deus completamente ilógico

Lucas 10:21
Naquela hora, exultou Jesus no Espírito Santo e exclamou: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado.

Isso porque os sábios e os entendidos estão sempre buscando lógica.

Deus é um Deus ilógico.

1 – DEUS ESCOLHEU HABITAR EM VOCÊ

Se você fosse Deus você teria escolhido você para ser seu servo?

Você escolheria morar, habitar dentro de um cara como você?

Você já se sentiu insuportável? Que nem se agüenta?

Mas Deus olha para a terra e onde resolve morar? Em você, casa espiritual, casa cheia de falhas, com essas rugas, com esse cabelo que só você e a graça.

Que quando acorda parece que tem um cachorro morto em sua boca “querido eu preciso lhe contar algo, benzinho eu sei que você engoliu a minha meia”

Nós somos isso.

Se todos tirarem o sapato do seu pé, o que acontece?

Esse lugar fica cheio, mas não da glória.

Sabe porquê? Porque você fede.

Dá uma cheirada na pessoa do seu lado

Ela está cheirosa ou não? Mas esse cheiro não é dele é do perfume que está usando.

DIGA: “SEU ARTIFICIAL”

E vem Deus e diz: “Eu vou morar em você mesmo do jeito que você é com suas falhas”

Deus é um Deus ilógico, Ele é ilógico por causa da sua palavra.

2 – A LÓGICA HUMANA NÃO LIMITA O PODER DE DEUS

LOGO: Se Deus é um Deus ilógico, a lógica que estabelecemos não deve ser considerado como algo definitivo em nossa vida.

A vida está judiando de você?

Você está se sentindo só?

Pois saiba que Deus conhece a sua dor e qual é o nome dela, de como começou e como ela vai terminar, ELE SABE DE TUDO.

E talvez você chegou no seu limite do que você pode suportar.

E a lógica diz que não tem mais jeito, mas como Deus é um Deus ilógico, que não se limita a lógica humana, não desista porque Deus ainda não terminou de agir na sua vida.

E se você está sentindo muita dor, não acrediteno teu diagnóstico porque ele é produto da lógica humana, das circunstâncias, e Deus está acima de qualquer lógica humana.

Mesmo que para a lógica humana não tem mais jeito, para Deus ainda tem jeito sim.

3 – A ILÓGICA DE DEUS É UMA BÊNÇÃO

A Ilógioca de Deus é uma bênção

DIGA: “ O meu Deus é um Deus que não conhece lógica humana então há esperança”

Está doendo?

Você tem duas formas de encarar essa dor:

  1. Pela lógica humana. Você acha que Deus esqueceu de você.

  2. Pela ótica de Deus.
    Eu creio em Deus em seu amor e se Ele está permitindo isso é para que eu cresça e vou experimentar o seu poder em mim.

Nós não devemos nos basear na lógica humana mas sim, no poder de Deus. Portanto, não se baseie na lógica humana.

Passando por cima da inveja - parte 9



8. Reacenda o amor de Deus em seu coração
Presbítero Heverton Agnelli

O amor {...} não a inveja. É o que Paulo diz em (1ºCo 13.4) vale a pena pensar nisso. Paulo está dizendo que a inveja e amor não podem permanecer um na presença do outro pois estão muito perto dos opostos e funcionam como pólos magnéticos. A carga magnética da inveja repele a força do amor – embora atraia muitas outra emoções indignas, como as de Gálatas 5. O amor, por sua vez, repele a inveja. O amor e a inveja são fogos que precisam ser cuidados. Um esquenta agradavelmente, o outro arde e ferve.

Portanto o amor é a resposta. Mas e se ele for reduzido a cinzas? Como reacendê-lo? A resposta é muito simples: Através da Palavra e da Oração. Somente experimentando a presença transformadora do Senhor, seu coração pode ser transformado. O Espírito Santo lhe dará a mente de Cristo, sua perspectiva e sua atitude de serviço para com as pessoas que você de outro modo invejaria. O perfeito amor lança fora o medo, mas também joga fora muitas outras coisas.
Joga fora a inveja. Expulsa a ira, o ressentimento e o desânimo. O amor é a força que faz até gigantes dar meia-volta e fugir.

O fato é que aquele que é salvo e liberto por Jesus Cristo não precisa viver escravo dos sentimentos. Nada de inveja, não se sinta fracassado, não se entregue a procrastinação, não se leve pelas dúvidas, não seja derrotado pelo ressentimento, não se sujeite a ira, não caia na tentação, não fique escravo da culpa, não se acorrente na preocupação, não tenha como amigo a solidão, não ceda ao desânimo, e vença os seus medos. O único que pode satisfazer todo o nosso ser, alma e espírito é Jesus. Vivamos para Ele e por Ele.

SEJA LIVRE! SEJA SALVO!
VIVA LIVRE! VIVA LIBERTO!

Para refletir:
Ainda existe algum gigante a ser vencido em sua vida? O que você está esperando para apresentá-lo ao Poderoso Deus?

Palavra do Poderoso Deus:
É Deus que nos lava dos pecado; que nos trás transformação; que nos torna alvos como a neve. Tenha intimidade com o Poderoso Deus e todos os dias você poderá gritar: “EU SOU LIVRE!”.


Passando por cima da inveja - parte 8



7. Confirme a bondade de Deus para você
Presbítero Heverton Agnelli


Existe algo importante a aprender a respeito do ciúme e da inveja. Nosso ressentimento presume que Deus não nos deu tudo que precisamos. Se levássemos a vida na certeza que Ele nos deu tudo, como poderíamos ser ciumentos? De quem ou de que teríamos inveja?

Quando detectar sentimentos de ciúme, faça uma lista de bênçãos. Quando e qual foi a última que você recebeu? Conte-as, enumere-as uma a uma. De que você sente falta que Deus lhe tenha suprido? E, por outro lado, quais as bênçãos fartas que ele lhe tem derramado sem que você mereça? Se você examinar seu caderninho de bênçãos e áreas a ser abençoado, tenha certeza que o saldo é positivo. Deus o tem abençoado muito além das exigências realistas que poderia fazer. Se tão somente conseguíssemos enxergar a extensão em que somos beneficiados pelas maravilhosas e preciosas bênçãos de Deus e pela graça de sua paciência com nossas incontáveis imperfeições, não nos atreveríamos a aparecer com nenhum pouco sequer de inveja!

Tirar o dia para agradecer a Deus por tudo que ELE é e faz é um ótimo antídoto para o veneno do ciúme. Você descobre exatamente como esse antídoto funciona bem no centro da Bíblia.
Tantos salmos começam com o escritor consumido por autocomiseração, ira e ressentimento pelos inimigos. Mas ao rever as bênçãos passadas, a bondade de Deus no momento atual, e a promessa Dele para o futuro, o salmista encerra a canção com uma nota diferente – o que começou com uma nota fúnebre acabou em dança de alegria.

Por que você não tenta? Escreva um salmo seu, baseado no seu ressentimento e inveja. Conte tudo o que sente! Mas aqui está o segredo: depois de derramar seus sentimentos sinceros, você é obrigado a rever a bondade de Deus em sua vida – presente, passada e promessas futuras.
Depois de algumas páginas creio que seu coração começará a mudar, a inveja não mais existirá.
Só restará um coração alegre e disposto a adorar. A GRATIDÃO TRANSFORMA A ATITUDE.

Para refletir:
Você já tirou um tempo só para listar o que Deus já fez por você?

Palavra do Poderoso Deus:
O coração agradecido fortalece a alma. O coração inveja corrompe os bons costumes e nos mata lentamente.

Passando por cima da inveja - parte 7



6. Lembre-se de seu rival em oração
Presbítero Heverton Agnelli


Agora a coisa fica interessante. Você está preparado para fazer isso?

Jesus nos mandou, mais de uma vez, orar pelos nossos inimigos, pois sabia que, se conseguíssemos fazer isso sinceramente, a batalha seria vencida. No exato momento em que pegamos o braço do rival e vamos juntos diante de Deus, a mesquinhez e a vergonha logo se dissipam diante da luz da graça divina. Não conseguimos manter o ciúme rancoroso quando os olhos de Deus estão sobre nós.

Quando oramos pelos nossos inimigos, toda raiva, ódio, rancor ou mágoa desaparece. O sentimento ruim que estávamos nutrindo some e dá lugar ao agir do Espírito Santo em nós. O milagre do perdão acontece e a recompensa de tal atitude é um coração em paz.

Pv 24.17-20 “Quando cair o teu inimigo, não te alegres, e não regozije o teu coração quando ele tropeçar; para que o Senhor não veja isso, e lhe desagrade, e desvie dele a sua ira. Não te aflijas por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos perversos, porque o maligno não terá bom futuro, e a lâmpada dos perversos se apagará”.

Não devemos invejar o aparente sucesso de nossos inimigos, pois a Bíblia nos garante que a lâmpada de cada um deles se apagará. Ore pelos corruptos, pelos bandidos, pelos ladrões, pelos assassinos, pelos pedófilos, e tantos outros, pois todos carecem da glória de Deus e precisam alcançar a salvação.

(Lc 6.27-31) “Bendiga os que vos maldizem”, faça o bem da mesma forma que gostaria que fizessem com você.

(Rm 12.17-21) “Não torneis a ninguém mal por mal...; Não vos vingueis a vós mesmos...; Se teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer...; porque fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a tua cabeça...; VENÇA O MAL COM O BEM”.

Para refletir:
Você já orou por alguém que sentia inveja de você? Você já orou pelo seu sentimento de inveja por alguma pessoa?

Palavra do Poderoso Deus:
Orar pelos inimigos é uma das atitudes na terra que fazemos que mais nos assemelha ao nosso Pai.

Passando por cima da inveja - parte 6



5. Renuncie ao pecado do ciúme
Presbítero Heverton Agnelli

Precisamos arrancar de nossos corações a raiz dessa erva daninha chamada ciúme. As Escrituras nos mostram claramente que tal atitude é pecado, é maligno e não procede de Deus.

Se o ciúme ou a inveja é algo que o incomoda, recomendo que você pare de ler agora e dobre seus joelhos e comece a fazer uma oração sincera de arrependimento diante do Senhor. Declare o que tem ti despertado o ciúme, libere bênçãos na vida das pessoas que você inveja e profetize sobre sua vida mudança, transformação e libertação nessa área. Espalhe alguns dos textos já citados na sua casa, medite neles, viva-os de modo que o Senhor arrancará de sua alma tal sentimento.

No mínimo, a inveja e o ciúme causam-lhe dor profunda na alma e tem estragado seus relacionamentos. Você tem deixado de sorrir por conta da inveja. Tem deixado de viver por conta do ciúme possessivo e doentio, que não só ti cega como impossibilita sua real felicidade. O ciúmes é a única prisão que só prende quem a construiu. O que você tem construído em seu coração? Uma fortaleza , uma ilha, uma sala escura. Não importa o ambiente, o fato é que quem sente inveja ou vive no ciúmes só tem um destino A SOLIDÃO.

Renuncie! Confesse! Se arrependa!

Satanás caiu nesse pecado. A inveja subiu seu coração. Ele melhor do que ninguém sabe como usar essa arma para destruir a humanidade. Cuidado! Não seja mais um a invejar o vitorioso.
Não seja mais um a desejar a derrota daquele que venceu. Não seja mais um a cobiçar a coroa dos outros. Deus tem uma coroa para cada um de nós (Ap 3.11).

Não tenha inveja da forma que Deus usa outro irmão!
Não tenha inveja do ministério de outra irmã!
Não tenha inveja da denominação do outro irmão!
Não tenha inveja do bom desempenho que um novo convertido!
Não tenha inveja do jeito que uma irmã ora!
Não tenha inveja do jeito que um irmão louva!

Para refletir:
Depois da meditação de hoje você ainda tem inveja?

Palavra do Poderoso Deus:
QUEM TEM O PODEROSO DEUS COMO PAI, NÃO PRECISA INVEJAR NINGUÉM, POIS JÁ TEM TUDO QUE PRECISA!

Como ser abençoado por Deus - Pr. José Luiz


TEXTO:GÊNESIS 12:1-3

Abraão, Isaque e Jacó – Era uma família abençoada, que cresceram em todos os aspectos, o que eles faziam, dava certo. O que era que eles tinham para crescerem?

Eles tinham a bênção de Deus. Qual era a razão dessa bênção?

Deus quer que todos cresçam na vida, que sejam abençoados, e para isso Deus usa aqueles que desejam ser usados por Ele para crescerem e abençoar os outros.

Provérbios 10:22 - A bênção do Senhor traz riqueza

6 lições:

Aprendendo com ABRAÃO

1 – OBEDEÇA A DEUS MESMO QUE NÃO ENTENDA
Abraão, rico, com muitas posses, deixa tudo para obedecer a Deus, ele não tinha filhos e foi ter um filho somente aos 100 anos de idade, Isaque. Deus falou, obedeça.

GN 13:6 Ora, a terra não podia sustentá-los, para eles habitarem juntos; porque os seus bens eram muitos; de modo que não podiam habitar juntos.

GN 13:9 Porventura não está toda a terra diante de ti? Rogo-te que te apartes de mim. Se tu escolheres a esquerda, irei para a direita; e se a direita escolheres, irei eu para a esquerda.

Enquanto Ló estava com Abraão, Ló prosperava, aonde Abraão ia a bênção de Deus o
acompanhava,
porque Abraão estava realizando a vontade de Deus.

2 – SAIBA QUE DEUS NÃO VAI TE DAR UM MAPA

Porque o que Deus quer é ter um relacionamento constante conosco, e quer que caminhemos passo a passo.

3 - SEJA UMA PESSOA DE VISÃO

Deus alimentou o coração de Abraão com uma visão, um caminho de fé

GN.13:14 Disse o Senhor a Abrão, depois que Ló se separou dele:
Ergue os olhos e olha desde onde estás para o norte, para o sul, para o oriente e para o ocidente;
GN.13:15 porque toda essa terra que vês, eu ta darei, a ti e à tua descendência,
para sempre. 16Farei a tua descendência como o pó da terra; de maneira que, se
alguém puder contar o pó da terra, então se contará também a tua descendência. 17Levanta-te, percorre essa terra no seu comprimento e na sua largura; porque eu ta darei.

“Tudo o que você vê, vai possuir”

Lição: Aquilo que você não vê, você não vai possuir
“olhe” de onde você está, você vai traçar um caminho, uma trajetória, faça um planejamento.
Como é que você vai chegar lá? (ex. passaporte para viajar)

Ore, faça o que precisa ser feito, se prepare, SONHE.

4 – DEUS QUER TE USAR PARA ABENÇOAR A OUTROS

Mas para isso Deus vai te abençoar primeiro para que você possa abençoar a outros.
Entregue a Deus qualquer coisa que Ele lhe der Deus pode confiar em suas mãos alguma coisa de valor?

Deus não tem nenhum problema para te dar tudo o que você precisa para ajudar os outros

Gen 11-
Babel fez o oposto do que Deus queria, não se espalharam e não povoaram a terra.

GN.12:.3
– “por meio de você todas as nações serão abençoadas” esta era a razão pela qual Deus abençoou Abraão, Deus podia contar com Abraão para abençoar as outras pessoas.
Pergunte para você mesmo:

“Quem Deus vai colocar na minha vida hoje para que eu seja uma bênção?”

Servir, perdoar, dar, orar, abraçar.

Aprendendo com Isaque

5 – A TER RESPEITO PELOS PAIS

GN 26:12 Isaque semeou naquela terra, e no mesmo ano colheu o cęntuplo; e o Senhor o abençoou.

A Bênção de Abraão passa para Isaque, Isaque mesmo vivendo numa época de crise e de fome, prospera.. Isaque plantou no meio da seca e cresceu a 100 por 1 porque Deus o abençoou, porquê ? porque Isaque honrava seus pais.

Gênesis 26:18 E Isaque tornou a cavar os poços que se haviam cavado nos dias de Abraăo seu pai, pois os filisteus os haviam entulhado depois da morte de Abraăo; e deu-lhes os nomes que seu pai lhes dera.
Fale bem de seus pais, honre seus
pais.

PV 22:28 Năo removas os limites antigos que teus pais fixaram.

Efésios 6:2,3 Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra.

Aprendendo com Jacó
6 – A VALORIZAR AS EXPERIÊNCIAS QUE VOCÊ TEVE COM DEUS

GN 30:27 Labão lhe respondeu: Se tenho achado graça aos teus olhos, fica comigo; pois tenho percebido que o Senhor me abençoou por amor de ti.

Jacó trabalhou para Labão por 14 anos e houve prosperidade na casa de Labão, ele sabia que era por causa de Jacó, que o que Jacó fazia dava certo.

GN 28:12 Então sonhou: estava posta sobre a terra uma escada, cujo topo chegava ao céu; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela; V13 por cima dela estava o Senhor, que disse: Eu sou o Senhor, o Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque; esta terra em que estás deitado, eu a darei a ti e ŕ tua descendęncia; V14 e a tua descendęncia será como o pó da terra; dilatar-te-ás para o ocidente, para o oriente, para o norte e para o sul; por meio de ti e da tua descendęncia serăo benditas todas as famílias da terra. V15 Eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra; pois năo te deixarei até que haja cumprido aquilo de que te tenho falado. V16 Ao acordar Jacó do seu sono, disse: Realmente o Senhor está neste lugar; e eu não o sabia.

Jacó tem uma experiência com Deus, tem um sonho e Jacó reconheceu que Deus falou com ele e que ele tinha descendência.

Passando por cima da inveja - parte 5



4. Enfrentando o gigante chamado ciúme
Presbítero Heverton Agnelli

Chega a hora em que devemos nos posicionar e enfrentar o gigante. A estratégia pode ser dolorosa: precisamos renunciar nosso ciúme, pois trata-se de pecado.

Por favor, não trate o ciúme como um defeito de personalidade. Evite considerá-lo um traços genético que você não escolheu. Não atribua o ciúme ao meio social nem à educação. A Bíblia nunca sita esses fatores quando fala de ciúme. As Escrituras tratam do ciúme, sim, como desobediência pecaminosa. Gálatas 5.20 o inclui numa lista juntamente com “ódio, discórdia, ira, egoísmo”. É uma gangue perigosa, e o ciúme pode provocar qualquer um dos outros quatro pecados aqui mencionados. Paulo incluiu a inveja como sinal de “mente degradada”, quando descreve os que estão “cheios de inveja, homicídio, rivalidades, enganos e malícia”(Rm 1.29).
Novamente uma lista desagradável que a inveja pode desencadear.

Fica claro na Bíblia que devemos encarar o pecado do ciúme com seriedade fatal. Pedro diz que devemos nos despojar dele e abandoná-lo – fugir dele rapidamente (1ºPe 2.1). Tiago diz que onde há inveja e ambição egoísta, ai há confusão e toda espécie de coisas ruins (Tg 3.16). Paulo escreveu aos romanos sobre a inveja: “Comportemo-nos com decência, como quem age à luz do dia, não em orgias e bebedeiras, não em imoralidade sexual e depravação, não em desavença e inveja”(Rm 13.13). De acordo com Mateus, foi a inveja que levou Jesus à cruz: “Porque sabiam que o haviam entregado por inveja” (Mt 27.18). A inveja é a arma preferida de Satanás, a arma infalível que ele tem usado por gerações.

Ciúme e inveja, de acordo com os versículos que vimos, estão ao lado da orgia, da bebedeira, da lascívia, do homicídio e da malignidade. Não temos condições de mandá-los embora simplesmente como defeitos de personalidade. Precisamos tomar atitudes.

Para refletir:
Será que você ainda enxerga o ciúme como algo bom?

Palavra do Poderoso Deus:
Mt 5.8 “Bem aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus”.

Passando por cima da inveja - parte 4



3. As características do ciúme
Presbítero Heverton Agnelli

1º) O CIÚME DESTRÓI OS OUTROS:
Já vimos exemplos disso, começando pelo assassinato de Abel. As pessoas perdem a vida por causa do ressentimento de outras. Outros perdem o emprego e a reputação. Vidas são destruídas pelo ciúme e pela inveja, que são venenosos a ponto de conseguir nos levar ao impensável e ao irracional. Observe o ressentimento de Adolf Hitler, que o levou de soldado obscuro a ditador alemão, e verá quanto essa força com a qual estamos lidando é irracional e demoníaca.
A alguns anos atrás, a mãe de uma líder de torcida, na cidade do Texas, Estados Unidos passou do limite. Essa história saiu em várias manchetes de jornais. Duas adolescentes estavam disputando quem seria a líder de torcida, a mãe de uma delas matou a rival da filha. Nós nos perguntamos como uma coisa dessas pode acontecer, mas a inveja não tem lógica – apenas acontece. Basta dar espaço para ela e verá como uma pessoa é dominada pelo maligno.

2º) O CIÚME NOS DESTRÓI:
Eis a maior vítima da inveja: o invejoso. Caim destruiu Abel, e também destruiu a si mesmo com isso. O ciúme de Jacó o sentenciou a anos de peregrinação e de dificuldades. José se estabeleceu no Egito, mas seus irmãos sofreram sob o terrível fardo da culpa durante anos. Saul perseguiu Davi, mas a única pessoa que destruiu foi ele próprio. Os que laçaram Daniel na cova dos leões. Depois de Daniel sair sem nenhum arranhão sequer, os ciumentos foram lançados e devorados instantaneamente. O ciúme acaba devorando todos que cedem a ele. A inveja é uma arma que quem a usa para atirar nos outros acaba ferindo a si mesmo. O ciúme anda em círculos e sempre parece voltar para o ciumento.

Para refletir:
Você conhece alguém ou algum lar que foi ou está sendo destruído pela inveja? ORE POR ELE!

Palavra do Poderoso Deus:
Deus tem uma porção especial de bênçãos para cada um de nós. Planos diferentes, ministérios diferentes e ações diferentes, porém todos vindas do próprio Deus. Não temos do que invejar, pois Deus tem presentes para todos. (Jr 29.11)

Passando por cima da inveja - parte 3



2. O ciúme anda em círculos
Presbítero Heverton Agnelli

O ciúme anda em círculos de proprietários: (Gn 26.13,14)
O primeiro lugar onde encontramos o ciúme é no círculo daqueles que baseiam a vida no materialismo. Os que construíram seu mundo no reino do materialismo são alvos fáceis da inveja e do ciúme.

O ciúme anda em círculos de poder: (Nm 16.3)
Você conhece a história de Coré? Um homem que invejava a posição e autoridade que Moisés ocupava. Coré liderou uma facção rebelde contra Moisés. Em Sl 106.16, lemos que eles “no acampamento tiveram inveja de Moisés”. A dupla, chamada ciúme e inveja destruiu muitos reis no A.T.

O ciúme anda nos círculos de desempenho:
Este é um dos mais perigosos círculos de inveja. Estude a saga de Saul e Davi e perceberá como isso funciona. Saul inveja o bom desempenho de Davi em tudo que se prontificava a fazer. Não é assim hoje também? Talvez você inveje alguém na igreja, só porque ela se destaca mais. Talvez as pessoas invejem você pelo seu bom desempenho. Cuidado! A inveja se infiltra pelos corredores e bancos das mais consagradas congregações. Tenta dilacerar o corpo de Cristo. O único antídoto são as farpas de amor e de graça.

O ciúme anda em círculos profissionais: (Fp 1.15,16)
Paulo nos fala que ele sofreu inveja no círculo profissional. Quando ele estava preso, falsos pregadores surgiram, a fim de prejudicar seu ministério nas igrejas por onde passou. Será que ninguém ti inveja no trabalho? Talvez seu salário, posição ou até o fato de ter uma sala só pra você seja motivos de causar inveja as pessoas. Vigie e ore, repreenda a presença da inveja.

O ciúme ande nos círculos pessoais: (Gn 4)
Deixamos o círculo mais comum por ultimo. Esse é o que a Bíblia trata com mais freqüência.
Antes de qualquer instituição o ciúme começa em casa. Pois o alvo que Satanás quer destruir é a família. Temos Caim e Abel; Esaú e Jacó; temos a história do filho pródigo e,em muitas outra passagens.

O ciúme, portanto, anda em círculos. Quer seja no círculo familiar, nos relacionamentos, nos negócios, estamos sujeitos a encontrar com ele. O ciúme invade todos os caminhos da vida. Precisamos estar vigilantes e cuidar de cada círculo que habitamos.

Para refletir:
Você está envolvido em algum círculo de ciúme?

Palavra do Poderoso Deus:
Cuidado com os espinhos do ciúme, ele são venenosos e levam a morte.

Passando por cima da inveja - parte 2



1. Não é fácil ser roxo
Presbítero Heverton Agnelli


Pinte esse gigante de roxo – roxo, a cor da inveja. Quando você compra um carro novo, seu amigo talvez sorria e diga: “Estou roxo de inveja”. O verdadeiro sentido de estar roxo é ferver por dentro. Muitas vezes sorrimos por fora, porém a inveja verdadeira esquenta o caldeirão dentro de nós.

Paulo se dirige aos imaturos cristãos de Corinto acerca desse problema: (1ºCo 3.3). A igreja havia se dividido em duas facções – os que apoiavam Paulo e os que apoiavam Apolo. A igreja não conseguia fazer nada produtivo, e Paulo precisou intervir e repreende-los.

As palavras inveja e ciúme aparentemente se parecem muito quando a lemos nas Escrituras, porém existe uma significativa diferente entre elas.

A inveja aparenta benigna e sutil. É o comportamento típico do “eu- não- tenho”, a pessoa que se ressente de todos que têm. É silenciosa e sinistra, pronta para se regozijar com o infortúnio dos outros.

O ciúme, entretanto, refere-se a possuir algo e viver com medo de perder isso. Está sempre a procura de um novo rival. Longe de ser benigno e sutil, o ciúme é grosseiro e cruel.

A Bíblia manda que nos alegremos com os que se alegram e choremos com os que choram. Mas o individuo consumido pela inveja faz exatamente o oposto: alegra-se com o sofrimento dos outros e sofre quando estão todos dançando de alegria. Desse ponto de vista, a inveja é o mais solitário dos vícios. Ela nos isola porque todos se transformam em inimigos em potencial.

Em (Pv 14.30), lemos: “O coração em paz dá vida ao corpo, mas a inveja apodrece os ossos’. A inveja é uma forma de apodrecimento, ela se penetra na alma, vai destruindo a inocência, a confiança e a virtude. O coração em paz, ao contrário, é “vida para o corpo”. Sem inveja, você será saudável e feliz.

Para refletir:
Não precisa falar pra mim, mas pense, você sente inveja de alguém?

Palavra do Poderoso Deus:
Pv 23.17 “Não tenha em seu coração inveja dos pecadores; antes, no temor do Senhor perseverarás todo dia”.

Passando por cima da inveja - parte 1


Presbítero Heverton Agnell

Os gregos antigos contavam uma história de um atleta veloz que chegou em segundo lugar. Ele estava na linha de chegada, cansado e ofegante enquanto a multidão aplaudia – não a ele, mas o vencedor.

O segundo colocado teve de permanecer ali enquanto traziam a coroa de vencedor e os demais prêmios. Precisou ficar no local com os outros perdedores enquanto se faziam discursos em homenagem ao vencedor. E teve de voltar para casa ouvindo o nome do vencedor, da boca de todos que encontrava.

O vitorioso teve uma grande estátua erguida em sua homenagem no centro das cidade. O segundo colocado tinha de vê-la todos os dias e começou a se achar um perdedor. A inveja e o ciúme começaram a tomar conta de sua alma até que ele não conseguia mais fazer nada no seu dia-dia. Por que ele não havia ganhado? Por que ele não dera aquelas duas ou três passadas que separavam o campeão do bobalhão? Toda noite, quando o sono lhe fugia, ele ia até a estátua do vitorioso. Ali ele talhava mais umas lascas de pedra do alicerce da estátua. A cada noite, a grande escultura de mármore ficava mais fraca.

Uma noite, porém, ele conseguiu mais do que imaginava. Talhou uma lasca, e a imponente imagem do atleta rachou ruidosamente e caiu para frente. O grande campeão de mármore caiu sobre o homenzinho com a talhadeira, ele morreu na hora, esmagado pela estátua. Esmagado pela imagem do homem que desprezava. Alguns diriam que o homem com a talhadeira não morreu naquele instante, mais vinha morrendo aos poucos. Foi o peso da inveja que em última instância o destruiu, dia após dia, pensamento após pensamento. A inveja transformou a alma de um orgulhoso campeão num entalhador barato, algum que escavava a boa sorte do outro. ESSE
É O VENENO MORTAL QUE CONHECEMOS COMO INVEJA.

A inveja cega, consome e mata. (Mt 27.18) Jesus sofreu o ataque de seu veneno e sobreviveu, você também pode.

Para refletir:
Você já teve esse sentimento de inveja em seu coração? Ainda existe?

Palavra do Poderoso Deus:
Foi a inveja que entrou no coração de Satanás e o fez querer desejar o trono de Deus. Um gigante tão forte capaz de derrubar um anjo merece nossa atenção. Não deixe ele entrar em seu coração, feche as portas para ele (Pv 28.22)

Encarando o fracasso - parte 3



2. Combatendo o gigante chamado fracasso
Presbítero Heverton Agnelli

Já vimos que o fracasso é inevitável no mundo real e que temos razões para fracassar, então como vencer esse gigante?

1º) Reconheça o fracasso: Temos que ser firmes e reconhecer. Reconhecer que as vezes estragamos tudo. Reconhecer que tomamos decisões erradas. Reconhecer que agimos muitas vezes por impulso e fracassamos. Ser tolerante com você mesmo ou passar a culpa adiante demonstra desrespeito a sua identidade espiritual e a seu potencial divino. Assuma seu fracasso e aceita a responsabilidade.Viver uma mentira não resolve, crentes sábios lidam honestamente com seus problemas.

2º) Aceite o perdão de Deus: (Sl 103.10) Deus não nos trata segundo os nossos fracassos, mas à luz de sua graça. Confessar e se arrepender é nosso papel. A vontade de Deus é perdoar.

3º) Aplique as lições do fracasso para o êxito: O grande fator remidor do fracasso é este: temos a oportunidade de aprender o que não aprenderíamos de outro jeito. A frustração pode ser uma porta para uma nova mentalidade e novas oportunidades. “É muito provável que Deus se uma á uma pessoa que ainda não sofreu profundamente”.

4º) Aceite o fracasso como um fato da vida, não um modo de vida: O fracasso é algo que realizamos, não aquilo que nos transformamos. Nunca deixe ninguém chamá-lo de fracassado e nem de perdedor.

5º)Levante-se do fracasso e recomece: Podemos passar anos remoendo a frustração de um negocio, de um casamento ou um sonho, mas a única atitude sábia é apresentá-la diante de Deus, reconhecê-lo, depois erguer-se e prosseguir como um ser humano mais forte e mais sábio.

6º) Evite julgar o fracasso alheio: Devemos tomar cuidado com a maneira de lhe dar com o fracasso doa outros. Não rotule as pessoas. (Lc 7.44-47) As aparências enganam.

Para refletir:
Você está disposto a vencer o fracasso agora?

Palavra do Poderoso:
O homem vê o exterior, porém o Senhor vê o interior do homem e sabe do seu potencial para vencer. Creia nisso! Os vencedores não são os que nunca tropeçam, mas os que conseguem levantar todas as vezes que caem.

Encarando o fracasso - parte 2


1. Enfrentando o gigante chamado fracasso
Presbítero Heverton Agnelli

O fracasso é garantido: não se esqueça disso. Espere, mais cedo ou mais tarde, ele virá. Isso não é um ataque de pessimismo, mas sim uma dose saudável de realidade. Escrevendo aos coríntios, Paulo abordou o problema do fracasso dessa forma : (2ºCo 4.7). Que tesouro é esse? O Evangelho, claro. Deus nos deu o maior presente imaginável e o confiou à fragilidade e falibilidade dos homens. Foram encontrados manuscritos da Palavra de Deus em vasos de barro: jarros de barro guardados em uma caverna. O vaso se quebrará e até a caverna se desfará, mas a Palavra do Poderoso Deus permanece para sempre. Tudo nesse mundo está condenado ao fracasso, até os mares e as montanhas um dia acabarão. Mas Deus nos confiou seu Espírito e a Verdade de sua Palavra. A luz de Deus brilha forte em nossa escuridão e a força Dele se destaca ainda mais diante de nossa fraqueza. (2ºCo 4.8-10).

Sim, somos pressionados por todos os lados. Ameaçados pelo fracasso, pelo nocaute. Eé isso que significa ser humanos. Como lemos em (Tg 3.2) “Todos tropeçamos de muitas maneiras”.

Deus não fica surpreso com nosso fracasso. (Sl 103.13-14). Ele conhece nossa estrutura e prevê nosso fracasso. A Bíblia diz que não temos um sumo sacerdote que não possa se compadecer de nossas fraquezas – ELE entende (Hb 4.15,16). Paulo nos dá quatro razões para o fracasso (2ºCo 4.17-18):

1º) Fracassamos agora para ter êxito depois. “A aflição atual significa a glória futura”.

2º) Fracassamos no que é secundário para ter sucesso no que é importante. “Sofrimentos leves e momentâneos” e “uma glória eterna”.

3º) Fracassamos no temporário para ter êxito no eterno. “Tudo é transitório”.

4º) Fracassamos na aparência para ter êxito no interior. “Nós nos preocupamos tanto com a aparência e Deus se preocupa tão pouco com elas”.

Por isso, Paulo vai dizer para que não desanimemos. A vida é infelicidade total para aqueles que desanimam. Lembre-se que a visão do topo pode nos corromper; mas a visão do fracasso nos traz sabedoria.

Para refletir:
Você já resolveu tirar lições de crescimento de cada situação que fracassou?

Palavra do Poderoso Deus:
“Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia” (2ºCo 4.16).

A graça de Deus - Pr. José Luiz


TEXTO: II COR. 12:1-10

Paulo fala sobre as feridas e dos espinhos que nos machucam, sobre o espinho na carne que ele tinha, espinho esse que não foi revelado qual era.

V. 2 - Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo năo sei, se fora do corpo năo sei; Deus o sabe) foi arrebatado até o terceiro céu. Três céus:

  1. Onde estão as nuvens

  2. Onde estão as estrelas

  3. Onde está o trono de Deus


6 lições:

1 – NÃO EXISTE SERES HUMANOS QUE SÃO MELHORES DO QUE OS OUTROS
Somos todos iguais
V.3 Sim, conheço o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, năo sei: Deus o sabe),
V. 4 que foi arrebatado ao paraíso, e ouviu palavras inefáveis, as quais năo é lícito ao homem referir. V.:5 Desse tal me gloriarei, mas de mim mesmo năo me gloriarei, senăo nas minhas fraquezas. V.6 Pois, se quiser gloriar-me, năo serei insensato, porque direi a verdade;
Essa experiência que Paulo teve, ele não contou porque ele não queria gerar nas pessoas uma expectativa de que ele era melhor do que os outros

V.7 - E, para que me năo exaltasse demais pela excelęncia das revelaçőes, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de que eu năo me exalte demais; É como Satanás dizesse; Baixa a bola porque você também não tem moral para falar mal dos outros.
Quem não tem podres na vida?
Imagine o caos se cada um de nós pudesse ouvir o pensamento do outro?
Pensamentos que fogem do nosso controle. Deus só atua nas pessoas humildes.

2 – PARA SER FELIZ EU NÃO PRECISO SER LIBERTO DOS ESPINHOS E SIM EU PRECISO DA GRAÇA DE DEUS NA MINHA VIDA.

V.8
“acerca do qual três vezes roguei ao Senhor que o afastasse de mim;” E Paulo orou para que Deus o libertasse, mas em vez de Deus o libertar, dize no versículo 9 “a minha graça te basta e essa fraqueza você terá que viver com ela pelo resto da sua vida, mas para
compensar Eu vou aumentar a porção da graça na sua vida”
Quando Deus nos abençoa, ele também nos mostra de alguma maneira, dolorosa ou não, que somos dependentes dele, que tudo o que fazemos nada mais é do que ele nos usando.

3 – A GRAÇA DE DEUS É O SUFICIENTE
V. 9 “e ele me disse: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Por isso, de boa vontade antes me gloriarei nas minhas fraquezas, a fim de que repouse sobre mim o poder de Cristo.”
A graça de Deus se faz presente – ela nos envolve, nos aquece, nos protege, nos guarda, não nos sufoca pela intranqüilidade do mundo externo.
O que será que é melhor então? Passar pela vida com a graça de Deus ou não ter problemas algum e viver sem a graça?
É impossível viver sem a graça de Deus, Ele não tirou a dificuldade de Paulo, mas Deus o abraçou com a graça.

4 – QUE O NOSSO PROBLEMA NÃO É A DOR
V. 10 –Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguiçőes, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco, entăo é que sou forte”. Deus não tirou a dor de Paulo.
Como é que alguém pode sentir prazer com dor?
Resposta: Mergulhando no rio da graça de Deus
Se a graça de Deus é o suficiente, então temos que mergulhar nessa graça.

5 – NÃO PRECISAMOS MAIS ESPERAR QUE TODOS OS PROBLEMAS SEJAM RESOLVIDOS PARA SERMOS FELIZES.
V. 9,10Não espere acabar a dor para ser feliz, Paulo se alegra com a graça de Deus
Não tenha medo da sua fraqueza porque é na fraqueza que a glória de Deus se manifesta
Se Paulo foi usado por Deus mesmo com esse espinho na carne, então, nós também podemos ser usados por Deus e ser feliz mesmo com os nossos espinhos.

6 – DEVEMOS DESCANÇAR NA GRAÇA DE DEUS
(Salmo 91:1,2) O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente, diz ao Senhor: Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio.
Sombra – Quer dizer que Ele está lá
Quem é vencido pelo medo não está descansando na Graça de Deus, tem muita gente deixando de viver por causa do medo.
O nosso problema é em não acreditar no poder da Graça de Deus.

11ª Semana: Orem por estas pessoas



Grupo Alfa

Líderes: Fátima e Ivani

Ester
Guilherme
Gustavo
João Pedro
Manoel
Larissa
Henrique
Amandinha